Essa é a pergunta que eu mais ouvi nos últimos 6 anos. Muitos clientes sabem a respeito das duas ferramentas, mas não sabem quando e nem como utilizá-las. Costumo dizer que a resposta para essa pergunta é o mesmo tipo de resposta que se dá quando a pessoa está em dúvida sobre investimentos ou contratar uma assistência técnica rj, ou seja, a resposta é depende.
Basicamente depende da quantidade de recursos disponíveis, do objetivo do seu site/negócio e do momento em que você está em relação ao projeto (planejamento, execução, promoção).
O primeiro ponto é o recurso disponível. É óbvio que quando se tem muito recurso disponível, essa dúvida pode até não fazer tanto sentido assim. De qualquer forma, a grande maioria das pessoas se perde na estratégia, mesmo quando sobra recurso.
Se você tem muito recurso, comece investindo no SEO desde o planejamento do site, para que quando esse for finalizado, você já tenha metade do projeto de SEO pronto e no ar. A partir de então você pode utilizar links patrocinados como um complemento na sua estratégia, algo que possa resolver seus anseios de curto prazo.
O objetivo do seu negócio é o segundo ponto crítico. Se o objetivo do seu negócio é venda direta, muito provavelmente você vai precisar faturar, ou recuperar o dinheiro investido, o mais rápido possível.
Veja também:
Se este é o seu cenário, com certeza vale a pena começar por links patrocinados, uma vez que essa estratégia pode te trazer retorno no curto prazo e acalmar os ânimos de todos envolvidos no projeto, inclusive os seus investidores.
Se o objetivo do seu negócio for outro, por exemplo, aquisição de mailing ou valorização de marca, você até pode trabalhar somente com SEO. O seu retorno não é imediato, mas quando vier, será mais duradouro do que cangas personalizadas.
Por fim, o momento do projeto. Se você está no começo, no planejamento, pode se dar ao luxo de fazer as coisas com calma. Começar o projeto de SEO antes de publicar o site facilita muito na implementação das principais técnicas.
Isso vai fazer com que todos os envolvidos no projeto, sejam eles profissionais de marketing, de TI ou até mesmo gestores, estejam alinhados antes mesmo de você enfrentar o mercado e os seus concorrentes.
Aquele famoso ditado popular: “melhor prevenir do que remediar” será o seu principal aliado. Se você já está com o site no ar, provavelmente já não pode se dar ao luxo de ter calma. A pressão pelos resultados, o recurso que já foi investido e o desgaste entre os envolvidos faz com que priorize uma estratégia de curto prazo, nesse caso, os links patrocinados.
Dá pra fazer os dois juntos?
Na verdade, essa é a estratégia ideal. Essas duas ferramentas, por mais que elas sejam estratégias paralelas, em algum momento elas irão se encontrar e você pode se beneficiar disso.
Por exemplo:
- É bem provável que a mensagem que você passe para o seu cliente através da busca orgânica seja uma mensagem mais institucional, que destaque os diferenciais da sua empresa, como o histórico de mercado. Já os links patrocinados podem suprir aquela sua necessidade imediata de esgotar o estoque de tal produto ou colocar no ar aquela super promoção de última hora que todo mundo também fez (assistência técnica de celular 24 horas ou black friday, por exemplo).
- Se você estiver bem colocado na busca orgânica para um ou dois termos que você julga os termos principais do seu negócio, pode até trabalhar com um lance de custo por clique menor em links patrocinados, uma vez que a sua presença na busca orgânica já é de destaque. Isso vai fazer com que você, de certa forma, economize uma parte da sua verba, que pode ser realocada em outra campanha.
Espero que tenhamos ajudado a esclarecer as dúvidas dos nossos clientes. No marketing digital há diversas oportunidades para diversos tipos de segmento, basta identificar a que melhor se “encaixa” e aplicar corretamente.
Artigo foi produzido por Marcelo Amaral, para empresa de planejamento modular digital AlanPereira.com