A gestão de pessoas tende a ser um conjunto de estratégias que as empresas utilizam para desenvolver seu capital humano. A atuação dos recursos humanos parte da perspectiva de atrair os melhores profissionais, incluindo a sua vontade de desenvolver, reter e desempenhar as suas funções.

Saber a ação de incentivar o capital humano da sua empresa tende a ser um dos melhores investimentos que você poderá fazer. Pois, os colaboradores satisfeitos e motivados serão muito mais produtivos, resultando em melhores resultados para a sua organização.

Por isso, é preciso entender os pilares da gestão de pessoas e aplicá-los de forma contínua com uma excelente estratégica. Isso tende a  parecer simples, porém implementar as estratégias tende a ser um desafio aos profissionais e empreendedores da área.

Pois, saiba que manter os funcionários engajados e motivados é algo essencial para a saúde financeira de uma empresa, pois as taxas de rotatividade caem e as despesas com novas contratações são evitadas.

Diferentes estudos e fatos mostram que ter colaboradores motivados e satisfeitos é algo essencial no objetivo de alcançar os melhores resultados. Entregar produtos de maior qualidade tende a ser uma forma de destacar a sua concorrência. Dito isto, é importante para o sucesso de todo o negócio.

Por isso, os profissionais da região buscam capacitação com o objetivo de atender às novas demandas dentro do mercado de trabalho. Se você se interessa por esse tema, conheça aqui os 5 pilares da gestão estratégica de pessoas.

Além dessas dicas, é de grande importância que você faça um curso online de Gestão de Pessoas com o objetivo de aperfeiçoar os seus conhecimentos.

O que é gestão de pessoas?

Longe vão os dias em que as empresas tratam seus funcionários apenas como sua força de trabalho. Pois, nos últimos anos, diversas organizações passaram a entender que o desenvolvimento de seu capital humano está totalmente diretamente relacionado ao seu sucesso.

Para garantir isso e gerenciar o capital humano, é necessário ter uma área que seja totalmente dedicada à gestão de pessoas dentro da empresa, é um dos setores mais estratégicos, portanto é algo desafiador. Afinal, como todos sabemos, lidar com pessoas tende a ser algo extremamente difícil.

Muitas estratégias são necessárias com o objetivo de desenvolver, capacitar, atrair e reter cada vez mais talentos em uma organização. Assim, os colaboradores ficam mais motivados e prontos para alcançar os melhores resultados, atraindo mais vantagem competitiva e menores índices de atrito para a empresa.

Longe vão os dias em que as pessoas eram vistas somente como sendo uma engrenagem que poderiam ser substituídas dentro de uma empresa.

Cada vez mais as empresas veem os funcionários como um fator chave de sucesso.

Assim, a gestão de pessoas e recursos humanos ganhou muito poder recentemente. Hoje, gerenciar os recursos humanos e melhorar o desempenho dos funcionários de uma empresa tornou-se uma grande vantagem competitiva.

Portanto, gerenciar o RH é mais do que apenas tentar manter seus funcionários felizes e motivados. Mas para criar uma estratégia completa que envolva toda a organização sendo na busca sempre de melhores desenvolvimentos, capacitações e de engajamento humano.


Veja também:


1. Treinamento e Desenvolvimento

O incentivo ao desenvolvimento profissional é altamente valorizado na organização. Isso porque é uma área de extrema importância com o objetivo de motivar os funcionários e, ao mesmo tempo, permitir que eles entreguem cada vez mais os melhores resultados.

Saiba que a principal forma de investir dentro do desenvolvimento será por meio de treinamento. Desenvolver um calendário de treinamentos que atenda às necessidades de cada departamento da empresa tende a ser sempre o primeiro passo para a implementação dessa ação. Avaliações de desempenho e feedback de gerentes e colegas também são importantes para determinar quais áreas merecem atenção.

2. Comunicação

Outro elemento essencial que os cursos de gestão de pessoas abordam durante os seus cursos é a comunicação clara de duas vias. Ou seja, é preciso manter a política de transparência das informações da empresa e dos funcionários, mas também fazer com que os superiores estejam dispostos a ouvir as demandas dos funcionários.

Este pilar é de extrema importância, para que os demais pilares possam sempre ser colocados em prática. Todos devem entender os objetivos e os processos que a empresa passa e que ajudam nas atividades da melhor forma possível.

3. Liderança

Um líder é crucial para a gestão de pessoas porque pode motivar os funcionários muito além do interesse da satisfação financeira. Para isso, algumas funcionalidades são necessárias.

Saber ouvir, resolver todos os conflitos e dar feedback, ser flexível e atuar sempre com um mentor interessado em desenvolver as habilidades dos membros da equipe são diversas habilidades fundamentais para uma liderança eficaz.

4. Processo

Ter processos que sejam bem definidos é muito importante dentro da gestão estratégica de pessoas. Pois, as atividades de diferentes setores estão inter-relacionadas e afetam umas às outras.

Portanto, desenhar todos os processos de acordo com os possíveis resultados esperados, saber definir metas e acompanhar a execução dos planos terão impacto positivo na gestão de pessoas, além de aumentar a produtividade e reduzir custos.

5. Trabalho em equipe

O trabalho em equipe tem grande importância dentro da gestão estratégica de pessoas. Afinal, como mencionamos no tópico anterior, as empresas são compostas por diferentes departamentos, e as atividades de diferentes pessoas dependem umas das outras.

Tenha em mente que os pilares da gestão de pessoas estão relacionados, o que não difere do trabalho em equipe. Por exemplo, com comunicação clara, liderança eficaz e processos claros, o trabalho em equipe pode ocorrer sem problemas.

Aqui você conheceu alguns dos pilares da gestão de pessoas e entendeu os motivos por que esse tema está se tornando cada vez mais importante dentro das empresas. Por isso, os cursos nesta área focam em temas específicos para atender às novas demandas.