A convivência dentro do ambiente de trabalho está bem longe de ser algo fácil e prazeroso. Afinal, somos humanos, com pensamentos e atitudes diferentes no dia a dia. Mas o grande desafio para milhares de empreendedores é: como evitar o comportamento passivo-agressivo dentro da empresa? Leia todo esse post e conheça dicas incríveis sobre esse importante assunto, para que a convivência seja bem menos desgastante com os colegas de trabalho no cotidiano.
O que é o comportamento passivo-agressivo?
Trata-se de um comportamento em que existe uma espécie de fuga do conflito direto, principalmente dentro do ambiente de trabalho. Muitas vezes, as pessoas têm dificuldades de expressar suas vontades e opiniões dentro da empresa e acabam concordando (mesmo sem querer) com os outros pela frente. Depois disso, começam a falar mal dos colegas de trabalho pelas costas, difamando-os em toda a organização. Saiba como evitar o comportamento passivo-agressivo:
- Não se deixe afetar com a atitude do colega de trabalho
A postura passivo-agressiva pode ser vista através de diversas atitudes. Por isso, você deve procurar entender os motivos que possivelmente estão levando o seu colega de trabalho a agir dessa maneira. Procure saber se ele não está passando por algum problema em sua vida pessoal ou está insatisfeito em trabalhar na empresa.
De qualquer forma, é preciso manter a calma e jamais reagir de forma enérgica com o autor do comportamento passivo-agressivo, já que a situação pode ficar tensa, deixando o clima no ambiente de trabalho ainda mais chato.
O mais importante a se fazer é não deixar as suas emoções serem afetadas negativamente com a atitude do seu colega. Procure entender as razões, mas sem críticas! Investir em um curso de PNL é uma boa alternativa para alavancar a sua carreira profissional.
- Estabeleça um diálogo saudável
Você notou que um colega da equipe está com o comportamento passivo-agressivo? Calma. A dica aqui é estabelecer um diálogo saudável com ele, em nome de toda a equipe. Se você agir dessa maneira, vai evitar que a pessoa adote esse comportamento pouco saudável dentro do ambiente empresarial, que é entendido por ela como uma espécie de defesa.
Mas você não deve ignorar tudo aquilo que a pessoa disser, bem como suas ações. O mais sensato a se fazer é usar a sua maturidade profissional e dialogar com educação e bastante calma em nome de todos os outros colegas de trabalho. Essa atitude pode evitar que a pessoa passivo-agressiva se faça de vítima a todo momento, o que pode ser bem chato e desgastante de se lidar.
Veja também:
- Use a sua inteligência emocional
A nossa inteligência emocional é de grande valia em diversas situações estressantes, seja dentro do ambiente corporativo ou na vida pessoal. Caso você tenha notado um comportamento passivo-agressivo de algum colega de trabalho, não deixe suas emoções falarem mais alto e aja sempre com base na razão.
Sendo assim, procure o seu superior e apresente o problema para ele, sempre de forma objetiva e direta. Demonstre que a sua intenção não é fazer picuinhas ou gerar um clima desagradável na empresa, mas sim estabelecer uma convivência saudável com todos os membros da equipe.
Além disso, discuta com o seu gestor ou líder sobre o que pode ser feito para acabar com esse tipo de comportamento, que é bastante nocivo.
- Tenha cuidado para não estimular esse comportamento
É sempre pertinente lembrar que todos nós somos suscetíveis às falhas, vez ou outra. E no ambiente de trabalho não seria diferente, certo? Dessa forma, se você notar um colega com comportamento passivo-agressivo dentro da empresa, analise se você não está estimulando essa atitude pouco saudável. Pode até não parecer, mas podemos fazer isso sem notar.
Às vezes, um simples comentário, uma resposta ríspida ou algum momento que você está com os nervos à flor da pele por qualquer motivo (o que pode ser bastante comum), pode ser o estopim para provocar a reação passivo-agressiva em seu colega de equipe.
Por isso, tenha o máximo de cuidado para não provocar esse tipo de comportamento nas outras pessoas. Na maioria dos casos, uma franca conversa pode amenizar a situação. Conheça o curso de coach.
- Esqueça as provocações
Se você é uma pessoa de pavio curto e é provocada por um colega que tenha comportamento passivo-agressivo, a convivência no ambiente de trabalho pode ficar ainda mais delicada do que já é. Dessa forma, faça sempre a sua parte e simplesmente esqueça as provocações dessa pessoa, mesmo que não seja algo fácil.
Tenha maturidade suficiente para entender que aquilo é algo passageiro e, se você não der atenção, logo vai perder a graça. Um ponto importante é que você jamais deve insinuar nada que desperte o comportamento passivo-agressivo em seu colega.
Até mesmo uma brincadeira, se for feita no momento errado, pode provocar a ira em uma pessoa. Não é fácil, sabemos disso, mas é totalmente possível ter um clima harmônico no trabalho.
Conviver com uma pessoa que tem comportamento passivo-agressivo não é uma das tarefas mais fáceis, mas com algumas atitudes sensatas e fazendo bom uso da sua maturidade emocional, pode-se ter um convívio mais tranquilo e menos estressante.
Venha para o IBND
Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!