Veja dicas práticas para melhorar a gestão laboratorial na sua indústria e aumente a qualidade e a confiança das suas análises, reduzindo seus custos de operação!

Melhorar a gestão laboratorial é uma das preocupações constantes dentro das indústrias. Afinal, esse é um setor de suma importância para diversas atividades – e quanto mais otimizado e padronizado ele estiver, melhores serão os níveis de confiança dos resultados e também a redução de custos.

Apesar disso, nem sempre é fácil pensar em soluções que ofereçam agilidade e que ajudem a melhorar esse cenário, não é mesmo? Para lhe auxiliar, trouxemos algumas dicas práticas. Confira!

Padronize os processos internos

Para que o fluxo de trabalho se torne mais rápido, com um maior nível de confiança e ajude a melhorar a produtividade, é imprescindível que as rotinas e os processos internos sejam padronizados.

Afinal, se cada colaborador fizer a sua rotina como achar melhor, o resultado poderá ser uma quantidade mais alta de erros e uma necessidade constante de retrabalho, aumentando os gastos com materiais e também com horas extras dessa mão de obra.

A primeira etapa para começar a padronizar os processos é fazer um levantamento de todas as tarefas e analisar aquelas que demandam mais tempo dos seus colaboradores. Identifique aquelas atividades que prejudiquem o andamento das equipes e busque maneiras de melhorar o fluxo de trabalho.

Treine seus funcionários

dos forem os seus funcionários, melhor será a sua gestão laboratorial. Assim, eles terão informações e conhecimentos adequados para executarem adequadamente suas funções e ainda para pensarem em soluções acertadas para os possíveis problemas que possam surgir.

Lembre-se que, quanto mais intensa for a rotina dos seus colaboradores, menos tempo eles terão fora da indústria para investirem em atualizações e para reciclar seus conhecimentos.

Então, se a sua empresa oferecer esse treinamento, ela estará ajudando o profissional a se qualificar e também trazendo benefícios para si própria, com funcionários que rendem mais e ajudam a inovar.

São muitos os treinamentos que você poderá oferecer, o importante é sempre considerar a rotina dos profissionais e a forma como esses conhecimentos ajudarão a melhorar os resultados e a tornar as atividades mais simples.

Use o sistema LIMS

É impossível falarmos em como melhorar a gestão laboratorial, sem citarmos a tecnologia, não é mesmo?

O LIMS é um software desenvolvido exclusivamente para laboratórios que permite gerenciar de maneira mais eficaz as amostras e dados, além de automatizar fluxos de trabalho, integrar instrumentos e gerenciar informações associadas.

A grande vantagem é que, com esse sistema, você terá em mãos uma solução completa e capaz de integrar todas as partes do seu laboratório, evitando ter de comprar soluções diferentes e fragmentadas, que mais trazem problemas do que resultados.

Com o LIMS é possível reduzir os custos, aumentar a produtividade, liberar seus colaboradores das atividades mecânicas e manuais (já que ele consegue automatizar diversas tarefas) e ainda aumentar o grau de confiança das suas análises.

Melhore a gestão financeira

Gerenciar as finanças também faz parte da gestão laboratorial, impedindo que esse setor tenha um custo muito alto de funcionamento.

Em geral, dentro da indústria, esse ponto se refere ao controle das matérias-primas, dos materiais usados nas análises e de outros itens que podem encarecer o funcionamento do setor.

Por isso, ter uma boa política para combater o desperdício é indispensável, assim como trabalhar com bons fornecedores.

Crie uma política de controle de qualidade

Um bom gestor precisa sempre estar de olho na qualidade do seu laboratório. Para isso, a dica é definir regras e processos de modo a garantir que todas as análises serão feitas da forma adequada, evitando ter de refazer os processos.

Além disso, as acreditações também são indispensáveis, assim como manter os aparelhos sempre bem calibrados e, claro, focar no treinamento e na capacitação dos seus funcionários.

Emita relatórios que ajudem à gestão laboratorial

Os relatórios são essenciais para analisar como andam vários setores dentro do seu laboratório. Eles ajudam a acompanhar e compreender diferentes cenários, tornando a tomada de decisão mais acertada e baseada em dados.

Por isso, contar com o apoio da tecnologia é importante, afinal, você terá em mãos um controle mais rígido do seu laboratório.

Em todos esses pontos, o LIMS pode ajudar a melhorar sua gestão laboratorial. Afinal, essa é uma solução completa que permite gerenciar diversos dados relacionados ao seu laboratório, calibrar e realizar manutenções dos instrumentos, controlar melhor o inventário e os insumos, gerenciar as informações das amostras e se adaptar às diversas funções e necessidades dos laboratórios.

Como você viu, não existe uma “fórmula mágica” capaz de melhorar a gestão laboratorial em todas as indústrias. Mas, com algumas dicas, é possível transformar esse setor, tornando os resultados mais confiáveis, os processos mais padronizados e os custos de funcionamento menores.

Este texto foi escrito pela equipe Interfusão.