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CRM na indústria: entenda os benefícios da tecnologia nas operações das empresas

Fazer uso de um CRM na indústria é uma forma ágil e produtiva de organizar e potencializar o processo comercial, com redução de custos e foco total no cliente em todos os momentos.

A tecnologia avança em todos os segmentos da sociedade e tem hoje um impacto em nossa rotina que muitas vezes não conseguimos acompanhar.

Literalmente da noite para o dia, aquilo que tínhamos como convicção e como boas práticas, especialmente dentro das empresas, pode ficar defasado – e isso se reflete nos resultados e, claro, nos lucros.

Tudo isso fez com que os clientes ficassem muito mais exigentes e que a transformação digital fosse algo fundamental também para as indústrias conseguirem manterem-se não só competitivas como em constante crescimento.

Dentro deste cenário, é fundamental entender o que é CRM e como ele é aplicado na indústria. Falaremos, neste artigo, de que maneira a tecnologia ajuda a vender mais e melhor todos os dias, com maior produtividade em todas as etapas.

Vamos conferir?

Boa leitura!

Antes de tudo, o que é CRM?

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management. Em uma tradução livre do inglês, “gestão do relacionamento com o cliente”.

Trata-se, portanto, de um sistema de vendas que envolve um conjunto de ações, análises, estratégias, gestão e políticas voltadas para organização, produtividade e assertividade em todos os momentos do processo de vendas.

A partir daí, temos um panorama um pouco mais claro não só do significado como da importância do CRM para indústria.

Isso porque, em se tratando deste segmento, é fundamental tanto ter uma relação duradoura e saudável com clientes, como ser organizado em todas as etapas do processo.

A tecnologia, aliás, é o caminho para entender como fidelizar clientes e impacta-los de forma extremamente positiva. Até porque, se isso acontecer, estaremos falando de um cenário bem promissor.

Isso porque, a experiência dele terá sido tão positiva com você que ele passará a indicar novos clientes. Assim, o Custo de Aquisição (CAC), é cada vez menor, assim como o ciclo de vendas de seus negócios.

3 benefícios do CRM para indústria

A tecnologia aplicada ao processo comercial, quando este é organizado, potencializa a taxa de conversão em todas as etapas do funil de vendas.

Mas claro que, para isso, é necessário uma ferramenta que permita a máxima produtividade de todos os colaboradores. 

Por isso, separamos 3 benefícios que um traz um CRM para indústria. Desta maneira, você entenderá de forma mais didática a importância que a transformação digital traz ao setor:

1 – Registro de todos os clientes

Um bom fluxo de trabalho na rotina de vendas começa com conseguir receber o pedido dos clientes. E isso pode se dar via email, telefone, WhatsApp, chats, formulário no site ou, até mesmo, contato físico direto.

Isto posto, após o recebimento, aproveite as funcionalidades do seu CRM para indústria e as suas integrações e tenha, de forma automática, o registro de todos os clientes. 

Mais do que isso, uma oportunidade é criada diretamente no pipeline (se assim você determinar), depois de uma das conversões nas plataformas citadas anteriormente.

2 – Etapas de vendas bem definidas

Outro benefício é ter o controle de vendas e entender exatamente como cada negociação irá ocorrer – os pontos de contato e cada etapa necessária para a conclusão bem sucedida do negócio,

Com o funil organizado no modelo kanban, você tem todas as informações relevantes ao negócio bem claras. Aliás, não limite-se somente a um funil, crie vários para seus processos de marketing, pré-vendas, vendas, pedidos, contratos, customer success, entre outros.

Desta forma, a tecnologia estará na locomotiva de todas as ações feitas e a produtividade será maior. Afinal, seu time não precisará perder tempo copiando e colando emails, propostas ou tampouco fazer cadastros à mão (sempre sujeitos ao erro humano).

3 – Controle e divisão das atividades

Uma das coisas que mais dificultam (para não dizer que impossibilitam) o correto gerenciamento de vendas é não saber como sua equipe está trabalhando.

Quantas oportunidades cada vendedor tem aberta no momento? E o SDR? Alguém está sobrecarregado?

Com um CRM para indústria você consegue visualizar o pipeline de cada um dos membros do seu time e ver se há alguém que está trabalhando demais ou de menos – e agir em cima disso.

Além disso, o gestor pode aplicar filtros e determinar quais módulos cada usuário poderá visualizar. Ou seja, um controle muito maior – pleno – de todo o processos.

Como escolher o CRM para indústria que realmente ajude você

Para que o CRM realmente faça sentido nas operações de sua indústria, é preciso ter cuidado na missão de escolher o certo e que entregue os resultados desejados.

Por isso, opte sempre por sistemas que:

  • Tenham integrações com outras ferramentas como ERP, WhatsApp, chats online, plataforma de automação de marketing, sites, Google Forms, entre outros;
  • Tenha ações automáticas (configuradas de maneira personalizadas) a cada mudança de etapa dentro do funil;
  • Permita a criação de múltiplos funis para gerenciamento de vários processos;
  • Permitam um período de trial grátis para avaliação das funcionalidades e da usabilidade da ferramenta;
  • Que tenha tanto suporte como cobrança em português – afinal, não vale a pena ficar à mercê da flutuação do câmbio.

Obrigado por ler até aqui!

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