Cada ano que passa o mercado de trabalho fica mais competitivo. Novas especializações e  novos pré-requisitos se tornam necessários para preencher boas vagas. Hoje, um currículo com cursos, pós-graduação, MBA, intercâmbios, etc., já não é mais o suficiente para o mercado. 

Não que tais competências não sejam importantes, porém o mercado hoje busca outro tipo de competências: as chamadas soft skills.

Quer atingir o seu crescimento profissional e se destacar no seu mercado de trabalho? Neste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) você vai aprender o que são soft skills, porque elas são importantes, quais as mais requisitadas e como desenvolvê-las.

O que são as soft skills?

As soft skills são, em linha geral, habilidades comportamentais que um indivíduo possui e demonstra durante a condução de suas tarefas diárias.Ou seja: estas habilidades estão diretamente ligadas à forma como lidamos com as pessoas e tarefas ao nosso redor.

Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são competências baseadas na inteligência emocional e que podem distinguir um profissional mediano de um profissional incrível, por exemplo.

Porque as soft skills importam?

Atualmente, existe uma grande lacuna entre o que os líderes esperam de recém-formados e o que esses recém-formados oferecem. Não à toa, vemos situações de jovens em início de carreira que não conseguem ser contratados, mesmo sendo inteligentes, ambiciosos e experts em tecnologia.

Mas o que falta para estes profissionais? As chamadas soft skills!

Muitos jovens não dão a devida importância ao valor da inteligência emocional no ambiente de trabalho, ainda que as habilidades que ela envolve sejam cruciais para ter foco, motivação e conseguir colaborar de maneira produtiva. Apenas inteligência e experiência não bastam!

QI pode até garantir o emprego, mas é a inteligência emocional que garante a promoção e falta dela que poderá fazer com que você seja demitido.

Soft skills em alta no mercado

Desenvolver soft skills nem sempre é fácil. Algumas delas podem fazer parte do nosso cotidiano, outras são menos usuais. O caso, entretanto, é que todos somos capazes de desenvolvê-las, e conhecê-las é, sem dúvidas, o primeiro passo para este processo.

Colaboração

Saber trabalhar em grupo é vital no dia a dia das empresas. O nosso resultado e o resultado do nosso colega devem andar lado a lado e, para que isso ocorra, é importante pensar em como anda a sua colaboração em relação aos desafios das pessoas à sua volta.

Flexibilidade

No mundo real, nem sempre conseguimos prever tudo que vai acontecer. Por isso, é preciso entendermos que os rumos dos desafios podem mudar de acordo com os imprevistos. 

Profissionais que conseguem entender este fato e que conseguem se moldar às mudanças sempre saem na frente.

Saber trabalhar sob pressão

Seja na faculdade, na vida pessoal ou no trabalho, sempre precisamos corresponder a uma expectativa, não é mesmo?

Nas grandes empresas, essas expectativas costumam ser altas e é preciso que aprendamos a saber trabalhar com elas. Os desafios são grandes? Aprenda a administrá-los e não se deixar abater pela pressão.

Aprenda a desenvolver estas habilidades em três passos

  • Aprenda a se autorregular

Quando aprendemos a administrar nossas emoções, conseguimos nos recuperar rapidamente em situações de estresse, por exemplo. Isso significa que quando sentimos uma forte emoção surgir, podemos nos tornar conscientes dela e tomar as rédeas da situação. 

  • Aprenda a gerenciar seu tempo

Quando estiver desenvolvendo uma tarefa e for interrompido, se pergunte se aquilo pode esperar. Você descobrirá que a resposta é quase sempre “sim”. 

Comunique sua decisão com boa vontade e de maneira educada. Lembre-se pessoas com boas soft skills sabem se comunicar de forma gentil e assertiva.

  • Crie uma cultura de feedback

Peça para amigos, colegas de trabalho, professores, gestores e familiares – pessoas próximas no âmbito pessoal e profissional – avaliarem suas habilidades de soft skills e use as respostas que obter como caminho para melhorar e se aprimorar.

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de conhecer os treinamentos corporativos do IBND.