Definir uma persona para o seu negócio é o primeiro passo para tornar as suas ações de marketing digital mais efetivas. Afinal, é essencial executar as estratégias com precisão, o que só é possível por se conhecer a fundo o perfil do consumidor.

Para quem busca se tornar uma autoridade dentro de sua área de atuação e conquistar melhores resultados por meio de estratégias de marketing digital, o primeiro passo para o sucesso é criar uma persona para o seu negócio. Nas informações dispostas nesse perfil semifictício você vai basear todo o seu planejamento estratégico.

Afinal, o fator determinante para o sucesso de qualquer estratégia é justamente o conhecimento que você tem do seu consumidor. Só assim é possível oferecer, no momento certo, os produtos ou serviços que ele procura, aumentando as suas chances de conversão e tornando as suas ações mais eficientes.

Portanto, é fundamental criar uma persona para a sua empresa. Que tal, então, se aprofundar nesse conceito tão importante do marketing? Para isso, é só continuar a leitura deste artigo. Além de explicarmos o que significa esse termo e o quanto ele é importante, preparamos um passo a passo para você acertar em cheio. Confira!

O que é persona?

A transformação digital vem modificando a forma como as empresas se relacionam com os seus consumidores. Por isso, conhecer a fundo o perfil e o comportamento de quem tem interesse nos seus produtos ou serviços é um diferencial para que as suas estratégias funcionem corretamente e, consequentemente, seus objetivos sejam alcançados.

E a maior representação dessa mudança de comportamento por parte das empresas está justamente na criação do conceito de persona: um perfil semifictício que representa o cliente ideal para a sua marca. O objetivo é que você consiga entender melhor quais são os desejos e demandas desse indivíduo e, assim, converter mais.

As aplicações desse conceito são variadas, o que torna ainda mais importante criar uma persona para o seu negócio. Você pode, por exemplo, utilizá-la em suas estratégias de marketing de conteúdo para torná-las mais eficientes, ou mesmo para mudar a identidade da sua marca e conseguir se relacionar melhor com a sua persona.

Apesar de não ser um cliente real, a descrição da persona é muito completa, não abordando apenas dados demográficos como localização, idade ou sexo. A sua persona deve ter nome, profissão, cargo, interesses, preferências, hobbies, desejos e dificuldades. É, portanto, um detalhamento completo de quem é o seu cliente ideal.

Dependendo do tamanho da sua empresa ou dos produtos ou serviços que você oferece, é possível ter mais de uma persona. Caso você esteja administrando uma instituição de ensino, por exemplo, uma persona pode representar os estudantes, enquanto outra pode ser um perfil mais próximo dos professores e coordenadores e ainda outra referente aos pais e responsáveis.

O que diferencia persona de público-alvo?

Outro termo muito comum no marketing — e muitas vezes confundido com persona — é público-alvo. Os dois conceitos, porém, são bem distintos. A persona representa um cliente ideal, com detalhes bem específicos e peculiaridades que tornam esse perfil ainda mais único, de forma que, assim, você possa oferecer um conteúdo ainda mais direcionado.

Já o público-alvo é uma análise mais ampla e generalizada dos consumidores a quem você pretende vender seus serviços e produtos. Esse conceito representa um segmento da sociedade que compartilha algumas características em comum. Assim, ao passo que a persona apresenta um estudo minucioso do comportamento do cliente ideal, o público-alvo é mais generalista.

Em vez de um nome e detalhes individuais, o público-alvo apresenta um gênero, dentro de determinada faixa etária, com uma renda mensal média, talvez uma formação e alguma meta ampla e sem tantos detalhes. Ou seja, você não tem uma descrição tão completa e precisa sobre quem é o indivíduo que você quer tanto convencer a comprar de você.

Em um mercado tão competitivo e com clientes cada vez mais exigentes, basear as suas estratégias em uma persona em vez de em seu público-alvo pode ser um diferencial entre o sucesso e o fracasso das suas campanhas. Quanto mais detalhada e precisa for a descrição do consumidor que você busca impactar, maiores as suas chances de converter.

Quais os benefícios de criar uma persona para o seu negócio?

Muitas vezes, pode parecer exagerado realizar uma análise tão detalhada sobre quem é o seu cliente ideal. Porém, no marketing digital, criar uma persona para o seu negócio é fundamental para conseguir melhorar os seus resultados. Por isso, listamos quais são os principais benefícios de investir na produção desse conceito dentro da sua organização. Confira!

