Causas com objetivos estritamente financeiros e que te obrigam a deixar de lado os valores, falta de reconhecimento, excesso de trabalho, competitividade, concorrência, prazos e pressão por resultados. 

Caros advogados e advogadas, essa realidade te parece familiar? Se sim, responda a si mesmo com toda a sinceridade possível: você é realizado dentro da sua profissão, ou melhor, você é feliz fazendo o que faz hoje?

Depressão, síndrome de burnout, ansiedade e estresse. Estes são os principais motivos dos afastamentos de advogados e da licença de procuradores. A saúde geral e, particularmente, a saúde mental dos advogados, tem se tornado um desafio para gestores de escritórios de advocacia. Afinal, como manter a produtividade sem comprometer a saúde dos profissionais?

Aí está uma questão bastante desafiadora sobre a qual iremos discutir ao longo deste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento), além de trazer dicas de como um escritório de advocacia pode ser um ambiente mais acolhedor e propício à manutenção de uma boa saúde mental.

Como prevenir transtornos mentais na advocacia?

Falar de transtornos mentais ainda é um grande tabu para muitas pessoas, portanto, vamos partir de um ponto chave importantíssimo: ninguém escolhe ter sua saúde mental abalada!

Pense só: você acredita que uma pessoa escolheria ser feliz ou infeliz? Satisfeito ou insatisfeito? Calmo ou ansioso? 

Certamente, qualquer um de nós escolheria ser feliz, satisfeito e calmo. Esse é um raciocínio simples que todos nós devemos levar em conta na hora de debater sobre assuntos como transtornos mentais. 

Mas será que as organizações também carregam uma parte da culpa pelo desenvolvimento de transtornos mentais? Não exclusivamente, mas também fazem sua parte. 

Logicamente, não cabe somente à organização a culpa deste problema. Porém, é preciso que os espaços de trabalho possam ser um local seguro para os colaboradores. Mas como? É o que veremos a partir de agora!


Veja também:


  • Crie um espaço de trabalho acolhedor

Dificilmente você costuma ouvir seus colegas de trabalho falando abertamente que estão passando por um transtorno mental. Todavia, não falar não significa que o problema não existe. 

Desta forma, uma atitude simples que pode ser feita dentro do escritório, é criar espaços para que os colaboradores possam desabafar. Isso pode ser feito em reuniões periódicas de feedback ou através de ações mais estruturadas como oferecer apoio psicológico, por exemplo. 

  • Tenha um plano de carreira e de benefícios

Oferecer condições de trabalho adequadas e benefícios é uma forma de aumentar o grau de segurança e, consequentemente, de satisfação e tranquilidade dos funcionários. Busque demonstrar, por meio de ações, o quão importantes os colaboradores são para o sucesso da empresa. 

Muitos dos transtornos mentais de advogados tem relação com segurança financeira e trabalhista. 

  • Construa um ambiente organizacional que promova saúde

O trabalho exige muito dos colaboradores, mas tudo deve ter limites e não deve ultrapassar o bem estar deles. Isso deveria ser uma regra dentro de qualquer ambiente de trabalho!

Afinal, quantos advogados você conhece que entram no escritório de manhã e não tem horário para sair? E o estresse que decorre da alta demanda de tarefas e prazos apertados? 

O ideal é que os gestores construam jornadas adequadas, em que o advogado consiga equilibrar alta performance com descanso. 

Você atua num ambiente que lhe proporciona condições como estas listadas acima? Como anda a sua saúde mental? Fique atento a si mesmo, este é o primeiro passo para obter uma qualidade de vida que se reflita positivamente na sua carreira profissional!