Você lançou um negócio de sucesso pela força de sua própria vontade. E se você não tiver o capital financeiro para financiar um impulso de marketing e uma expansão operacional? Sem desculpas! Aqui estão algumas maneiras de fazê-lo sem nenhum dinheiro.
Personifique sua marca
A lenda do branding Walter Landor disse: “Os produtos são feitos em uma fábrica, mas as marcas são criadas na mente”. Fábricas custam dinheiro. Você já tem sua mente, então coloque-a para trabalhar.
Descubra qual é a essência personificada da sua marca. Se sua marca fosse uma pessoa, quem seria essa pessoa? Os clientes não formam relacionamentos leais com tijolo e argamassa. Eles se formam com as pessoas. Sua marca deve se apresentar como uma pessoa. Responda às seguintes perguntas tendo em mente a marca como pessoa:
- Qual é o tipo de personalidade da sua marca?
- Como sua marca age em um dia típico?
- Como sua marca se relaciona com seus clientes?
Não deixe para criar sua marca profissional só depois de ter contratado clientes. Isso é um erro. Ter uma ótima ideia da sua marca, é muito diferente de colocá-la no papel, então defina a personalidade da sua marca, antes de fazer qualquer outra coisa.
Crie uma comunidade
Como as pequenas empresas geralmente são extensões dos indivíduos que as fundaram, a rede business-to-business é surpreendentemente fácil. Depois de reservar um tempo para construir sua comunidade, você e seus parceiros podem se ajudar, aumentando a base e escala de clientes existentes.
Não há necessidade de pagar por relatórios de marketing sofisticados. Coletivamente, vocês possuem uma gama de informações. Simplesmente compartilhem o que sabem uns com os outros. As pequenas empresas também estão bem posicionadas para negociar entre si.
Isso pode ser qualquer coisa, desde criar um novo site ou aplicativo móvel até um serviço de entrega compartilhado. Sua comunidade também deve se estender a seus clientes. Recrute clientes ativamente para servir como defensores da sua marca.
Essas são as pessoas que te promovem gratuitamente em conversas e nas redes sociais. Os clientes passam para defensores, quando você conquista a lealdade deles e oferece a eles uma experiência poderosa e significativa com sua marca. Faça a si mesmo as seguintes perguntas ao se preparar para construir e alavancar sua rede:
- Qual dos meus parceiros pode me expor a novos clientes?
- Quais das minhas despesas comerciais poderiam ser transferidas para relacionamentos de troca?
- Como posso criar uma experiência atraente para o cliente, aumentando sua fidelidade?
A beleza da troca
O sistema de troca funciona muito bem, principalmente quando se trata de expandir um negócio. Aparentemente, outras pessoas pensam da mesma forma. Você pode se envolver em práticas semelhantes, encontrando parceiros de troca no Facebook ou outras redes.
Considere o que você tem para oferecer e o que você precisa em troca. Ambos os parceiros devem sentir que estão obtendo uma negociação equilibrada, caso contrário, o sistema falhará.
Por exemplo, você pode precisar de cartões de visita, mas seus fundos estão muito limitados. Então, procure uma gráfica e ofereça um anúncio gratuito em seu site em troca de cartões.
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Eduque seus clientes
A melhor maneira de criar uma base de clientes fiéis é educá-los e ajudá-los a resolver seus problemas, antes que eles cheguem ao estágio de compra. Você pode fazer isso aproveitando o marketing de conteúdo, organizando um ótimo conteúdo nas mídias sociais e enviando um boletim semanal por e-mail.
Não tem grandes habilidades de escrita ou tempo? Você pode contratar blogueiros por um custo bastante baixo. Mantenha o conteúdo focado em educar e ajudar os clientes, em vez de falar sobre você. Quando bem feito, você não precisará falar sobre si mesmo, pois seus clientes farão isso por você.
Você pode automatizar as postagens de conteúdo nas mídias sociais usando ferramentas simples de baixo custo e, se quiser um pouco mais de personalização, pode contratar um assistente virtual para fazer isso. De qualquer forma, ao compartilhar informações úteis, você mostra o valor da sua empresa, antes da decisão de compra do cliente.
Crie uma lista de e-mail desde o início
Não crie apenas uma lista de e-mails: mantenha a comunicação com seus assinantes e alimente-os com conteúdo de valor agregado. Você pode fazer isso simplesmente por ter um boletim informativo semanal por e-mail.
Assim como você está fazendo nas mídias sociais, deve continuar a fornecer valor depois que alguém visitar seu site, interagir com sua marca e até mesmo comprar de você. E lembre-se de que você não precisa ser o criador da informação, você pode ser o provedor da informação, também conhecido como curadoria de conteúdo.
Aproveite seus clientes existentes para crescer
Seus clientes serão seu canal de menor custo e mais confiável para comercializar e expandir seus negócios. Peça avaliações aos seus clientes por e-mail. Se você é uma empresa local, direcione-os para sua página comercial do Yelp ou do Google. Se você for uma empresa de software, direcione-os para sites de comparação, como Capterra e Getapp.
Escolha a plataforma certa para o seu site
O maior erro que você pode cometer como uma pequena empresa é escolher a plataforma errada para criar seu site. Uma plataforma errada não apenas custará mais dinheiro, mas também limitará o potencial de crescimento do seu negócio.
Recomendamos o uso do WordPress. É o construtor de sites mais popular do mercado e é responsável por mais de 43% de todos os sites, incluindo pequenas e grandes empresas. Para iniciar um site WordPress auto-hospedado, você precisará de um nome de domínio e uma conta de hospedagem na web.
Diferentes empresas de hospedagem oferecem diferentes planos adequados para sites de pequeno a grande porte. Em última análise, isso afeta o custo do seu site. Se você está apenas começando, recomendamos o uso do Bluehost. Eles são uma das maiores empresas de hospedagem do mundo e um provedor de hospedagem WordPress oficialmente recomendado.
Escolha um site funcional com design simples
Muitos iniciantes acreditam que seus clientes não levarão seus negócios a sério se não tiverem seu site projetado profissionalmente. Contratar um profissional para projetar seu site personalizado é caro e não é necessário quando você está apenas começando. Você pode começar facilmente com um tema WordPress gratuito pronto.
Facilite o contato dos usuários com você
Se você deseja que seu site traga mais clientes para você, precisa adicionar uma maneira fácil para os visitantes entrarem em contato com você. A maneira mais fácil de fazer isso é usando um formulário de contato em seu site.
Por padrão, o WordPress não vem com um formulário de contato. Felizmente, existem plug-ins de formulário de contato do WordPress que podem ajudá-lo a adicionar facilmente um formulário de contato ao seu site.
O WPForms Lite é a versão gratuita do popular plug-in WPForms, confiável por mais de 1 milhão de sites. Depois que sua empresa crescer, você poderá atualizar para o WPForms Pro para criar formulários mais avançados, como pesquisas, enquetes, formulários de pagamento, etc.
Então você tem vontade de expandir seus negócios, mas não tem dinheiro para isso. Pare com as desculpas já. Só vai custar seu tempo para personificar sua marca, construir uma comunidade e negociar. A escolha é sua. Começa hoje!