Informações desconexas ou incompletas sobre fornecedores podem gerar grandes conflitos financeiros e de reputação para uma organização. O Supplier Data Problem, ou problemas de dados de fornecedores, é, sem dúvida, uma das consequências mais perigosas da área de Compras. Logo, a falta de uma solução rápida para contornar a situação resulta em consequências bem graves.

O 2020 Supplier Information Study realizado pela Wakefield Research apontou que as empresas estão sofrendo com a falta de informação ou de registros desatualizados de fornecedores.

Nesse relatório, 93% dos líderes de compras e cadeias de suprimentos passaram por algum momento crítico diante desses problemas, enquanto 47% disseram que sentem os efeitos negativos constantemente.

De fato, poucas organizações se preocupam com supplier data problem. Seria interessante as equipes de compras identificarem as vulnerabilidades em fraude, compliance, risco da cadeia de suprimentos, entre outras questões para, assim, investirem em melhor gestão de dados de fornecedores.

Ao longo deste artigo, vamos pontuar as consequências do supplier data problem, a importância de um gerenciamento de informações de fornecedores e que soluções sua empresa pode tomar. Continue com a gente, e boa leitura!

Supplier Data Problem: estatísticas preocupantes

Dados ruins de fornecedores estão impactando negativamente as organizações de compras. Três dos principais problemas recorrentes são:

O estudo realizado pela Tealbook, que comentamos anteriormente, traz resultados impressionantes em relação ao Supplier Data. A desinformação e os registros desatualizados de fornecedores são os principais conflitos na cadeia de suprimentos.

Entre os outros resultados da pesquisa:  

  • 81% das pessoas não confiam completamente nos dados de seus fornecedores;
  • 60% dos executivos levam até quatro dias para atualizar as informações após descobrirem que parte dos dados estavam incompletos;
  • 58% dos profissionais de compras que usam um portal de fornecedores não acreditam em seus parceiros para manter os dados atualizados.

Como resultado, o relatório comprova a falta de credibilidade das empresas em relação aos seus fornecedores e a impossibilidade de tomar decisões a curto prazo.

A importância de supplier data

O papel que os dados dos fornecedores desempenham nas organizações pode transformar a estrutura de um negócio.

As informações confiáveis alimentam a tecnologia de compras, fortalecem as decisões de negócios e possibilitam que as organizações sejam mais ágeis quando as cadeias de suprimentos estão sobrecarregadas.

Mas que consiste o supplier data?

Supplier Data são todas as informações processadas de um fornecedor. Elas representam não somente as mais básicas, como nome e endereço, bem como as mais profundas, como:

  • qualidade dos serviços;
  • informações financeiras de risco;
  • atendimento ou potencial de quebra de cláusulas contratuais;
  • estimativa de aumento;
  • dados de diversidade e economia inclusiva.

No entanto, para organizar esses dados, as companhias contam com um sistema que conhecemos como Supplier Data Management.

Em síntese, a ferramenta ajuda a administrar os registros sobre fornecedores, como os tipos de parceiros, histórico de compras, registro de contratos, relacionamentos, entre outros.

Ou seja, ele evita a duplicação dos dados, tornando-se indispensável para melhorar a gestão na cadeia de suprimentos.

Automatize a coleta e análise de dados dos seus fornecedores com a nossa plataforma de Verificações Automáticas. Ferramenta completa para você saber a idoneidade e eficiência do fornecedor ou prestador de serviço. 


Veja também:


Como aprimorar o supplier data? 

Apenas obter dados não significa que sua rede de fornecedores esteja completa e sua cadeia de suprimentos eficiente. Apesar dos dados precisos, existem outros pontos que devem ser considerados.

Veja abaixo os principais conflitos na busca de dados dos fornecedores e como é possível resolver os problemas pontuais. 

1. Falta de precisão

Entre as questões do Supplier Data Problem, é importante que os dados que você possui descrevam corretamente as necessidades na hora de pesquisar sobre os parceiros.

Se os números não são exatos, eles não serão suficientemente adequados para atender nenhum usuário. Por isso, a alternativa mais adequada é ter uma fonte de dados mestre de fornecedor na nuvem capaz de detectar as imprecisões.

2. Falta de acessibilidade 

Dados importantes incluídos em caixas de entradas individuais limitam a busca de colaboradores que precisam de informações generalizadas. 

Um sistema completo e integrado com login simples para acesso é a solução mais correta, além de ser uma fonte de segurança para auditorias.

3. Falta de pontualidade 

A pontualidade está ligada à acessibilidade. Afinal, não adianta ter acesso aos dados dos fornecedores se eles não estiverem disponíveis quando é preciso, não é mesmo?

Nem sempre sabemos quando precisaremos de determinados conjuntos de dados. Por isso, uma plataforma mestre de fornecedores na nuvem pode facilitar suas solicitações.  

4. Problemas de relevância 

O que pode ser relevante para um colaborador, talvez não seja para os demais. E isso pode ser atribuído para os dados dos fornecedores, uma vez que, embora sejam completos, eles necessariamente não são relevantes para um profissional de compras.

Por isso, a dica é mapear o que é necessário para cada processo a fim de que os dados completos sejam acessíveis a todos.

Como tomar decisões baseadas em supplier data?

Grande parte das organizações só percebe o efeito Supplier Data Problem tarde demais. Ter essa percepção somente quando necessita fazer transações de materiais pode gerar perda de valor e impacto na reputação da empresa.

Além do mais, esse tipo de problema pode se tornar um círculo vicioso, afinal, dados ruins geram decisões ruins.

Pensando nisso, existe uma maneira de resolver os problemas de Supplier Data, os quais pontuamos como falta de precisão, acessibilidade, pontualidade e relevância. 

O Software da Linkana é uma ferramenta que centraliza as informações em um único ambiente.

Todos os dados ficam concentrados em um só lugar, e você conta com uma plataforma SaaS: 100% em nuvem, segura e sustentável.

Mude os dados manuais em informações digitais seguras e consistentes. Conte com a Linkana!

Sobre a Linkana 

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.