Gerir uma PME nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, empresas que enquadram-se nessa categoria são sensíveis a fatores diversos como por exemplo, a perda do cliente e a carga tributária elevada.

Apesar do número de pequenas e médias empresas está em constante crescimento, a verdade é que, devido a má administração de seus gestores, a maioria das PMEs deixam de existir ainda em seus anos iniciais.

Por essa razão é fundamental que os gestores de PMEs industriais conheçam e saibam aplicar as melhores estratégias para garantir o sucesso da empresa. Logo, a principal delas é conhecer bem o público-alvo.

Mas, qual a importância de conhecer o público-alvo? Conhecer o público-alvo é uma estratégia indispensável para qualquer negócio, principalmente hoje, onde vivemos na era digital. 

A saber, por meio da definição clara de quem é seu público-alvo você consegue executar ações baseadas em dados reais, fazer uma melhor segmentação de suas campanhas e oferecer aos seus potenciais clientes uma melhor experiência de compra. 

Assim, pode-se dizer que conhecer o público-alvo é a base para a aplicação de outras estratégias relevantes para a expansão do  seu negócio. Confira agora quais as melhores estratégias de marketing para PMEs industriais.

Parcerias estratégicas

As parcerias estratégicas são uma ótima estratégia de marketing para ajudar seu negócio crescer. Estas devem ser feitas parceiros de negócio que complementam o seu, como também com fornecedores.

Contudo, é importante que haja alinhamento entre os valores e visão de futuro das duas empresas, a fim de que ambas sejam beneficiadas. Junto a isso, é importante evitar parcerias com empresas com má reputação no mercado, uma vez que, tais alianças podem enfraquecer a imagem da sua empresa.

Publicidades e propagandas locais 

classic car and palm trees 2814781 1280

Se você deseja ver sua pequena, média empresa crescer no mercado é importante investir em publicidade e propagandas locais. Isso mesmo! Apesar de muitos, hoje, manterem o foco apenas no mundo virtual, a publicidade local ainda é uma porta de sucesso para muitos negócios, principalmente no setor industrial.

Por essa razão, faça a publicidade do seu negócio em mídias tradicionais como rádio, jornal, mala direta, outdoors, etc. Além disso, não deixe de investir no Google meu negócio e anúncios segmentados para a sua região, já que estes também contribui para tornar sua PME conhecida em sua região.

Você também pode criar campanhas e disseminá-las por meio de propagandas nas mídias disponíveis e assim influenciar seu público-alvo e gerar engajamento. Logo, estas campanhas não precisam ser necessariamente comerciais, e sim, algo institucional visando melhorar a branding da marca. 


Veja também:


Estratégias de precificação

Para ver suas PMEs industriais crescer é importante saber investir em estratégias de precificação, pois estas afetam não apenas a lucratividade do negócio, como também a competitividade e percepção de valor por parte do cliente.

Lembrando que, estratégia de precificação não significa vender seu produto muito abaixo do preço de mercado a fim de atrair cliente, okay? Logo, você deve formular sua estratégia de preço com base em fatores como objetivo financeiro, mercado alvo, concorrência, custos e por aí vai.

A saber, as estratégias de precificação mais comuns no mercado atualmente são: precificação de penetração, precificação por custos, precificação por valor, precificação com base na concorrência, precificação psicológica, precificação dinâmica, precificação por pacote, precificação de desconto, precificação de assinatura e a famosa precificação Premium. 

Branding e posicionamento no mercado

Saber se posicionar no mercado e construir o branding da marca é fundamental para qualquer negócio, logo, o setor industrial não poderia ficar de fora. Isso porque, uma marca forte oferece várias vantagens competitivas no mercado em que está inserida.

A saber, algumas dessas vantagens é a percepção de qualidade que está transmitindo para seu público-alvo, isso lhe permite cobrar preços melhores por seus produtos, já que, seus consumidores estão dispostos a pagarem. Junto a isso, temos o reconhecimento da marca e a confiança que são fatores indispensáveis na fidelização de clientes. 

Para que sua PME industriais usufrua destes e outros benefícios conquistados por meio do branding é importante entender bem o público-alvo é investir em uma identidade de marca sólida, ter constância nos pontos de contato com  o público, usar os feedback como fontes de melhorias e sempre apostar em inovação e qualidade. 

Ter uma boa retenção de clientes

Até aqui você já aprendeu uma série de estratégias de marketing para ajudar as PMEs industriais a crescer, não é mesmo? Contudo, é importante deixar claro que além de alcançar os consumidores é essencial que a empresa saiba reter os clientes de maneira eficiente. 

Já que, reter um cliente é bem mais econômico para uma empresa do que conquistar novos. Mas, como reter os consumidores? Simples! Ofereça sempre um atendimento de qualidade e suporte para solucionar as dúvidas que possam surgir. 

Além disso, crie programas de fidelidade que estimulem os clientes a optarem por suas indústrias. Outras estratégias que você pode aplicar  para conquistar a fidelidade do consumidor são oferecer uma experiência de compra personalizada e procurar sempre manter contato com o cliente por meio de mídias como redes sociais e grupos de WhatsApp. 

Por fim, sempre colete feedback. Como já mencionado anteriormente eles servem como fonte de melhorias para seu negócio, visto que por meio deles você consegue enxergar como o cliente tem se sentido em relação a performance da sua empresa.