No marketing digital, existe uma infinidade de possibilidades para colocar as suas metas em prática e alcançar os seus objetivos. Entre elas estão: estratégias orgânicas e pagas.
Para alcançar resultados a curto prazo, estratégias pagas são uma ótima opção. Elas referem-se ao tráfego pago que podem ser gerados através de campanhas de anúncios e publicidade paga.
Os serviços de uma agência de Google Ads, por exemplo, podem ajudar muito nesse processo. Isso porque, o Google Ads é a maior plataforma de publicidade do maior buscador do mundo: o Google.
A partir dele, os seus anúncios são exibidos nos resultados de busca, sites parceiros, YouTube, aplicativos e muitos outros. Conheça neste artigo os principais tipos de campanhas no Google Ads para aplicar na sua empresa e fazer o seu negócio crescer muito mais rápido.
Neste artigo você vai aprender sobre:
- Campanhas na Rede de Pesquisa
- Campanhas na Rede Display
- Campanhas no YouTube
- Campanhas para Aplicativo
- Campanhas de Remarketing
- Comece a criar as suas próprias campanhas
1. Campanhas na Rede de Pesquisa
Os anúncios na rede de pesquisa são, sem dúvida, a forma mais utilizada para anunciar no Google. Eles podem ser encontrados no topo e no rodapé da página de resultados, e se assemelham com os resultados orgânicos. A diferença é que eles podem ser identificados com o nome “anúncio”. Vale lembrar que você só paga pelos seus anúncios quando as pessoas clicarem neles.
Com as campanhas na rede de pesquisa, o seu anúncio será exibido para as pessoas certas e no momento certo. Isso porque, quando alguém pesquisar pelos termos e palavras-chave relacionadas a sua campanha, ela aparecerá para o pesquisador.
Os anúncios na rede de pesquisa são compostos unicamente por textos e são excelentes opções para aumentar as vendas, os leads ou o tráfego do seu site.
2. Campanhas na Rede Display
Com esse tipo de campanha no Google Ads, você pode expandir o seu alcance e atingir um público-alvo além da rede de pesquisa, já que os anúncios da rede display podem ser exibidos em sites parceiros, aplicativos e em propriedades do Google como, por exemplo, o YouTube.
A segmentação dos canais e dos sites que você deseja que seu anúncio apareça pode ser configurada por você na própria plataforma. As campanhas na rede display são, normalmente, usadas para ações de branding, o que aumenta e fortalece a visibilidade da marca.
Além disso, também são eficientes para campanhas de remarketing, exibindo ofertas exclusivas para pessoas que já viram ou acessaram o seu site em algum momento. Para trabalhar com as campanhas na rede de display, não basta só usar elementos textuais, é preciso também focar no visual do anúncio.
3. Campanhas no YouTube
Você, com certeza, já viu um anúncio ou até mesmo foi impactado por um quando estava assistindo algum vídeo no YouTube. Apesar das campanhas de vídeos pertencerem à rede display, os anúncios do YouTube merecem destaque.
Afinal de contas, ele é o segundo maior buscador da internet, ficando atrás apenas do Google. Vale a pena anunciar no YouTube, assim como investir em SEO para YouTube é muito promissor, já que existem muitas pessoas que acessam esse canal para assistir vídeos.
4. Campanhas para Aplicativo
Se você tem um negócio que possui aplicativo e deseja encontrar novos usuários e usuárias, e aumentar as vendas através dele, as campanhas para aplicativos são excepcionais.
Criando anúncios para esse tipo de campanha no Google Ads, o seu aplicativo será divulgado na rede de pesquisa, Google Play, YouTube, Discovery e em mais de três milhões de sites e aplicativos.
Fazendo anúncios para aplicativos, você promove o seu app, o torna mais conhecido e, consequentemente, gera mais downloads.
5. Campanhas de Remarketing
As campanhas de remarketing consistem em fazer marketing de novo. Em outras palavras, esse tipo de campanha faz com que o seu anúncio apareça para pessoas que já estiveram interessadas pelos seus produtos ou serviços.
Através do remarketing, é possível segmentar os seus anúncios para eles atingirem apenas pessoas que tiveram contato com a sua marca, produto e serviço ou realizaram alguma ação dentro do seu site.
No caso dos e-commerces, esse tipo de anúncio aparece para pessoas que adicionaram um produto no carrinho e não finalizaram a compra.
Comece a criar as suas próprias campanhas
Agora que você já conhece os 5 principais tipos de campanhas no Google Ads, pode analisar e identificar qual a melhor opção para a sua empresa. Se você ainda não possui uma conta no Google Ads, crie uma para começar a criar as suas campanhas.
Não esqueça de acompanhar e mensurar os resultados dos seus anúncios. Esse processo é muito importante para saber quais anúncios estão dando certo e os que precisam ser otimizados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da agência de marketing digital Tupiniquim, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.