//Como os vídeos ajudam a impulsionar as vendas do seu negócio

Como os vídeos ajudam a impulsionar as vendas do seu negócio

Vender mais, quem não quer? Em uma época de crise, tanto os negócios que são 100% online, quanto os que trabalham mais na vertente off-line, estão me buscas de alternativas para turbinar suas vendas.

Com as facilidades da internet na atualidade, fica até difícil escolher por qual caminha seguir, qual é a melhor estratégia ou qual fórmula aplicar. Isso porque, você já deve ter percebido que o leque de opções é enorme.

Utilizar formas criativas e baratas de acelerar suas vendas pode ser hoje o diferencial entre sobreviver ou ser engolido pela crise e pela concorrência. Portanto, os vídeos online são uma ótima ferramenta: fáceis de serem produzidos, distribuídos, capazes de gerar muito engajamento e com diferentes aplicações.

O assunto de hoje é a grande sacada do momento. O projeto que ainda não se utiliza do poder dos vídeos para vender está deixando escapar pelas mãos uma oportunidade incrível. E você não está querendo perder dinheiro, não é?

Por que usar os vídeos em sua estratégia?

O vídeo marketing, como também é conhecido, é uma estratégia cheia de possibilidades e cada vez mais relevante no cenário atual. Com a mudança dos padrões de consumo e interesse dos clientes, esse é um canal de comunicação repleto de benefícios, como os que veremos a seguir.

Basta acessar as redes sociais ou abrir seu blog favorito para perceber que grande parte dos conteúdos já é em formato audiovisual – e eles vão de memes a tutoriais e informações realmente sérias.

Isso acontece porque esse tipo de material, além de ser mais didático e atrativo, é capaz de gerar melhores resultados em termos de engajamento e conversão.

Alguns dados podem comprovar o que estamos dizendo:

  • Segundo uma pesquisa realizada pelo Buzzsumo, conteúdos em vídeo no Facebook já são capazes de gerar muito mais engajamento e cliques do que aqueles que possuem apenas fotos e textos.
  • No Twitter, 80% das pessoas já assistem vídeos online e esses conteúdos podem gerar até 2,5x mais respostas e 2,8x mais retweets, é o que diz uma pesquisa feita pela própria rede social.
  • E  segundo o PageWiz, 60% das pessoas que visitam uma página na web que possui vídeo, clicam nesse material antes mesmo de ler uma só palavra.

Ou seja, não dá mais para ignorar o poder dos vídeos quando o assunto é marketing e vendas.

Quais são os melhores tipos de vídeos para aumentar as vendas?

Um benefício que merece destaque especial é a versatilidade de uso dessa estratégia. Com diferentes técnicas e práticas audiovisuais, é possível garantir que cada objetivo seja contemplado por um tipo de vídeo.

Entre os melhores, estão os seguintes:

Vídeos explicativos

Principalmente quando um negócio está em fase inicial, muitas vezes é bastante complicado explicar o que ele oferece e quais problemas ele resolve. E sabe o que pode ajudar com isso? Um bom vídeo explicativo.

Vídeos explicativos são aqueles vídeos normalmente encontrados na home dos sites institucionais e que, em poucos minutos, dão um panorama geral do negócio e do que ele faz.

Esses conteúdos, são excelentes para fazer com que possíveis clientes entendam a empresa, sua proposta e, no final das contas, comprem dela. Além do mais, eles podem ajudar muito até mesmo em termos de SEO, uma vez que são capazes de aumentar o tempo de permanência do usuário no site e seu engajamento como um todo.

Apresentação de produtos

Outra possibilidade é criar vídeos de apresentação de produtos. A ideia é mostrar, detalhadamente, as principais características do elemento. Inclusive, ele pode aparecer em uso.

Essa é uma forma de complementar informações trazidas por fotos, contribuindo para aumentar a segurança quanto à tomada de decisão do cliente potencial.

Tutoriais

Às vezes, o consumidor tem interesse em adquirir, mas não sabe como utilizar. Por isso, os tutoriais são muito úteis, já que oferecem um guia de como o cliente pode aproveitar as melhores possibilidades.

