Quem (ou o que) é o seu porto seguro? Expressão muito utilizada pelas pessoas para se referir ao apego e dependência emocional, afirmar ter um porto seguro é como dizer que você não consegue viver sem algo ou alguém.
Vamos citar alguns exemplos para que a compreensão fique mais fácil:
Algumas pessoas colocam seu porto seguro no patrimônio financeiro, o que é extremamente mesquinho e vazio. Afinal, elas podem vir a depender deste patrimônio, perdendo, em consequência, o sentido da vida e correndo sérios riscos de desenvolver doenças como a depressão.
Outras, colocam seu porto seguro no trabalho, o que representa uma válvula de escape, porque não conseguem dar a mesma importância aos outros setores da sua vida. E o resultado disso é um desequilíbrio total. Com a perda do emprego, vai-se o sentido da vida.
Outras ainda, colocam seu porto seguro no relacionamento amoroso. O que é um grande erro, afinal, não existem garantias no que se trata de relacionamentos. A pessoa na qual você se apega pode ter inúmeros motivos para sair da sua vida.
Seu porto seguro pode ser você! Já pensou nisso?
Quando não dependemos emocionalmente de ninguém, somente de nós mesmos, não nos apegamos a coisas ou pessoas que não estão sob nosso total controle. Ou seja:
O seu relacionamento pode terminar, mas você não entrará em depressão. A empresa na qual você trabalha pode falir, mas você irá manter a cabeça no lugar para ir em busca de um novo emprego. Você pode perder todo seu patrimônio, mas irá se reerguer, porque sabe que tudo é transitório.
Exercite esta ideia aos poucos. Todos os dias ao acordar pense que você é seu próprio porto seguro, e não queira colocar esse peso em cima de ninguém ou de algo.
Mas talvez você pense que esta concepção é egoísta e egocêntrica, certo? Afinal, somos seres sociáveis que precisam um dos outros. Correto. Mas uma coisa é precisar de apoio em certos momentos, outra bem diferente é depender de uma determinada pessoa para sermos felizes e termos um sentido em nossas vidas, por exemplo.
Mas afinal, o que causa a dependência emocional?
A dependência emocional pode ter raiz em diversos fatores, dentre os quais os mais comuns são:
Desejo urgente de ser amado e valorizado
Pessoas que têm baixa autoestima e apreço por si mesmas têm a tendência de correr atrás de outros indivíduos para preencher o vazio emocional dentro delas. Desta forma, o outro assume – mesmo que de forma inconsciente – a responsabilidade de completá-la.
Veja também:
Excesso de insegurança
Por ser demasiadamente inseguro, o dependente acredita que irá chegar ao fim da vida sozinho. Ele não tem confiança em si próprio e, desta forma, se anula para deixar o outro feliz a qualquer custo numa dedicação cega.
Falta de afeto na infância
Muitas pessoas que dependem emocionalmente de outras podem ter sido abandonadas física ou de forma emocional durante a sua infância, ou ter vivido experiências negativas que, na vida adulta, se converteram em traumas. E no intuito de compensar a falta de amor, elas buscam parceiros capazes de amá-las sem necessitar de justificativas.
Apego emocional: existe tratamento?
Felizmente existem tratamentos que podem ajudá-lo a se livrar da dependência emocional, para que você volte a ter uma vida mais saudável em suas relações e até mesmo evitar situações problemáticas devido aos sintomas decorrentes deste apego.
Através da hipnoterapia. Exatamente isso. A hipnose clínica é um tratamento bastante efetivo e muito amigável para aqueles que desejam se livrar da dependência emocional e tomar as rédeas da sua vida.
Por isso, quero convidá-lo a conhecer o curso de hipnose online do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND). Uma formação para você se empoderar e descobrir caminhos para transformar a sua vida utilizando os recursos da sua própria mente!