7 passos para fazer campanhas digitais

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Muitas empresas em algum momento já pensaram em desenvolver uma campanha digital. Entretanto, a primeira dúvida vem à cabeça: quais passos seguir para ter uma peça publicitária de grande sucesso? 

Pensando nisso, para ajudar a sua empresa na hora de criar uma ação digital, explicaremos neste artigo o passo a passo de como colocar no papel as suas ideias e como construir um planejamento com relação em análises de dados que sejam confiáveis. Tudo isso para garantir que a sua campanha alcance as melhores performances. Abaixo, confira como ser mais assertivo na sua campanha!

Diagnóstico: estude a situação da organização

O primeiro passo é estudar com muita atenção e construir um planejamento de campanha, que significa realizar uma análise geral da situação da empresa por meio de um diagnóstico. Nele, será necessário incluir informações tanto sobre a empresa quanto sobre o mercado em que a mesma se encontra. 

Por isso, é de extrema importância classificar alguns pontos sobre o seu negócio, desde os fatores internos até os externos. Para ficar mais claro, abaixo, confira uma lista com alguns exemplos que precisam ser levados em consideração:

  • Dados sobre o volume de vendas;
  • Receita;
  • Lucro;
  • Market share;
  • Satisfação dos clientes;
  • Desempenhos dos colaboradores;
  • Processos internos;
  • Fluxos de atividades;
  • Posicionamento da marca e dos concorrentes;
  • Entre outros.

Determine uma meta da campanha

Essa parte pode parecer um pouco complicada para algumas pessoas na hora de fazer a campanha digital, mas é importante pensar em alguns pontos ou até mesmo para responder às suas principais dúvidas. Por isso, é preciso pensar: “Qual é a motivação da sua campanha digital?

Ao selecionar suas finalidades, elas serão responsáveis por dar um direcionamento aos KPIs (Key Performance Indicator) da campanha. Abaixo, confira alguns exemplos de objetivos que vão mudar a sua maneira de pensar ao desenvolver a meta da campanha:

  • Lançamento de algum produto ou serviço oferecido;
  • Reforço da imagem institucional da organização;
  • Reposicionamento de marca;
  • Lançamento para novos mercados e segmentos;
  • Aumento de público-alvo.

Determine os KPIs 

Nesse terceiro passo, os objetivos anteriores precisam ser específicos, mensuráveis, atingíveis, pertinentes e com prazos pré-definidos. Por exemplo, alavancar as vendas em 15% do serviço X no próximo semestre. Por isso, não pule essa parte na hora de realizar o seu planejamento.

Decida o público-alvo

A primeira pergunta que você precisa fazer é: “Para quem o conteúdo desenvolvido da campanha será direcionado?”. Por isso, chegando nessa etapa, é de extrema importância saber com quem a sua marca vai conversar, ou melhor, se comunicar. Afinal, se essa parte não estiver definida, a sua comunicação não será entregue às pessoas e, consequentemente, não atingirá os objetivos listados anteriormente. 

Desenvolva o conceito 

Com o público-alvo já definido, é necessário reunir-se com uma equipe de planejamento e de criação para definirem os processos pontuais do conceito. Além disso, é realizada a primeira versão preliminar da peça inicial, podendo ser um anúncio, por exemplo. 

O próximo passo consiste em testar essa primeira peça. Ou seja, tudo isso por meio de uma pesquisa para garantir a sua eficácia aos objetivos iniciais da campanha. Por isso, com a equipe criativa, colete o máximo de informações para ter a certeza de que a sua campanha será desenvolvida da melhor forma possível, com o intuito de impactar todo o público.

Faça um pré-teste

Com o objetivo de antecipar as possíveis reações do público ao conteúdo desenvolvido, é necessário realizar algumas pesquisas de mercado. Por que fazer isso? Dessa forma, é evitado que seja investido dinheiro e tempo em uma ideia que lá na frente não gerará nenhum impacto.

Ao ter o resultado do pré-teste, é possível realizar ajustes mais detalhados, acertando na abordagem da campanha. Afinal, o objetivo é que a sua ação digital seja de grande sucesso, evitando falhas. 

Plano de ação

Para fazer a otimização dos recursos disponíveis, é preciso dar direcionamento a todo processo das atividades realizadas dentro da campanha. Por isso, é fundamental desenvolver um plano de ação completo. Com todas as peças, sites e mapas de veiculação finalizados, é hora de fazer tudo acontecer. Defina as responsabilidades principais e outros cronogramas da sua campanha. 

Agora que você já sabe o que é preciso para dar o pontapé inicial na sua campanha digital, que tal colocar em prática tudo o que foi explicado aqui? Temos certeza que ela será um grande sucesso, é só seguir o passo a passo. 

Artigo escrito por Luiz Fernando Moura, redator da MadeinWeb.

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