Atrasos em entregas, conflitos internos e externos, mudanças no comportamento de consumo e muitos outros fatores alteraram o modo como, não apenas o brasileiro, mas o mundo faz negócios. 2022 mostrou uma série de tendências que se instalaram no e-commerce B2B e B2C como: entregas mais velozes, personalização e o autoatendimento, para listar algumas.
Se seu negócio ainda não aderiu a nenhuma destas tendências de venda em 2022, este ano abre novas chances de melhorar suas estratégias de vendas e marketing. O e-commerce B2B e indústrias estão ganhando espaço no mercado e aqui vamos oferecer tendências de venda para o e-commerce em 2023.
Tendências que valem a pena apostar em 2023
Apesar de os números não terem sido tão significativos quanto nos anos anteriores, o crescimento do e-commerce, especialmente B2B, não parece estar desacelerando. Para se destacar dos competidores e atender às expectativas dos consumidores, as marcas devem estar atentas às tendências que o final de 2022 e começo de 2023 está deixando.
Entregas rápidas
As expectativas dos consumidores em relação ao tempo de entrega estão cada vez mais exigentes. Grandes marketplaces como Mercado Livre já iniciaram operações de fulfillment que garantem entrega no mesmo dia, e novas regras contabilizam o tempo de manuseio do produto até o envio, para melhoria da classificação dentro da plataforma.
O consumidor brasileiro tem pressa. E as compras de última hora não são novidade para os varejistas, visto as grandes movimentações em datas como Dia das Mães e Natal.
Entregas rápidas são maneiras que os e-commerces B2B podem se destacar no mercado. Mesmo com preços de frete mais elevados, muitos compradores estão dispostos a pagar a mais para ter o produto em mãos com maior velocidade.
O crescimento dos marketplaces
É importante investir na casa própria que é o e-commerce próprio para poder oferecer experiências personalizadas e fidelizar o consumidor.
No entanto, para determinados produtos e segmentos, vale a pena estar presente em marketplaces. Além de serem grandes players do mercado, que já possuem a confiança do público, oferece maior visibilidade e menos gastos com marketing e mídia por parte do vendedor.
Fazer parte destes canais de venda a fim de aumentar a exposição e fazer os produtos girarem é uma tendência a ser aproveitada.
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Experiências personalizadas
A personalização é a chave para criar uma experiência de compra que faça com que seus consumidores se sintam especiais.
Para isso, o uso de coleta de dados é fundamental para garantir boas experiências:
- Personalização de recomendação de produtos, baseado em páginas já visitadas;
- Utilização do retarget para impulsionar consumidores hesitantes a finalizarem as compras;
- Criar campanhas acerca de carrinhos abandonados para relembrar dos itens esquecidos;
- Mostrar que a empresa presta atenção no que os consumidores querem, ajudam a promover a experiência personalizada.
Melhor gestão de estoque
O estoque é uma parte essencial para quem trabalha com e-commerce. Saber elaborar uma boa cobertura de estoque pode trazer impactos significativos para as vendas, maximizando o faturamento e evitando mercadorias paradas.
Especialmente para quem vende em mais de uma frente, ou ainda trabalha com o físico e digital, usar de boas ferramentas para controle de estoque é fundamental para garantir total controle do que acontece dentro das operações.
É através, também, desse controle que surgem os relatórios que podem direcionar melhor campanhas de marketing e entender o comportamento do consumidor.
Para quem trabalha com pouca cobertura de estoque, até mesmo 1 produto apenas, é importante ter controle dos processos afim de validar estes e aplicar nos próximos produtos, garantindo um planejamento de sucesso.
O que esperar das vendas em 2023?
Os resultados de 2022 não foram de magnitude tão grande quanto nos anos anteriores. Na própria Black Friday tivemos uma queda nas vendas comparada com 2021.
Mas isso se deve muito ao cenário que passamos de grande digitalização e ao ano “pós-pandemia” que foi 2022.
2023 promete vir com altas expectativas para o mercado digital, com crescimento de vendas e representatividade no B2B e B2C.
É importante estar atento às novidades e tendências que o mercado e o comportamento do consumidor oferecem durante o ano, para estar sempre pronto para atualizações e melhorias nas vendas online.
Um bom planejamento ajuda a definir metas e cursos de ações que seu negócio precisa para um ótimo ano.
Texto desenvolvido pela equipe da Doutor E-commerce, consultoria em e-commerce.