A gestão do conhecimento (GC), também conhecida como Knowledge Management, tem uma abordagem multidisciplinar com o intuito de garantir a eficiência dos processos e funções nas empresas.
Neste post, conheça formas de implementar a GC na sua empresa e descubra como ela pode trazer resultados positivos para o negócio e para seus recursos humanos.
O que é gestão do conhecimento?
Trata-se de uma ferramenta ou processo para criação, gerenciamento, acesso, compartilhamento e uso do conhecimento de um grupo específico ou dentro de uma organização. A expressão foi utilizada pela primeira vez por Peter Drucker, na década de 1990.
Nesse contexto, ela deve fazer parte da documentação (diretrizes, listas, manuais, bancos de dados, arquivos e memorandos) e da mentalidade do time, do nível administrativo à produção.
Na prática, a gestão do conhecimento faz com que as empresas alcancem seus objetivos e se destaquem perante a concorrência. Afinal, conhecimento é poder e, quando bem utilizado, traz resultados incríveis.
Qual a importância e os benefícios da GC?
Investir na gestão do conhecimento aumenta a produtividade. Já que, ao padronizar e modernizar processos, a performance das equipes melhora consideravelmente.
Além disso, as empresas conseguem construir uma cultura de inovação, pois as oportunidades de evoluir no ambiente profissional ficam mais evidentes. Ainda, a aceleração do aprendizado também é uma vantagem dessa ferramenta.
Quais os princípios da gestão do conhecimento?
A gestão do conhecimento considera três pilares em sua estrutura: informação, dados e conhecimento, fatores que, em um mercado onde a inovação e o uso inteligente desses recursos, são indispensáveis:
-
- dados: representam os registros de atividades, operações e estruturas, coletados e armazenados para representar algo. Trata-se de informações cruas, sem qualquer tipo de análise;
- informação: é a organização e estruturação dos dados, ou seja, a matéria-prima da informação;
- conhecimento: é o resultado das informações processadas pelo indivíduo, que expressa uma relação direta com a experiência do sujeito. Pelo conhecimento, a pessoa pode modificar seu comportamento e gerar hipóteses.
Sendo assim, a gestão do conhecimento atua com base nesses três princípios: as empresas transformam dados em informação, informação em conhecimento e, a partir dele, qualificam seus recursos intelectuais.
Como aplicar a GC na empresa?
Preparamos algumas dicas para implementar a gestão do conhecimento na sua empresa. Afinal, utilizada como estratégia, ela traz inúmeros benefícios para a organização e para o negócio.
Avalie a situação atual da empresa
Faça um diagnóstico do negócio, observando alguns pontos, como as características do time, as necessidades de treinamento e capacitação, os processos da empresa e as características do conteúdo transmitido como conhecimento.
Ainda, descubra quais fatores estruturam a cultura da empresa e quais assuntos referentes à tecnologia são utilizados no negócio.
Pratique benchmarking
Desenvolva a capacidade de analisar a concorrência e compreender os processos e demandas das outras empresas. Isso é fundamental para aperfeiçoar os processos do seu negócio.
Faça reuniões
Reuniões permitem o bom relacionamento entre os colaboradores, fortalecem a comunicação interna e contribuem para que as informações, dados e conteúdos possam fluir com qualidade.
Desenvolva canais de discussão
Atualmente, diversas ferramentas facilitam o diálogo entre colaboradores em uma empresa. Nesse sentido, existem softwares de gestão para distribuir informações a setores específicos. Mas algumas redes sociais, como o WhatsApp, também cumprem esse papel.
Como vimos, usar técnicas de gestão do conhecimento para administrar tudo o que é gerado em uma empresa para aplicar em seus processos é uma estratégia benéfica ao negócio, pois aumenta a produtividade das equipes e contribui para o crescimento da organização.
Ainda, que coordenar e explorar as fontes de conhecimento organizacional resulta em vantagens competitivas no mercado.