No mundo digital, quem sabe desenvolver uma estratégia de marketing sai na frente.

Isso porque é impossível para uma empresa ter visibilidade hoje sem ter também presença online, nem que seja apenas uma página no Facebook.

Para empresas do mercado B2B (business to business ou empresa para empresa) não podia ser diferente.

Seu processo de vendas é complexo, com custos mais altos e está menos ligado ao emocional do cliente. Sendo assim, o marketing digital vem como grande aliado para fazer conexões mais significativas, atrair leads mais qualificados e acelerar a jornada de compras.

Por conta disso, é essencial investir no marketing digital – junção das mídias sociais com o engajamento offline, pois sua comunicação ficará muito mais natural e transparente.

Te mostro agora quais estratégias você pode usar na sua empresa:

1. Marketing de conteúdo

Essa é a onda do momento.

Entregar um material informativo e de qualidade, sem necessariamente citar sua empresa, despertará no lead um maior interesse.

Se você gera um conteúdo relevante para seu público alvo, este por sua vez passará a te acompanhar e, consequentemente, sua empresa ganha referência no mercado.

Crie materiais que contribuam para resolver os problemas, que ajudem a solucionar dúvidas e apontar caminhos para quem irá consumi-lo.

Portanto, além de atrair e impactar, produzir conteúdo tem a capacidade de informar/educar o lead de modo a deixá-lo apto para adquirir seu serviço ou produto.

É possível fazer marketing de conteúdo através de artigos em blog ou Linkedin, eBooks, infográficos, depoimentos, dicas, vídeos, planilhas ou qualquer outro material significativo.

O importante é ter relevância e qualidade.

2. Redes sociais

Acompanhe os resultados

Isso não é novidade para ninguém: quando querem saber algo sobre a sua empresa, vão na hora fazer uma pesquisa no Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter etc

Portanto, ter um perfil atrativo em pelo menos uma rede social facilitará para que seus leads tenham contato com a sua empresa.

As redes ampliam o relacionamento com o usuário e aumenta as possibilidade de transformar um prospect em cliente, já que humanize sua marca, fazendo com que se identifiquem com sua marca.

Além disso, ao desenvolver um planejamento exclusivo para as redes sociais, é possível segmentar suas postagens em direção ao público que queira atingir e ainda investir para que o alcance das mesmas possa ser cada vez maior.

Com os post há muitas possibilidades: divulgar seu conteúdo, anunciar novidades dentro da sua empresa, novos produtos ou serviços, encantar o público, fazê-lo se identificar e torná-lo um fiel seguidor.

Então conheça bem o perfil do seu cliente e mais: escolha as redes que mais se adequem ao perfil da sua empresa. A chave aqui é qualidade e não quantidade.

3. E-mails marketing

Os e-mais ainda são uma ótima pedida. Principalmente dentro do mundo dos negócios, pois fazem parte desse dia-a-dia e são muito efetivos.

O conteúdo das mensagens vai depender da sua base de leads, por isso desenvolva uma estratégia adaptada ao perfil, ou perfis, da mesma.

Através dos deste canal sua empresa tem várias opções: enviar promoções, informações exclusivas, conteúdo para nutrir sua base e por aí vai. Segmente e selecione o que irá enviar: desde o título do e-mail até a despedida devem ser pensados para atrair e engajar quem está lendo.

Atente-se para a produção de mensagens que não incomodam ou viram spam, pois dessa maneira seus leads ficarão satisfeitos em receber seus e-mails, diminuindo as chances de descadastro.

4. SEO

O famoso SEO…

Se ainda não trabalha na otimização do seu site, comece agora! Você está perdendo uma grande oportunidade de alcançar pessoas e ter visibilidade na vasta Internet.

Invista em análise de dados e ferramentas que te auxiliem no aprimoramento do seu SEO. Escolha palavras-chave, use Facebook Ads e Google AdWords, estruture melhor seu site; esses primeiros passos já abrem as portas para você.

Pesquise, estude, fique atento às novas atualizações; construa um SEO poderoso.

5. Mobile

Já é fato que a maioria das pessoas navegam pela Internet através dos dispositivos móveis.

A facilidade que as novas tecnologias trouxeram, permite um consumo bem mais amplo e acessível de tudo o que é posto na Internet.

Portanto, se sua empresa quer atrair clientes, é de extrema necessidade desenvolver o marketing digital adaptado ao mobile. Por isso é tão importante desenvolver canais otimizados para mobile e sites responsivos, que adaptam todo o conteúdo e imagens para os celulares, tablets e smartphones.

6. Estratégia Programa de Indicações

Relacionamento com o cliente

Esta é uma oportunidade para quem quer inovar.

Ao optar por esta estratégia, é possível fazer uma junção marketing boca a boca com o marketing digital.

Ao investir em um bom programa de indicações, sua empresa não só conquista novos clientes, mas também fideliza aqueles já estão com você.

Sempre que puder, faça um redirecionamento para seu programa de indicações: coloque CTAs em seu site, final de e-mails e pesquisas; divulgue nos canais de comunicação que sua empresa utiliza; crie landing pages fáceis de acessar e compreender; redija mensagens personalizadas com links prontos para a pessoa indicar.

Use e abuse da facilidade e das vastas possibilidades que o mundo digital possibilita a você.

Agora é só escolher a ou as estratégias de marketing digital que mais irão funcionar no seu modelo de negócios.

Adapte-se ao mundo digital e invista no futuro da sua empresa!