Manter altos níveis de motivação dos funcionários pode ser um desafio para a gestão de pessoas da empresa devido ao grande número de fatores envolvidos nessa questão. As necessidades dos trabalhadores são diversas e o que pode motivar um funcionário não motivará necessariamente o seu colega de trabalho. 

Embora exista uma gama quase infinita de fatores que podem desempenhar um papel na motivação dos funcionários, existem alguns que influenciam de maneira mais significativa. Este artigo irá explorar esses fatores e como os líderes podem garantir que eles influenciem a motivação dos funcionários de maneira positiva.

O que motiva os funcionários?

Os fatores motivacionais desempenham um papel no envolvimento dos funcionários no seu trabalho, energizando os seus esforços, aumentando a sua dedicação e impulsionando o seu desempenho. Esses fatores estão ligados às necessidades dos colaboradores. A motivação dos funcionários é maior quando suas necessidades são atendidas. 

Existem duas categorias principais de motivação, extrínseca e intrínseca, nas quais esses fatores se enquadram. A motivação extrínseca é a motivação para participar de uma atividade baseada no cumprimento de uma meta externa, na obtenção de elogios ou aprovação, na vitória de um concurso ou competição ou no recebimento de um prêmio ou pagamento. 

A motivação intrínseca é definida como realizar uma atividade pelas suas recompensas inerentes, e não por uma consequência externa. Existem fatores que reforçam a motivação extrínseca que a maioria dos empregadores já oferece, como remuneração, benefícios, horário flexível, bônus, reconhecimento, entre outros. Alguns desses benefícios só são possíveis mensurar através de um ponto eletrônico, que calcula o banco de horas e horas extras automaticamente, por exemplo.

Mas são os motivadores intrínsecos, muitas vezes ligados ao crescimento, ao sentido de propósito e ao compromisso com a visão, que inspiram os funcionários a envolverem-se verdadeiramente no seu trabalho e a fazerem mais do que apenas comparecer e entregar o mínimo necessário. Funcionários intrinsecamente motivados vão além, cultivam uma mentalidade de melhoria, apoiam seus colegas de trabalho e canalizam sua criatividade para ajudar suas equipes a inovar.

Fatores que influenciam a motivação dos funcionários

As necessidades dos funcionários variam. O mesmo acontece com os fatores que influenciam a motivação dos funcionários. Funcionários diferentes exigirão motivadores diferentes. Não existe uma abordagem única para a motivação dos funcionários. 

Os líderes precisam identificar o que os membros de sua equipe precisam para que possam encontrar as melhores maneiras de motivá-los. Embora muitos fatores desempenhem um papel significativo na motivação, os que mais se destacam, são:

Liderança

Os líderes desempenham um papel importante em manter os funcionários envolvidos em suas funções e motivados para realizar um excelente trabalho. Todas as suas ações e comportamentos podem impactar o ambiente de trabalho e, assim, na motivação dos funcionários. 

Garantir que o impacto seja positivo exige da liderança consciência em relação às necessidades dos funcionários, um compromisso com o sucesso deles e disposição de contribuir para uma experiência positiva, ajudando-os a se conectarem com os seus empregos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais os líderes podem garantir que estão apoiando um ambiente de trabalho motivador: 

Crie uma atmosfera de confiança

Ambientes de trabalho de alta confiança conduzem a um alto nível de motivação dos funcionários e têm um impacto extremamente positivo no desempenho e no bem-estar. 

Faça pesquisas regulares

Para ajudar os funcionários a explorar o tipo de motivação intrínseca que os ajuda a envolver-se e a comprometer-se com as suas funções, os líderes devem identificar o que os funcionários precisam e dar-lhes as ferramentas para terem sucesso.

Comemore seus sucessos

Comemorar as conquistas dos funcionários aumenta a motivação. O reconhecimento demonstra que são valorizados e que o trabalho realizado tem um impacto importante na organização. 

Se você tem uma Loja de Acessórios Femininos, por exemplo, e conseguiu bater uma meta de venda de produtos, faça um happy hour ou um café da manhã bem caprichado para seus funcionários.

Fale sobre propósito

Ajudar os membros da sua equipa a ver um propósito maior no seu trabalho, a encontrar significado nas suas tarefas diárias e a ver o impacto do trabalho que realizam pode ter um efeito positivo na motivação. 

