Otimização de sites é o conjunto de técnicas aplicadas, onde sua página é encontrada pelo seu público-alvo mais qualificado, através de palavras-chave (keywords) ou termos mais relevantes sobre seus serviços, ou produtos.

Os buscadores, mais especificamente o Google, são utilizados a todo o instante por milhões de pessoas que desejam encontrar algo na internet. A busca começa a partir do momento em que o usuário digita as palavras-chave ou termos desejados. Por exemplo: loja de tintas perto de mim. Se sua página com esses “desejos”(serviços ou produtos) estiver adequada e bem otimizada, de acordo com os principais fatores de ranqueamento, certamente ela será encontrada pela pessoa que está realizando a busca. 

Caso contrário, sua empresa acabou de perder um negócio! É fato que de uns tempos para cá, o termo otimização de sites vem se popularizando, principalmente, para aqueles que querem se destacar nos buscadores como Google, Yahoo e Bing usando uma boa estratégia de marketing digital. Porém, para se destacar é preciso contar com uma empresa que seja especialista. 

SEO é uma sigla que quer dizer em inglês Search Engine Optimization. Traduzindo para o português nada mais é do que estruturar, desenvolver, preparar e aperfeiçoar seu site para que os mecanismos de busca possam colocar sua página no topo da primeira página.

Definição e estratégias para otimização de sites

A otimização de sites em São Paulo ou em qualquer outra cidade do país nada mais é do que a junção de técnicas, métodos e estratégias cujo objetivo é dar um bom posicionamento para a sua página em motores de busca como o Google, Yahoo e Bing. 

Para os buscadores, os sites que ficam bem ranqueados são aqueles que detém qualidade e, simultaneamente, são relevantes, pois por meio dos conteúdos conseguem agregar valor à vida do seu visitante. 

A função primordial de uma empresa que atua com SEO é fazer com que a página do seu cliente seja encontrada por meio de palavras-chave ou termos com relação direta com o seu produto ou serviço de maneira não paga, ou seja, de forma orgânica. 

Assim seu site será construído de tal maneira que ele seja compreendido pelos buscadores. Além disso, o site otimizado ainda direciona o seu tráfego, aumenta a visibilidade da sua página e faz com que o seu conteúdo seja mais amigável ao seu visitante, pois nossa função é fazer com que o internauta tenha prazer ao visitar a sua página. 

É fundamental o trabalho de SEO para iniciantes, pois ele é o responsável por entender o que o internauta espera e a partir disso, as estratégias são definidas para que o seu público-alvo perceba as vantagens da sua página e do seu produto ou serviço.


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A necessidade da otimização de sites

Desde os anos 90, a otimização de sites vem sendo estudada. Nesse período, os mecanismos de busca ainda não eram capazes de encontrar sites de maneira automática e toda nova página criada deveria enviar o seu link para que o sistema incluísse a URL (ex:https://aztelas.com.br/alambrados/ para tela alambrado) na biblioteca do sistema e a partir disso, o conteúdo pudesse ser acessado. 

Assim como o mundo mudou, a internet também se popularizou e o processo de indexação foi mais fácil. Contudo, a concorrência por um bom posicionamento também aumentou e, assim, recorrer à otimização de site passou a ser imprescindível para o sucesso de uma empresa. 

Hoje, os buscadores são o elo entre a sua página e o seu cliente em potencial e devido a isso, a função do SEO otimização de sites é facilitar toda essa interação. Assim, sua página terá um volume de tráfego qualificado e como resultado sua marca terá mais valor e como consequência aparecerão mais oportunidades para o seu negócio. 

Pesquisas apontam que 70% dos usuários clicam nos resultados orgânicos que são oferecidos pelos mecanismos de busca. Já os links patrocinados só chamam a atenção de 30% deles. Aqueles que estão em busca de fidelizar seus leads, precisam investir nesse trabalho quanto antes, pois 95% dos internautas recorrem aos mecanismos de pesquisas para avaliar uma marca ou até saber mais sobre Boné Trucker Personalizados, antes de efetuar a compra de um produto ou serviço. 

Sem contar que apesar dos resultados demorarem um pouco mais de tempo para aparecer, eles aparecem de maneira real e o tráfego de visitas será constante em sua página. Além disso, o cliente poderá ter acesso a relatórios detalhados que apontaram o número de visitantes e outras respostas, a fim de calcular o retorno sobre o investimento (ROI).

Qual o preço e valor da otimização de sites?

Diversos clientes chegam até nós, querendo entender qual a base que utilizamos para precificar um trabalho e por que o valor de uma agência para outra difere tanto do mesmo trabalho?

O que acontece é que cada agência tem a sua forma de calcular os custos para realização do trabalho, e que existem inúmeras variáveis internas como: número de funcionários, quantidade de trabalho na agência e experiência profissional, onde são consideradas na hora de formatar a proposta.

Nossa agência também conta com essas variáveis internas, mas há 2 pontos obrigatórios que toda agência especialista deve considerar para precificar o trabalho:

Análise on-page

Avaliação completa de toda estrutura on-page onde o site foi construído(domínio, hospedagem, código, navegação, conteúdo, imagens e outros recursos) e quais as atividades a serem realizadas para adequação do mesmo.

Análise off-page

Entendimento do mercado que a empresa está inserida e análise profunda do trabalho que sua concorrência vem realizando em SEO, incluindo disponibilização de conteúdo e construção de backlinks de qualidade. Após essas análises on-page e off-page, somando as variáveis internas, é possível formatar um valor para o trabalho de SEO mais justo e consistente.

Em quanto tempo começo a ter resultados?

É sempre importante alinhar as expectativas com os clientes, pois, esse é um assunto que pode futuramente complicar o relacionamento da agência com o cliente. Muitas agências prometem resultados mágicos em 1 mês ou até 3 meses. 

Mas para quem já trabalha há muito tempo com SEO, sabe que os resultados dependem muito do mercado em que seu cliente está inserido e do conjunto de ações que serão feitas para alcançar bons resultados. Portanto, é um trabalho que gerará muito retorno, mas só a médio a longo prazo, pois depende muito de análise de performance e execuções.

Artigo foi produzido por Marcelo Amaral, para empresa de planejamento modular digital AlanPereira.com