Esse tipo de conteúdo vai desde o tutorial de uma plataforma ou app até produtos físicos e suas melhores possibilidades.

Depoimentos

Em média, 92% das pessoas confiam em recomendações dadas por outros indivíduos, ainda que sejam completos estranhos. Sabendo disso, a sua empresa pode aproveitar o poder dos depoimentos, em vídeo, dos clientes.

Isso transmite maior credibilidade do que as recomendações apenas escritas, além de melhorar, sensivelmente, a percepção sobre a empresa ou produto.

Webinars

Os webinars são transmissões ao vivo que têm o objetivo de gerar interação. As pessoas podem fazer perguntas e tirar dúvidas ao vivo, obtendo um grande engajamento.

Esse modelo é útil para se comunicar melhor com o seu público e para educá-lo de uma forma interativa e, muitas vezes, divertida.

Vídeo Institucional

Outro tipo de vídeo que pode te ajudar bastante na hora de vender é o institucional. Esse tipo de vídeo também é utilizado para falar sobre a empresa e o que ela oferece, porém, se diferencia dos vídeos explicativos, uma vez que pode ser menos prático e mais voltado para questões de branding e posicionamento.

Um bom vídeo institucional é capaz de transmitir os valores de uma empresa ao público, evidenciar aquilo em que ela acredita e trazer mais credibilidade e autoridade a ela. Ele poderá ser utilizado no site, em eventos, e em todas as outras ocasiões em que seja necessário reforçar o posicionamento da marca.

Dicas para fazer seus vídeos

Agora que você já sabe tudo que os vídeos podem fazer por suas vendas, é hora de começar a pensar em como inseri-los em sua estratégia de marketing.

Produzir vídeos não é difícil, nem caro. Hoje qualquer pessoa com um bom smartphone pode fazer materiais de qualidade.

E para quem quer começar a se aventurar com a produção de vídeos, nós temos 4 dicas básicas, mas que vão ajudar muito.

Tenha um planejamento e um roteiro para suas produções:

Pense nos objetivos do seu vídeo, em quem é o público, defina o tipo de abordagem e faça um roteiro com todas as cenas que você precisará filmar. Isso vai evitar problemas na hora de gravar e te orientar quanto ao que precisa ser feito com o vídeo.

Atente-se ao cenário e a iluminação das cenas

Na hora de gravar, organize seu cenário, pense em elementos que tenham relação com o tema do vídeo e tome cuidado com a iluminação. É importante que tudo esteja bem iluminado, de forma que as pessoas não tenham problema ao assistir um conteúdo.

Cuidado com o áudio

É importante que o som do seu vídeo seja nítido e fácil de compreender. Caso contrário, sua comunicação com o público pode ficar comprometida e todo seu trabalho pode ser desperdiçado.  

Faça pequenas edições e crie um thumbnail

Por fim, faça pequenos ajustes de imagem e som em seu vídeo, se isso for necessário, e lembre-se de inserir títulos e legendas onde for preciso. Capriche também na thumbnail – a imagem de capa – de seu vídeo. Ela pode ser facilmente criada em alguns programas e vai ser essencial para aumentar a taxa de cliques de seu conteúdo.

Conclusão

Utilizar vídeos é uma excelente maneira de aproximar sua marca do público, deixar sua comunicação mais eficiente e, como consequência, vender mais. E é bem simples gravar seus próprios conteúdos sem comprometer a qualidade.

Portanto, avalie sua estratégia de marketing atual, veja em quais contextos os vídeos podem ser utilizados e comece já a trabalhar com esses materiais. Os resultados vão te surpreender!

E se você achou este artigo útil, não deixe de compartilhar com seus amigos e em suas redes sociais.

By |2019-03-26T09:45:24+00:0026 de março de 2019 |Marketing|

One Comment

  1. Clientes pela Internet 3 de junho de 2019 at 19:17 - Reply

    Interessante como hoje é preciso muito pouco para gerar grandes resultados! Parabéns pelo belo trabalho!

Leave A Comment