Uma boa gestão de vendas é capaz de qualificar os processos comerciais, aumentar a força de vendas e melhorar os resultados atingidos.
A gestão de vendas não inclui somente ‘vendas’ em si, mas a parte de distribuição, precificação, pesquisa e marketing, por exemplo.
Para isso, além de fazer um site de vendas, é preciso que você tenha uma estrutura comercial sólida que abranja todas as etapas de compra do cliente e utilize da tecnologia para potencializar a gestão comercial do seu negócio
Neste artigo vamos dar 8 dicas importantes de como organizar suas vendas online e utilizar seu site online para esse propósito. Olha só!
Como fazer a gestão das vendas online?
Algumas ações são essenciais para organizar o seu processo comercial e obter resultados mais lucrativos em seu e-commerce.
Dentre elas podemos citar:
- Definição de indicadores: é preciso definir os fatores de importância que você vai analisar ao colher e analisar os dados;
- Gestão de recursos, estoque e logística: e isso envolve desde a gestão de produtos no estoque como a gestão de recursos para a equipe e toda a estrutura necessária para fazer seu negócio andar;
- Obter relatórios e acompanhar os dados comerciais: quanto mais informações estratégicas você tiver, mais você conseguirá definir estratégias assertivas para o seu negócio;
- Gestão de marketing: e isso inclui campanhas, anúncios, marketing de conteúdo, etc;
- Fazer um site intuitivo, seguro e que ofereça uma experiência inesquecível para os seus clientes.
Utilizando a tecnologia para melhorar sua gestão de vendas
Na era da “transformação digital” em que vivemos é possível integrar quase todas as atividades do negócio à tecnologia, e com as vendas não seria diferente.
Você pode optar por um software CRM para acompanhar seu negócio ou fazer um site de vendas através de uma plataforma de loja virtual pronta.
A plataforma de loja virtual já integra ao seu site várias funções de um CRM de forma mais prática e facilitada. Você consegue fazer o controle de estoque, obter relatórios com gráficos de desempenho e muito mais através dela.
Para ajudar a escolher a melhor opção para o seu negócio, separamos aqui 8 dicas do que o seu site precisa ter para contribuir para a gestão completa de vendas online. Olha só!
Dica 1: Invista no layout e otimização da sua loja virtual
Nada melhor que o ditado “A primeira impressão é a que fica” para definir esta dica.
A forma como os produtos são exibidos e a navegação do site conta muito na decisão de compra do cliente.
É importante salientar que os clientes não permanecem muito tempo em páginas que demoram para carregar ou estão com muita poluição visual/mal elaboradas.
Pensando nisso, ao fazer um site de vendas, capriche no layout e estruture um site otimizado, rápido e responsivo para dispositivos móveis.
Dica 2: Gestão de marketing
É preciso que você consiga visualizar dados de marketing importantes do seu negócio: quantas pessoas clicaram no seu site? Quantas clicaram nos banners? Quantas colocam produtos no carrinho?
É essencial que você conte com os seguintes recursos para o seu site, que serão muito eficientes na gestão de marketing do seu e-commerce:
- Ferramenta de abandono de carrinho;
- Estatísticas completas de acesso;
- Pageviews ilimitados;
- Gestão de banners;
- Contas de e-mail personalizadas;
- Gráficos de desempenho;
- Cupons de desconto e promoções de frete.
Dentre outras que você pode analisar especificamente para o seu negócio ao escolher o seu CRM ou plataforma de loja virtual.
Dica 3: Gestão de dados comerciais e logística
Você precisa, também, ter dados importantes sobre os processos comerciais e logística do seu e-commerce para auxiliar na gestão estratégica.
É importante que, com o seu site, você consiga:
- Obter relatórios de vendas;
- Controle de estoque automatizado;
- Controle de envio de mercadorias;
- Cadastro de produtos em massa;
- Cálculo de frete automatizado.
Dica 4: Pagamento facilitado
Você sabia que pelo menos 70% dos brasileiros já desistiram de uma compra online por não ter o pagamento desejado na hora da compra?
Ao fazer um site de vendas, além de oferecer mais de uma forma de pagamento, é necessário, para uma boa gestão de vendas, contar com uma plataforma que ofereça todos os meios de pagamento integrados.
Além disso, é essencial, também, que o site ofereça toda a segurança de dados necessária tanto para o cliente como para o empreendedor.
Dica 5: Outros recursos que podem ser explorados
Para fazer um site de vendas que tenha sucesso e um ótimo número de vendas, é preciso que você conte com uma plataforma robusta e com muitas funcionalidades.
Além das funcionalidades que citamos neste artigo, outras também são importantes, como ferramentas de relacionamento – SAC ou chat online -, envio de lembretes de produtos no carrinho para os clientes, dentre outros.
Claro, é preciso também que a plataforma seja customizável e permita o acréscimo de outros recursos. Isso porque, caso a loja em operação precise de uma outra funcionalidade, a nova ferramenta poderá ser integrada.
Que tal ter todas essas funcionalidades em um só lugar e fazer um site de vendas completo e pronto para o sucesso?
Este conteúdo foi produzido pela Construsite Brasil , onde você cria sua loja virtual com todos os recursos de operação que você precisa para uma gestão de vendas completa.
Você conta com várias opções de layouts funcionais e responsivos, com as principais formas de pagamento integradas e suporte técnico ilimitado para te ajudar com qualquer dúvida.
Sua loja virtual fica pronta em até 7 dias úteis e fica aberta 24/7 no ambiente virtual.