Aumenta a geração de leads

Leads são fundamentais para que o seu negócio sobreviva e seja relevante no mundo digital. Com a definição de uma persona, você consegue aumentar a geração de leads e fica ainda melhor: são leads qualificados, ou seja, pessoas que estão realmente pensando em se tornar clientes da sua empresa.

Com informações detalhadas desse usuário, você pode investir em estratégias de marketing de conteúdo — o que inclui criar um blog — e, assim, aumentar a relevância digital da sua marca. Quando falamos em SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, você vai garantir mais eficiência no processo de escolha das palavras-chave e, dessa forma, se destacar nos mecanismos de busca.

Permite estratégias mais precisas

Ao realizar o seu plano de marketing, o objetivo é sempre tornar o ROI (Retorno Sobre Investimento) o maior possível, ou seja, tornar cada campanha ou ação mais precisa e, assim, converter mais. Ao conhecer detalhadamente a sua persona, você vai conseguir inovar as estratégias do seu time e registrar melhores resultados.

Facilita o relacionamento com o cliente

Com uma persona definida para o seu negócio, o relacionamento com os seus clientes e os consumidores em potencial se torna muito mais próximo e sólido. Afinal, a partir da construção de uma persona, é possível entender melhor qual tom e tipo de linguagem você pode utilizar, por exemplo, nas suas redes sociais.

Além disso, você passa a entender melhor qual o momento exato de oferecer um produto ou serviço para o seu cliente. Será que o perfil da sua persona vai responder positivamente a uma estratégia voltada para o email marketing? Ou será que é melhor investir em uma forma de ganhar seguidores no Instagram e fortalecer a presença digital? A sua persona vai fornecer a resposta.

Aumenta suas vendas

O objetivo final de qualquer negócio, seja ele um e-commerce ou não, é realizar o maior número possível de vendas, certo? Com mais leads conhecendo a sua marca, estratégias mais precisas sendo executadas e um relacionamento mais próximo com o usuário, a tendência é que a sua empresa registre números de vendas cada vez maiores.

Quais passos seguir para criar uma persona?

Agora é hora de colocar a mão na massa. Para isso, é preciso seguir uma série de critérios e analisar determinados fatores para garantir que a persona, de fato, represente o seu cliente ideal. Então confira, a seguir, quais pontos levar em consideração.

Faça as perguntas certas

A lista de perguntas deve ser ampla, afinal, vai ser esse compilado de questionamentos específicos que vai ajudar a sua empresa a montar uma persona. Por isso, faça questionamentos que vão além de idade, sexo, estado civil ou renda média. Por exemplo:

  • Qual o seu cargo e função no trabalho?
  • Quais as dificuldades e objetivos no trabalho?
  • Qual o tamanho e segmento da empresa em que trabalha?
  • Quais são os canais de comunicação utilizados?
  • Quais os principais meios de informação?
  • Com que frequência faz compras?
  • Qual é a preferência: lojas físicas ou virtuais?
  • Quais os seus hobbies?

Analise todos os dados disponíveis

Uma das vantagens do mercado é a quantidade de informações disponíveis gratuitamente sobre o comportamento do consumidor. Conhecido como Big Data, esse conceito é fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing. Portanto, utilize todos esses dados que estão em servidores de outras empresas para montar o perfil exato do seu cliente ideal.

Estruture a sua persona

Crie uma história, dê um nome à sua persona, enfim, faça o possível para que você pense nela como um cliente real. A estruturação dessa personagem é justamente o trabalho de reunir todas as informações coletadas durante a pesquisa e montar o perfil final da sua persona. Dessa maneira, você coloca em prática tudo o que foi estudado e analisado.

É evidente, portanto, como ter uma persona definida está diretamente ligado ao sucesso das suas ações de marketing e, consequentemente, aos seus resultados. Conhecer o seu consumidor a fundo é um diferencial para oferecer produtos ou serviços mais personalizados e, dessa forma, se destacar em um mercado tão competitivo.

Agora que você já entendeu o que é uma persona, qual a importância de definir uma para o seu negócio e como colocar esse conceito em prática, que tal receber uma ajuda nesse processo complexo e tão fundamental? Então confira o nosso fantástico Gerador de Personas e torne as suas ações e estratégias ainda mais efetivas!

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