A Inteligência Artificial na indústria é uma ferramenta que está automatizando e otimizando uma série de processos industriais, aumentando a produtividade dos colaboradores, a lucratividade e a qualidade da empresa.

 

As tecnologias disruptivas e a indústria são dois setores que andam lado a lado, desenvolvendo-se em conjunto e promovendo evoluções bastante significativas à sociedade. Nessa união, a inteligência artificial se destaca e merece um reconhecimento à parte. 

 

Por isso, se atua na área industrial ou se interessa por conhecimentos desse tipo, venha com o Soluções Industriais descobrir tudo sobre a inteligência artificial na indústria nesse post! 

Inteligência Artificial na Indústria: A revolução dos novos tempos

Antes de falarmos sobre a inteligência artificial na indústria, é importante entender o que é a inteligência artificial (IA) de modo geral. Essa tecnologia consiste no estudo e no desenvolvimento de máquinas e programas computacionais que conseguem se basear e reproduzir o comportamento humano para realizar tarefas e tomar decisões. 

 

Na indústria, a IA colabora com a automação de processos e máquinas inteligentes capazes de fabricar produtos e inspecionar as etapas de produção com eficiência. Isso é revolucionário para o ramo industrial, uma vez que promove o aumento da produtividade, da qualidade dos processos e da otimização empresarial como um todo. 

Entenda como a IA difere de automação tradicional

Muitas pessoas confundem a inteligência artificial e a automação tradicional, acreditando que ambas são a mesma coisa. Mas, na realidade, elas possuem diferenças. Enquanto a IA consegue aprender e se adaptar às situações em que é aplicada, a automação tradicional só é capaz de seguir as instruções pré-programadas que foram atribuídas a ela. 

 

A IA também é capaz de lidar com dados não estruturados, como voz, foto e texto, e a automação tradicional não consegue fazer isso, pois só processa dados estruturados e que são quantificáveis. 

 

Outra diferença interessante a ser mencionada é que a IA utiliza algoritmos para identificar padrões e analisar conjuntos de informações, permitindo que ela tome decisões fundamentadas em dados bastante complexos. Já a automação tradicional não possui essa capacidade, uma vez que se baseia em informações e regras bem específicas e simples. 

 

Assim, nota-se que a inteligência artificial é mais versátil e poderosa que a automação tradicional, apesar de ambas serem ótimas opções. 

Importância da Inteligência Artificial na Indústria

A inteligência artificial é fundamental para o andamento acelerado da indústria. Ela otimiza uma série de processos (com o uso dos chips de inteligência artificial por exemplo), desenvolve sistemas de inspeção e detecção de erros, realiza controle de qualidade, apoia a tomada de decisão, reduz custos, aumenta a segurança no ambiente de trabalho e mantém os colaboradores com maior produtividade. 

 

Ou seja, a inteligência artificial na indústria é importante para a dinamização das empresas e para o pleno funcionamento desse setor. Ela é um recurso que veio para ficar e tende a agregar nessa área cada vez mais, promovendo benefícios para as corporações, os colaboradores e a sociedade em geral! 

Benefícios Inteligência Artificial na Indústria

Como você já deve estar percebendo até essa altura do post, a inteligência artificial na indústria, junto à conexão digital, promove muitos benefícios. Veja, a fundo, quais são os principais entre eles: 

Maior produtividade

A produtividade dos colaboradores aumenta de modo muito considerável com o auxílio da IA. Isso porque ela tem a capacidade de automatizar etapas dos processos industriais e oferece ferramentas que facilitam a realização de outras fases, o que impulsiona a eficiência de toda a empresa. 

Aumento da segurança do trabalho

A inteligência artificial na indústria também é responsável por promover um aumento imenso da segurança do trabalho. Como ela detecta erros e sinaliza a necessidade de correções antes que problemas e acidentes aconteçam, a ocorrência dessas situações indesejáveis reduz bastante. Assim, os trabalhadores ficam mais seguros e podem executar as suas funções com maior tranquilidade. 

Diminuição dos custos operacionais

Como a IA automatiza diversos processos e melhora o aproveitamento dos equipamentos e insumos, é natural que ela contribua para a redução dos custos operacionais. Dessa forma, esse recurso diminui os custos para manter a produção e o desperdício ao longo da realização das tarefas empresariais. 

Suporte nas tomadas de decisão

Os softwares envolvidos na utilização da IA são constituídos de dados atualizados em tempo real. Com isso, os gestores conseguem ter acesso a informações de extrema importância para as tomadas de decisão de maneira rápida e super atualizada. 

 

A partir da análise desses dados, a equipe de gestão da empresa consegue definir mais facilmente o rumo a ser seguido pelo negócio industrial. 

Confira Alguns Exemplos da Inteligência Artificial na Indústria

Por ser um assunto ainda novo para o público geral, é difícil visualizar a atuação da inteligência artificial na indústria de modo claro. Então, para facilitar o entendimento de como a IA funciona no ramo industrial, confira alguns exemplos: 

Manutenção inteligente

A IA possibilita que uma série de sensores enviem informações sobre o estado e o funcionamento de cada equipamento das indústrias. Isso permite que haja uma manutenção inteligente dos aparatos envolvidos nesse ramo, evitando a ocorrência de falhas e acidentes e o desperdício de tempo com máquinas que não estejam funcionando bem. 

Gestão de suprimentos e estoque 

Uma indústria de grande porte enfrenta dificuldades para controlar o estoque e a quantidade de suprimentos que ainda possui para uso. Mas, com a IA, isso deixa de ser uma preocupação. Ela pode atuar, com maestria, na gestão desse atributo e deixar a empresa mais organizada e monitorada, para evitar a falta ou o desperdício de recursos. 

Melhorias no fluxo de trabalho

A IA pode ser implementada para realizar a gestão e o monitoramento do fluxo de trabalho, além de otimizá-lo e analisá-lo com eficiência. Desse modo, os gestores conseguem direcionar os colaboradores com mais qualidade e organizar o ambiente de trabalho de maneira mais assertiva. 

Design generativo

A IA também consegue atuar na produção de design de produtos mais eficientes, por meio do uso de algoritmos que analisam uma série de atributos, como limite de custo, peso e método de fabricação. Essa funcionalidade da  IA é chamada de design generativo e representa um grande avanço para a indústria. 

Controle de perdas

Assim como o controle de estoque, o monitoramento de perdas também atua na gestão do que está sendo consumido ao longo da produção. Com as ferramentas de IA, é possível verificar a quantidade de matérias-primas, dinheiro, tempo e recursos em geral que estão sendo consumidos.