O aumento no número de escritórios de advocacia e de profissionais atuantes no ramo jurídico é crescente. Frente a esse mercado extremamente competitivo, buscar formas de se diferenciar e se destacar é indispensável.
Pensando nisso, neste conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) reunimos algumas estratégias de grandes e bem-sucedidos escritórios da advocacia para inspirá-lo a oferecer sempre o melhor serviço para seu cliente e, com isso, alcançar o seu sucesso profissional.
Vamos lá. Boa leitura!
Quanto mais especialização, melhor!
Uma vez que o mercado está cada vez mais competitivo, um profissional que conhece profundamente sobre um determinado assunto será mais valorizado, recomendado e procurado.
Muitas vezes, mais do que conhecer o Direito como um todo, pode ser interessante escolher um ramo e buscar ser a maior referência no assunto. O profissional recém-formado pode, inclusive, procurar por áreas ainda pouco exploradas, como o direito digital.
Networking é a chave do poder!
A criação e manutenção de relacionamento é fundamental para criar novas parcerias e projetos de trabalho. Neste contexto, o networking não deve ser visto como uma obrigação, mas sim como algo natural no dia a dia. Uma relação deve puxar a outra, até que a sua presença não precise mais ser imposta.
Só não se esqueça de que o networking é uma via de mão dupla. Portanto, não crie relacionamentos apenas em benefício próprio.
Profissionalismo e transparência são pontos indiscutíveis!
Realize um trabalho de qualidade, cumpra com o que prometeu ao cliente, não gere falsas expectativas e esteja disponível.
Um erro muito comum de escritórios de advocacia que estão começando é fazer promessas impossíveis de prazos ou até mesmo garantir ganho de causa em certas ações. E isso sem dúvidas pode gerar má reputação tanto ao escritório como ao profissional em si.
O profissionalismo e a transparência é o que marca um bom negócio. Por isso, estabeleça prazos plausíveis, seja coerente com a média de duração de um processo, faça um trabalho de qualidade e deixe clara sua disponibilidade ao cliente.
A tecnologia é parte fundamental!
Hoje em dia, grandes escritórios de advocacia mostram que o avanço tecnológico no meio jurídico já é uma realidade, sobretudo, quando pensamos em sistemas de gestão que facilitam a administração do negócio e integram todas as áreas em uma só plataforma.
Perder tempo com atividades operacionais e repetitivas já não deve mais ser a realidade do seu dia a dia de trabalho. Já pensou que o tempo que você gasta com tarefas bobas como procurar documentos, poderia ser melhor gasto cuidando dos seus clientes ou prospectando novos casos?
Proatividade é o que destaca!
A grande maioria dos clientes buscam por um advogado em situações de desespero. E nessas horas é imprescindível ser proativo para oferecer a melhor solução e estar sempre presente para mantê-lo informado sobre alterações no processo, andamentos, etc. Desta forma, você demonstra que está atento com o caso e, sobretudo, disposto a ajudar.
Viu só quantas lições podemos extrair de grandes escritórios de advocacia? Basta um pouco de empenho para tirar as informações aqui aprendidas da sua cabeça e colocá-las em prática.
Trilhando essa jornada, com certeza você estará alguns passos mais perto do sucesso com o qual você tanto tem sonhado.
E se você quiser aprender o melhor caminho para criar metas e utilizar todo o seu potencial, não deixe de conhecer o curso de pnl do IBND. Uma formação que já ajudou centenas de profissionais a alavancarem suas carreiras.