Inicialmente, é preciso explicar que a digitalização veio para ficar, hoje as empresas não só estão online como, com a chegada dos smartphones, são acessadas várias vezes ao dia pelos aplicativos de mensagem ou pelas redes sociais. E isso serve tanto para a comunicação com o público externo, como com os próprios funcionários.

Por isso, é possível dizer que a área de gestão de pessoas é uma das que mais sofreu transformações nos últimos anos. Seja porque a pandemia da Covid-19 forçou novos modelos de trabalho como o remoto e o híbrido, seja porque não cabe mais ao RH cuidar apenas do recrutamento e seleção, do departamento pessoal e dos trâmites burocráticos.

Assim, é possível dizer que o RH tem se tornado cada vez mais estratégico e atrelado aos resultados dos negócios. Atualmente, seus principais desafios são para fortalecer a marca empregadora, atrair e reter talentos, além de contribuir para o fortalecimento da cultura corporativa e do senso de pertencimento. 

Nesse sentido, uma cultura de comunicação e uma área de comunicação interna bem estruturada pode elevar a sua indústria a outro patamar. 

Leia esse artigo e saiba como um chatbot para RH otimiza a comunicação interna com tecnologia.

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O que é Chatbot?

Um chatbot é um software que gerencia conversas entre pessoas e computadores. Ele pode funcionar por meio de fluxos de mensagens pré-programadas ou simular conversas como se fosse um humano, caso seja integrado a uma inteligência artificial.

Ademais, de acordo com uma pesquisa de 2023 da Opinion Box, os brasileiros gostam dos bots. Além disso, apontam três pontos positivos: agilidade nas respostas (38%), atendimento a qualquer hora (32%) e conhecimento sobre o usuário (31%), a partir do seu histórico de conversas e dados.

Um Chatbot para RH, quais suas principais funcionalidades?

Um bot de RH de uma indústria pode ser instalado nos principais canais digitais de comunicação interna, tais como WhatsApp, Intranet, rede social interna, e funcionam para os mais diferentes objetivos como:

  • Agilizar processos burocráticos de envio e recebimento de documentos: 2ª via de holerite, envio de fotos e cópias de recibos e comprovantes etc;
  • Responder às principais dúvidas dos funcionários: políticas de uso, regras, horários, benefícios;
  • Realizar campanhas de endomarketing, tanto para a produção delas(coleta de fotos, vídeos e depoimentos), como para o disparo em massa;
  • Comunicar os principais temas do dia: aniversariantes, eventos, acontecimentos de cada unidade;
  • Realizar tarefas repetitivas e burocráticas do recrutamento e seleção: recebimento de documentos, avisos de cada etapa, agendamentos.

Benefícios de utilizar Chatbot para RH na indústria

Vantagem competitiva diante dos concorrentes

Imagina que o seu cliente tenta entrar em contato com o seu concorrente e não recebe resposta pelo WhatsApp dele. Simultaneamente, ele envia mensagem para o número da sua indústria no aplicativo e, imediatamente, o chatbot responde e consegue resolver a dúvida do cliente. De quem você acha que ele vai comprar?

Agilidade nas conversas

É o fim da fila de espera no chat do seu site ou WhatsApp, todos sendo respondidos com rapidez, histórico de conversas e fluidez.

Humanização do atendimento

Quando configurado de forma completa, o chatbot responde de forma que o usuário do outro lado tem dúvidas se é um atendimento robótico ou humano. A ideia é esta mesmo, conversas claras e próximas.

Disponibilidade 24h

Os seus canais de comunicação interna disponíveis, 24h por dia, 7 dias por semana. Ele pode atender do começo ao fim ou fazer a triagem e transferir para um atendimento humano, adiantando o que for possível.

Permita que seu RH seja mais estratégico

Configure o chatbot para realizar as rotinas burocráticas, responder dúvidas repetidas e auxiliar seus colaboradores a encontrarem as informações que precisam. Cadastre um FAQ e permita que o bot trabalhe por você.

Realize pesquisa eNPS

Facilite a realização de pesquisas com seus funcionários e cadastre pesquisa eNPS e demais pesquisas de clima e de satisfação em canais digitais de comunicação interna com a ajuda de um chatbot.

Como criar um Chatbot para RH?

Mas como configurar um chatbot? Esta ferramenta atua de duas formas: com conversas pré-programadas (e mensagens automáticas bem definidas) ou por meio de Inteligência Artificial. 

Dessa forma, quando programado com fluxos de conversas eles seguem interações previamente cadastradas. 

No entanto, quando integrados a uma Inteligência Artificial, o bot se aperfeiçoa a partir das trocas de mensagens anteriores. Tanto por um, como por outro, o chatbot consegue orientar o cliente de maneira precisa através de conversas fluidas, assertivas e rápidas. 

E, o melhor, um chatbot para RH integra-se ao WhatsApp, WebChat da intranet, rede social interna ou qualquer outro sistema que tenha API. Para isso, conte com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way.

Esperamos ajudar com este artigo, não esqueça de comentar e compartilhar. Até a próxima!