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Pesquisa de satisfação do cliente: por que ela é importante?

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Conheça as vantagens de fazer uma eficiente pesquisa de satisfação do cliente e faça a sua empresa prosperar cada vez mais

O mundo dos negócios se revela cada vez mais competitivo. Por isso, as empresas precisam encontrar formas de fidelizar os clientes, prestando um serviço de excelência. E uma das estratégias mais usadas para isso acontecer é a pesquisa de satisfação do cliente. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar porque ela é importante para um negócio que visa saber se seus clientes estão satisfeitos no dia a dia. Aproveite a leitura!  

Identificação de problemas e ajustes necessários

Uma pesquisa de satisfação bem elaborada vai permitir que o empreendedor identifique os problemas mais recorrentes da organização que estejam causando o descontentamento dos clientes no dia a dia. A opinião deles é de grande valia nesse contexto, pois é possível ter uma visão mais clara de quais pontos a empresa está errando. Um curso de coaching também pode te auxiliar com essa tarefa.

Depois da correta identificação através da pesquisa de satisfação, também é possível fazer os devidos ajustes necessários para que tudo flua da melhor maneira possível. Muitas vezes, o empresário não consegue identificar os erros que a sua empresa possa estar cometendo, por isso, uma pesquisa de satisfação é uma arma poderosa nesse contexto. Lembre-se: a opinião sincera dos clientes é preciosa para qualquer organização.

Motivação e produtividade em alta

Quanto maior for a satisfação dos clientes, que foi apontada pela pesquisa, mais alta poderá ser a produtividade dos colaboradores da sua empresa. Isso porque os elogios de quem compra, seja um produto ou serviço, podem dar todo aquele gás para seus funcionários trabalharem com mais motivação e empenho no dia a dia. E isso é o sonho de todo empresário. Quando os clientes estão satisfeitos, tudo flui melhor. 

Mas você só vai saber isso se fizer uma eficiente pesquisa de satisfação com seus clientes. Se o índice de aprovação dos seus produtos ou serviços for alto, a motivação dos seus colaboradores também será. E trabalhar em uma empresa que tenha mais de 90% dos seus clientes satisfeitos, pode ser bastante agradável, já que o clima organizacional será um dos melhores. Pode acreditar. 

Menor rotatividade de colaboradores

Quando o empreendedor investe em pesquisas de satisfação dos clientes, acaba acontecendo uma menor rotatividade de colaboradores. Isso porque a pesquisa dá um norte onde o empresário deve investir, para que o seu negócio se torne uma referência de sucesso no mercado, e acaba fazendo as devidas melhorias. E quando isso acontece, consequentemente um menor turnover também se mostra mais evidente. 

Afinal de contas, nenhum talento que se preze gostaria de trabalhar em uma empresa que tem grande rotatividade de pessoas. Além de manchar a imagem dela no mercado, pode sair bem caro para o empreendedor, que precisa investir em treinamentos constantes e pagar multas rescisórias frequentes de rescisões trabalhistas. Dessa forma, invista em uma boa pesquisa de satisfação de clientes e mantenha seus funcionários trabalhando por muito mais tempo na sua empresa. 

Gestão empresarial mais eficiente

Uma pesquisa de satisfação bem elaborada também pode auxiliar em uma gestão empresarial mais eficiente. Pelo fato da pesquisa apontar tudo aquilo que precisa ser melhorado, seja nos produtos ou serviços prestados, do ponto de vista dos clientes, o empresário pode se precaver de possíveis problemas futuros que possam atrapalhar a sua gestão no dia a dia. E quanto mais eficiente ela for, melhor para todo o negócio. 

Uma gestão efetiva pode trazer diversos benefícios para toda uma empresa. Ela pode vender mais, investir na motivação de todos os seus colaboradores, atingir os objetivos e, logicamente, se consolidar ainda mais. A opinião dos clientes funciona como uma espécie de termômetro para saber como anda a gestão de uma empresa. Se o nível de satisfação estiver alto, está acontecendo uma gestão efetiva. A hipnose também pode te ajudar a fazer uma gestão empresarial eficiente.

Maior possibilidade de inovar

Uma pesquisa que aponta um nível mediano de satisfação dos clientes, também pode ser de grande valia para o empreendedor, que tem a chance de inovar em seu negócio. Uma empresa que sempre inova na oferta de produtos ou serviços têm muito mais chances de se destacar no mercado e conquistar mais clientes, principalmente os que já compraram da concorrência. A inovação sempre deve fazer parte da vida de todo empreendedor. 

Quando se inova, todo o negócio ganha mais destaque. Mas como saber se é ou não a hora de inovar? Através da pesquisa de satisfação com os clientes. O empresário deve dar atenção especial para ela, pois essa ferramenta é um grande indicativo de como os clientes “enxergam” a sua empresa no mercado. Uma pesquisa bem feita e com as perguntas certas podem dar uma noção clara de como será a inovação futura. 

Reputação positiva do negócio

Outra vantagem da pesquisa de satisfação de clientes. Você sabia que milhares de pessoas procuram na internet informações sobre a empresa que pretendem comprar algum produto ou serviço, antes de bater o martelo com ela? É verdade. A boa reputação de um negócio é fundamental para que ele seja referência no mercado. Quando os clientes estão satisfeitos e fazem comentários positivos nas redes sociais, por exemplo, pode ser um chamariz para mais vendas. 

Ao contrário de uma empresa que tem uma má reputação. Muitas pessoas ficam receosas em comprar de um negócio que não tem a devida transparência, credibilidade ou que os consumidores não estão satisfeitos. A PNL pode contribuir para que a sua empresa tenha uma excelente reputação no mercado, já que é uma eficaz técnica que aprimora os seus comportamentos. 

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