A Nokia fornecerá seu sistema celular privado Digital Automation Cloud (DAC), como parte de um pacote mais amplo do Nokia ONE, para o projeto, para cobrir as operações de mineração na mina Xuxa.

A Sigma Lithium, produtora de mineração de lítio, vai implantar uma rede LTE privada da Nokia para melhorar a segurança dos trabalhadores e a eficiência operacional em uma mina no Brasil. A Nokia disse que é a primeira “rede LTE privada nas Américas a apoiar a mineração de lítio”. A integradora de sistemas de telecomunicações locais Alcon Engenharia de Sistemas (Alcon) está cuidando do projeto. A rede apoiará 200 funcionários do projeto de lítio Grota do Cirilo, no estado de Minas Gerais, na região Sudeste.

A empresa canadense de desenvolvimento mineral Sigma Lithium está desenvolvendo uma mina a céu aberto e um concentrador de lítio em Minas Gerais em três fases, a fim de atender à crescente demanda por lítio para uso na produção de baterias para veículos elétricos, bem como armazenamento de energia solar e dispositivos eletrônicos. O projeto Grota do Cirilo abrange 27 ‘direitos’ minerais, ligados a depósitos subterrâneos de lítio, numa área de 191 quilômetros quadrados.

Produção comercial desde o 2o trimestre de 2023

 

A primeira fase do projeto, focada na jazida de lítio Xuxa, entrou em produção comercial no segundo trimestre do ano passado (2023) e tem capacidade anual de 270 mil toneladas de concentrado de lítio. A Sigma Lithium espera duplicar a capacidade na fase dois, com a exploração da jazida do Barreiro, a partir de 2027/28. A planta de lítio da empresa utiliza 100% de energia renovável, 100% de água reciclada e 100% de rejeitos empilhados a seco, afirma a empresa.

Um comunicado à imprensa procurou posicionar ainda mais a Grota do Cirilo como um empreendimento sustentável. A Nokia disse que “a demanda por lítio está disparando” à medida que o mundo “se converte para veículos mais eficientes em termos energéticos”. Afirmou: “Espera-se que a exploração global aumente mais de 10 vezes até 2035. A Sigma produziu quantidades recordes de Lítio Verde Triplo Zero em sua fábrica no Brasil em 2023 e seu Lítio Verde Quíntuplo Zero foi reconhecido na COP28 como o lítio mais sustentável do mundo .”

A Nokia fornecerá seu sistema celular privado Digital Automation Cloud (DAC), como parte de um pacote mais amplo do Nokia ONE, para o projeto, para cobrir as operações de mineração na mina Xuxa. O plano é fornecer aos trabalhadores dispositivos robustos, computação industrial de ponta e um “catálogo de aplicações neutras para o ecossistema” para conectar à nova rede LTE. Ele listou “aplicativos de mineração cruciais”, como despacho, push-to-talk, push-to-video e sistemas de crachás inteligentes.

Melhorando a segurança e a eficiência dos trabalhadores

 

A Nokia disse: “A conectividade dedicada e de missão crítica [para] dispositivos e aplicações industriais está no centro da revolução da forma como o setor de mineração opera – mantendo os funcionários seguros e permitindo operações de alto desempenho que geram resultados”. Alcon disse: “Nossa experiência na implantação dessas soluções vitais em ambientes desafiadores garantirá uma implementação otimizada do Sigma Lithium”.

Marcelo Marinho, diretor de operações da Sigma Lithium, disse: “Estamos empenhados em alimentar a próxima geração de veículos elétricos da maneira mais sustentável. Estamos muito entusiasmados por trabalhar com a Nokia e a Alcon para melhorar a segurança e a eficiência dos trabalhadores, ao mesmo tempo que continuamos a expandir a nossa exploração de um metal crítico para a transição energética mundial.”

Quais as vantagens de usar uma Rede 4G LTE Privada?

 

  • Customização (rede projetada para necessidades específicas)
  • Até 10x mais cobertura outdoor, e 4x mais cobertura indoor em comparação a redes Wi-Fi
  • Uso de celulares privados, independentes de uma operadora, sem conta por uso no final do mês.
  • Aumento da segurança, já que todas as informações sensíveis são mantidas dentro da sua própria rede, sem passar por uma rede pública.
  • Aumento da mobilidade por meio do monitoramento de veículos/dispositivos e comunicação de pessoas em deslocamento dentro da rede.
  • Mais confiabilidade, por meio do uso de espectro de frequências licenciado, alta performance e baixo índice de falhas.

Fonte: Retirado do site da Khomp.