As ferramentas de Automação de Marketing, vem cada vez mais ganhando espaço e crescendo no âmbito digital. Diversos negócios conseguiram crescer e impactar uma quantidade considerável de pessoas através delas.

É através da automação que é possível atingir um número maior de pessoas de maneira assertiva, se comunicar com elas, gerar mais possibilidades de venda e impactar diferentes locais sem ter que se deslocar para isso ou contratar mais mão de obra.

Por isso, a automação influência diretamente na escalabilidade do seu negócio. Mas antes de me aprofundar nesse assunto, vamos entender o que é a escalabilidade de um negócio digital.

O que é escalabilidade?

Escalabilidade faz referência a tudo aquilo que tem chances de crescer de forma exponencial, sem necessariamente aumentar proporcionalmente os custos de produção. Parecido com aquela frase “Fazer mais com menos”. É incrementar as possibilidades de produção ou atividade sem necessariamente aumentar o custo para essa produção.

Quando falamos em escalar um negócio, isso quer dizer que, aquele produto ou serviço, pode atingir uma alta quantidade de pessoas, clientes, locais, sem necessariamente aumentar o custo para ser feito.

Como por exemplo, os sistemas de streaming (Netflix, Podcast, Spotify). Os conteúdos desses sistemas possuem um custo, verba, equipe e tempo para serem produzidos. Mas a proporção com que eles podem ser baixados, adquiridos e compartilhados é extremamente escálavel, tornando-os negócios com grande potencial para se desenvolver e crescer. Eles possuem a possibilidade de atingir uma quantidade de pessoas muito maior do que negócios normais.

Como ela se aplica à Negócios Digitais?

O ambiente online, já é por si só, um facilitador de diversas necessidades, tanto para comunicações, como para infinitos mecanismos. Ele possibilita o alcance à pessoas no Mundo inteiro, apenas com um click.

E quando falamos em negócios digitais, estamos falando em negócios que conseguem se conectar com muitas pessoas e exigem a automatização de seus processos para funcionarem de maneira constante e integrada.

E é aí que a Automação de Marketing Digital entra. É ela a responsável por guiar o seu público dentro da sua estratégia de marketing. A automação serve como uma constante para seu cliente, ela trabalha se comunicando e adquirindo dados do comportamento do público com quem você interage.

Por isso a Automação de Marketing Digital é tão crucial para auxiliar negócios digitais em seu processo de escalabilidade. Ela te dá a oportunidade de entrar em contato com seu público-alvo de forma constante, assertiva e em grande escala. E faz isso de forma que, a partir dos dados coletados, você consiga modificar a sua estratégia de forma rápida e inteligente.

Até aqui, você conseguiu entender a importância da Automação de Marketing Digital, mas como exatamente ela funciona?

Como a Automação de Marketing auxilia na escalabilidade de seu negócio?

A automação funciona como um sistema pré-programado, que após ser estimulado, dá início aos seus mecanismos. Esses mecanismos, são os responsáveis por toda a integração da comunicação em sua estratégia.

Ou seja, ela age desde o momento de tração de leads, até a qualificação deles para o setor comercial do negócio. Então no momento de iniciar a conversa com seu lead, através por exemplo, do email marketing, o lead vai ter a impressão de que você está online se comunicando com ele, mas na verdade, é a sua mensagem, sendo enviada automaticamente pela plataforma.

Assim acontece durante o tempo que você determinar, até seu lead estar validado para um contato mais ativo por parte do seu negócio.

Esse processo reflete diretamente na otimização de tempo e nos processos de comunicação. Não sendo necessária uma pessoa 24h disponível para gerenciar todos esses processos, o valor para conquistar novos clientes, diminui drasticamente.

Se sua estratégia for elaborada de forma que faça sentido para quem recebe a mensagem, o poder de persuasão é fortalecido e o funil de vendas tem mais chances de ser bem sucedido no momento final da venda.

Há algumas plataformas para você montar a sua estratégia, a leadlovers, empresa de automação de Marketing Digital, fornece entre seus vários serviços, a estrutura para a elaboração de um Funil de Vendas bem-sucedido e automatizado.

Ainda não está convencido? Aqui vão alguns pontos em que a automação pode te ajudar.

Fatores em que a automação de Marketing consegue te auxiliar

  • Melhorar seu ROI (Return of Investment): Diminuindo custos na aquisição de novos clientes, otimizando o tempo e atraindo leads mais propensos a efetivar a compra, o ROI aumenta naturalmente se a estratégia for bem estruturada e planejada.
  • Geração de novos leads: A partir da criação de Landing Pages e CTA’s para a captação de novos leads, você alavanca o poder de tração de novos possíveis consumidores.
  • Geração de oportunidades de venda: Mantendo a comunicação entre os leads, e aquecendo a base de dados a partir dessa comunicação, você tem mais chances para oferecer seu produto e realizar vendas para a base.
  • Nutrição dos clientes certos: A partir do lead scoring, você consegue selecionar quais leads realmente estão interessados no seu produto e querem continuar recebendo seus conteúdos, para em algum momento realizar o processo de compra. É pelo lead scoring que você consegue eliminar os dados que não te favorecem e que na verdade não possuem a intenção de virar clientes da sua marca.
  • Efetivar venda: Com uma base de usuários aquecidas, a chance de efetivarem a venda aumenta.
  • Construir relacionamento após a venda: Com toda a comunicação estruturada, a confiança do cliente já conquistada, manter esse contato após a venda se torna mais fácil. Você já conhece os gostos do cliente e sabe quais são as suas preferências para aí fidelizá-lo a sua marca ou produto.

Ou seja, automatizando seus processos você economiza:

  • Tempo
  • Dinheiro
  • Energia

E seus clientes ganham:

  • Respostas imediatas
  • Direcionamento no serviço que precisam
  • Conteúdos nichados e específicos para o seu negócio

Conclusão

A Automação de Marketing Digital auxília de diferentes formas os negócios online. Ela serve como um propulsor da comunicação online e dos processos de venda.

Se você está iniciando nessa área, não perca tempo e se aprofunde no assunto. Pela leadlovers você encontra diferentes ferramentas para automatizar e gerenciar o seu marketing.