Você sabe dizer como estão os índices de motivação no ambiente de trabalho da sua empresa? Se não sabe dizer, esse é um mal sinal. Afinal, isso significa que você não costuma monitorar o nível de engajamento da sua equipe.
A motivação é um elemento essencial no ambiente de trabalho pois está intimamente ligada a produtividade dos funcionários. Por isso, é importante que todo bom líder acompanhe os índices de engajamentos dos seus colaboradores e trace estratégias para mantê-los sempre em alta.
Quer saber qual a importância da motivação no ambiente de trabalho e como mantê-la em alta? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Por que é importante ter funcionários motivados no trabalho?
Antes de podermos falar sobre como motivar os seus colaboradores para aumentar a produtividade deles, precisamos inicialmente estabelecer a relação entre os dois elementos. Afinal, é fato mesmo que a motivação e o engajamento dos funcionários afeta a produtividade deles?
Sim! Todos os estudos e pesquisas realizadas na área mostram que, de fato, há uma fortíssima ligação entre o nível de motivação de um funcionário e a sua produtividade.
Na verdade, um estudo feito pela firma Gallup, especializada em pesquisas, mostrou que o custo de funcionários pouco engajados e motivados nos EUA é de $300 bilhões. Isso mesmo: as empresas americanas poderiam produzir o total do PIB do Chile ou de Portugal se motivassem mais os seus trabalhadores.
Para completar, um estudo feito pelo Hay Group, uma empresa de consultoria, mostrou que escritórios com empregados mais motivados geram, em média, 43% mais produtividade do que aqueles com funcionários desmotivados.
Ou seja: não dá para fugir do fato de que a motivação no ambiente de trabalho é essencial para gerar bons resultados para uma empresa.
Como verificar o índice de motivação na sua empresa?
Ok, agora que já vimos a importância da motivação no ambiente de trabalho em relação a produtividade de uma empresa, é hora de respondermos uma segunda questão: afinal, como medir os índices de engajamento no seu negócio?
A maneira mais fácil para realizar a medição é através de um questionário secreto, que garanta o anonimato das respostas, que ajude a revelar a motivação da equipe em relação a trabalhar na empresa.
No entanto, caso você não confie nas respostas mesmo sendo anônimas, existem 6 ótimas métricas que ajudam a indicar o quão engajado está o seu time. São elas:
- Número de dias trabalhando de casa (caso seja aplicável);
- % de faltas no trabalho;
- % de dias em que o funcionário sai mais cedo;
- % de erros na execução do seu trabalho;
- Comportamento antisocial (pouco engajamento entre a equipe);
- Número de rejeições a novos projetos ou resistências a novas tarefas.
Como aumentar a motivação no ambiente do trabalho?
Digamos que você deu uma olhada nas métricas acima em relação ao seu time e percebeu que a situação está pior do que o esperado e o nível de engajamento da sua equipe está muito baixo.
E aí, como resolver o problema de motivação no ambiente de trabalho? Confira abaixo 4 boas estratégias que vão melhorar a situação!
Realize palestras motivacionais
Uma palestra motivacional, quando bem dada, tem o poder de ajudar o colaborador a encontrar o seu objetivo profissional ou, no mínimo, engajá-lo em buscar uma meta para si.
Às vezes, o problema de uma empresa não está necessariamente nela, mas sim no fato de que seus colaboradores estão sem rumo ou objetivos de carreira.
A solução para motivá-los é realizar uma palestra que ajude a acender o fogo da ambição profissional.
Engaje sua equipe no trabalho
Um fator que comumente leva à desmotivação dos funcionários de uma empresa é a falta de engajamento com o trabalho. Na verdade, é um ciclo que se alimenta: pouco engajamento gera baixa motivação e vice-versa.
Por isso, sempre que houver um novo projeto com o seu time, incentive a proatividade dos membros para que eles engajem mais no ambiente de trabalho.
Tenha metas de curto, médio e longo prazo
O ser humano é biologicamente programado para reagir bem a um sistema de gamificação. Nosso cérebro solta uma dose agradável de hormônios positivos sempre que alcançamos sucesso em uma tarefa
Assim, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo para usar a biologia a seu favor, ativando os gatilhos corretos que soltarão hormônios de recompensa quando seu time alcançá-las.
Invista nos seus colaboradores
Um dos elementos importantes para a motivação de funcionários é a valorização que eles recebem no ambiente de trabalho. Quando sentem que a empresa os valoriza, o colaborador se sente motivado a alcançar melhores resultados.
Uma maneira de valorizar seus colaboradores é investir neles com a compra de novas ferramentas, cursos de aprimoração pessoal ou profissional. Assim, eles sentem que estão engajados em um projeto de longo prazo com a companhia.
Seguindo essas dicas, ficará mais fácil para aumentar os índices de motivação no ambiente de trabalho da sua empresa. Lembre-se de, no entanto, acompanhar as métricas para melhorá-las sempre e colher os frutos dessa maior produtividade.
E aí, gostou do conteúdo? Se tiver alguma experiência em relação a motivação do seu time no ambiente de trabalho, conte pra gente nos comentários abaixo!