Quem trabalha com marketing digital hoje, sabe que o marketing de conteúdo é essencial para alavancar a presença online de qualquer empresa. 

Assim, é preciso levar em consideração que uma estratégia única não será aplicável para diferentes nichos de mercado. Neste contexto, vamos compartilhar 5 estratégias de marketing de conteúdo focadas em indústrias do nicho B2B.

Dessa forma, você poderá visualizar cada ação citada em sua rotina de trabalho atual. E aplicar tudo o que for viável e aplicável para a sua realidade.

O que é uma Indústria de nicho B2B?

Antes de mais nada, é importante entender o que é o nicho B2B.

B2B é uma sigla que pode ser lida como Business to Business, ou simplesmente uma indústria que vende seus produtos ou serviços, para outras empresas. Por isso, o cliente final de uma Indústria B2B é na verdade um outro negócio. 

Como exemplo temos a Administrador NET, que através do seu negócio facilita o contato de clientes, com fornecedores de determinados serviços focados na indústria.

Por ter uma abordagem mais técnica e ser um negócio mais complexo, o marketing utilizado por estas indústrias também deve ser diferenciado.

Assim, certos desafios podem ser enfrentados. Contudo, a transformação digital está acontecendo. E em pouco tempo, as empresas que já utilizam as técnicas de marketing de conteúdo vão destacar seus negócios muito mais.

1. Utilizar a linguagem correta, nos canais certos

Estar presente nos canais corretos é muito importante. Afinal, de nada adianta ter um perfil no instagram e pinterest, se o seu público está concentrado no Linkedin e acessando conteúdos através do seu site.

Se o seu objetivo for promover um serviço de aplicação de resina em tubulação de gás, é claro que o seu público será bastante segmentado.

Portanto, uma boa pesquisa de persona será bastante importante nesse processo inicial. Assim, ao definir quais os canais que serão utilizados, você deve se comunicar de forma clara e objetiva com este público.

2. Gerar credibilidade através do marketing de conteúdo

Se a empresa deseja se estabelecer no mundo digital, é preciso que entenda como este ambiente funciona.

Em geral, quando o futuro cliente pesquisa sobre alguma dúvida nos buscadores como Google, o ideal é que este encontre o site da sua empresa com a resposta perfeita que estava buscando. 

Assim, se algum usuário digitar dúvidas sobre teste de estanqueidade em tubulações de gás, e você oferecer este serviço, o seu site precisa estar nos primeiros resultados de busca do Google.

Dessa forma, as chances de este potencial cliente voltar para aprender mais com o que você está publicando, e consequentemente comprar de você, são bastante grandes.

3. Publicar casos de sucesso de antigos clientes

Quando falamos do nicho de mercado de indústrias B2B, é possível que o orçamento envolvido em uma compra seja bastante grande. 

Por isso, além da credibilidade já construída, é preciso mostrar como os antigos clientes ficaram satisfeitos com o serviço prestado, e com o produto que foi entregue.

Invista neste tipo de conteúdo, com depoimentos, vídeos e tudo o que conseguir juntar de informações positivas sobre a sua empresa. 

4. Compartilhar ferramentas interessantes para o seu público

Outra estratégia muito interessante para indústrias B2B é compartilhar infográficos, planilhas e outros materiais que possam ser úteis para seus clientes.

Assim, em troca de informações como contato de e-mail, você disponibiliza ferramentas úteis e ainda monta uma lista de contatos interessada no produto ou serviço que você tem a oferecer.

5. Aproveitar ao máximo os conteúdos produzidos

De maneira geral, ao trabalhar o marketing de conteúdo para indústrias do nicho B2B, a base será a mesma como acontece em outras empresas. 

  • Produzir conteúdo de qualidade;
  • Fazer este conteúdo chegar até as pessoas certas;
  • Converter interessados em clientes.

Contudo, por ser um público mais exigente, ao produzir um conteúdo interessante e rico, você deve divulgá-lo de diversas formas. É possível também trabalhar o conteúdo em partes nas redes sociais, e também transformar parágrafos de um post blog em imagens informativas, gráficos e conclusões interessantes.

Conclusão

A fim de construir uma estratégia de sucesso no marketing de conteúdo para indústrias B2B, é preciso ser criativo e produzir conteúdos de alta qualidade.

Como a audiência é exigente, o mesmo nível de exigência deve ser aplicado aos materiais produzidos e divulgados.

E ao realizar algumas, ou até mesmo todas as estratégias citadas neste texto, alcançar o sucesso e cada vez mais clientes a partir do marketing de conteúdo será cada vez melhor e mais produtivo.

Esse artigo foi escrito por Caio Nogueira, Especialista SEO e WordPress na UpSites.