Facilite o crescimento 

Criar um caminho claro para o crescimento, desenvolvimento e avanço dos funcionários mostra que você está comprometido com o sucesso deles, o que os mantêm motivados a continuar trabalhando em direção aos seus objetivos. 


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Cultura organizacional

A cultura do local de trabalho pode impactar significativamente o comportamento e o desempenho dos funcionários. Ela fornece o contexto necessário para a missão, visão, valores, objetivos e estratégias de uma organização. 

A cultura ajuda os funcionários não apenas a compreender o “como” do seu trabalho, mas também o “porquê”, fatores essenciais para construir o envolvimento e a motivação. A cultura desempenha um papel importante na motivação devido ao seu impacto na experiência dos funcionários. 

É mais provável que eles permaneçam motivados numa cultura de trabalho positiva que os apoie e valorize, os ajude a crescer e prosperar, proporcione um ambiente de confiança e psicologicamente seguro. As lideranças desempenham um papel fundamental na formação da cultura. 

Elas estabelecem e esclarecem normas que orientam o comportamento dos funcionários, mantêm condições de trabalho que conduzem à colaboração e ao alto desempenho, incentivam a responsabilização e ajudam os colaboradores a conectar o seu trabalho à visão da organização.  

Para promover uma cultura motivadora, os líderes devem dar o exemplo, comunicando e reforçando positivamente os valores através das suas ações e comportamentos, bem como das suas palavras.

Caminhos para o avanço

Você sabia que a falta de oportunidades de progresso é um dos principais motivos nos pedidos de demissão? Quando os funcionários se sentem estagnados, sem chance de crescimento ou progresso em uma organização, eles não veem futuro para si mesmos. 

Sua motivação é prejudicada porque eles se sentem desconectados dos objetivos de longo prazo. Isto pode levá-los a procurar outras oportunidades em organizações onde terão mais espaço para crescer e avançar. 

A necessidade de crescer é mais do que apenas um possível aumento da remuneração. Os funcionários precisam sentir que estão progredindo em suas carreiras e ficam mais motivados quando trabalham em organizações onde possam se desenvolver. 

Muitos funcionários também ganham motivação pelos novos desafios que podem surgir com o avanço e com a sensação de que são confiáveis ​​e valorizados pela organização. Quando os colaboradores sentem que a liderança se preocupa com eles e está disposta a ajudá-los a crescer nas suas funções e a assumir mais responsabilidades, sua motivação e desempenho aumentam. 

Oportunidades de desenvolvimento profissional

Oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento é uma ótima maneira de ajudar os funcionários a progredir em suas carreiras e pode impactar positivamente a motivação. Fornecer treinamento presencial ou on-line, reembolso de mensalidades, desenvolvimento de liderança ou reservar tempo durante a semana de trabalho para aprendizado, pode produzir resultados significativos que beneficiam tanto o funcionário quanto o empregador.

Quando as organizações oferecem aos funcionários oportunidades para desenvolverem suas habilidades, isso os capacita e os ajuda a construir a confiança necessária para se destacarem em suas funções e passarem para funções de nível superior. 

Para determinar quais oportunidades de desenvolvimento seriam mais adequadas aos objetivos de carreira de um funcionário, os líderes podem oferecer coaching de desenvolvimento aos membros da equipe.

Reconhecimento

A psicologia nos diz que o reconhecimento na forma de elogio é a principal fonte de reforço positivo. De acordo com pesquisas, 69% dos funcionários afirmam que trabalhariam mais se seus esforços fossem reconhecidos no local de trabalho.

Se você possui uma agência de marketing, imagine o quanto esse esforço dos funcionários poderia ajudar seus clientes a crescerem no Instagram, por exemplo? Além disso, 80% dos funcionários relatam ser mais produtivos quando o reconhecimento e as recompensas são utilizados para motivá-los.

O reconhecimento influencia positivamente a motivação dos funcionários porque reconhecer e celebrar o esforço, as conquistas e os sucessos dos colaboradores permitem que eles saibam que são valorizados e que o trabalho que realizam tem um impacto na organização.

O reconhecimento deve sempre fazer parte do feedback que os líderes fornecem, porque atende a uma necessidade humana fundamental tanto do funcionário quanto do líder, e pode impactar profundamente a motivação, reforçando os comportamentos que levam à realização. Para que o reconhecimento seja uma técnica de motivação eficaz, ele precisa ser genuíno, fazer referência a uma conquista específica e destacar os esforços.