//O e-mail marketing não morreu! Descubra 6 passos para aumentar as vendas na indústria com essa estratégia

O e-mail marketing não morreu! Descubra 6 passos para aumentar as vendas na indústria com essa estratégia

Que o mundo está se conectando de uma forma mais rápida e fácil não é mais novidade para ninguém. Segundo o We Are Social o Brasil é o terceiro país que fica mais horas conectada na internet, cerca de 9 horas do dia.

Com o crescimento dos aplicativos de mensagens instantâneas, há quem diga que o ato escrever e enviar e-mails é coisa de gente velha.

Porém, a verdade é que quem domina essa estratégia é capaz de criar um relacionamento mais consistente com seu destinatário e gera grandes oportunidades de vendas.

Mas, para entendermos como é possível se comunicar de forma efetiva por e-mail, é importante antes saber “como” e “quando” usar esta técnica.

Você deseja atingir seu público da forma certa? Quer engaja-lo e aumentar suas vendas?

Acompanhe este conteúdo e descubra como.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação utilizada entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes.

O primeiro e-mail enviado no mundo foi registrado em 1971. Quem o enviou foi Ray Tomlinson (EUA) e a mensagem foi destinada para ele mesmo, em uma espécie de teste em que o conteúdo da mensagem era algo como “teste 1-2-3-4” ou uma mistura de letras aleatória.

O sucesso foi tanto que já se passaram 48 anos e ainda usamos o e-mail nas empresas para nos comunicar com colegas, parceiros, clientes e prospects.

Antigamente, a ideia de usar o e-mail nas empresas era atrelado a uma ferramenta de marketing para enviar propagandas em uma versão online (antes conhecido como “mala direta”).

Assim, o e-mail se tornou um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas de longe eram relevantes para quem as recebia.

Enquanto muitas empresas enchiam os correios eletrônicos de seus leads com propagandas e spam invasivos, em meados de 1995 surgia nos Estados Unidos a primeira rede social, o Classmate.

Com todas as mudanças e revoluções da internet, muitos chegaram a acreditar que o e-mail estava acabado.

No entanto, a realidade não poderia ser mais diferente. Muitos especialistas em marketing digital ainda consideram o e-mail marketing como uma das formas mais eficientes de comunicação.

Por que usar e-mail marketing?

As empresas que desejam aumentar suas vendas devem olhar com mais atenção para este canal e utilizá-lo como meio de aproximação com seu público, pois pelo e-mail é possível engajar, fidelizar e se relacionar com seus prospects (prospect é uma pessoa que procura uma solução para seu problema, porém que ainda não foi convertido para adquirir seu produto).

É claro que ter muitos seguidores no Instagram, fãs no Facebook e hashtags posicionadas no topo do Trend Topics no Twitter é muito bom, mas trabalhar com uma estratégia de e-mail marketing em conjunto é muito mais.

Imagine que seu cliente tenha visualizado um vídeo postado em seu feed e neste post você mostre a funcionalidade do seu produto.

O interesse do usuário é despertado e ele comenta em seu post para saber mais.

Entre muitas medidas que você possa tomar para manter essa relação com este lead é provável que sua equipe de marketing solicite o e-mail e o telefone do prospect, através de um formulário (Landing Page).

O usuário por sua vez, se sentirá mais a vontade de passar o e-mail.

É com uma oportunidade semelhante a esta, que o e-mail torna essa relação mais consistente e cria uma conexão mais pessoal e íntima.

Essa é uma estratégia que precisa ser nutrida com o tempo e explorada com cuidado, já que os resultados se tornam mais concretos.

Sendo assim, o envio do e-mail marketing teve que evoluir.

Alguns exemplos de e-mails que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são:

  • Promoções;
  • Confirmação de compra;
  • Newsletter.

A verdade é, só envia e-mail marketing  invasivo quem ainda não aprendeu a torná-lo eficaz.

O e-mail marketing  é uma estratégia que acompanha o marketing digital. É necessário elaborar um bom fluxo de disparo de e-mails para que sua equipe de marketing consiga nutrir leads, qualificá-los, vender e por fim atingir as metas.

Como já entendemos que não adianta enviar uma enxurrada de e-mails para uma lista de potenciais clientes sem antes criar uma relação, vamos te ensinar a como ser efetivo no envio de seu e-mail marketing .

Acompanhe a seguir os 6 passos para ser efetivo e aumentar suas vendas com essa estratégia.

1. Selecione sua base de contatos

A primeira dica para ter sucesso no envio do e-mail marketing é fazer um check-up na sua base de contatos.

Analise os contatos e os qualifique.

É muito importante que essa seleção seja feita, pois, com a qualificação, você definirá quais contatos da sua lista não demonstram mais interesse no seu negócio.

Esteja sempre de olho nos destinatários inválidos (hard bounce), nos não entregues (soft bounce), nos que pediram descadastro e nos sinalizados como SPAM.

Caso você perca muitos contatos nessa seleção, invista na construção de uma lista orgânica. Que pode ser feita pelo Inbound Marketing.

2. Segmente sua lista de e-mails

Agora que você tem uma lista de e-mails qualificados, o próximo passo é segmentá-los.

Para isso, acompanhe os assuntos que seus leads mais têm buscado e consumido em seu site.

Com essa informação, você terá em mãos os dados para enviar sua primeira mensagem, conteúdos e ofertas personalizadas de acordo com as preferências de cada contato.

3. E-mail personalizado

Para fazer os olhos do seu lead brilharem e despertar o interesse em te conhecer e principalmente comprar o seu produto, seja claro e objetivo.

Adote uma abordagem diferenciada. Chame os leads pelo nome, procure sempre falar a mesma língua que eles e seja receptivo sempre.

É importante essa aproximação mais humana com o seu lead, pois ela impactará na decisão de venda, futuramente.

4. Conteúdo relevante

Escrever um e-mail ou lotar a caixa de entrada de prospects, qualquer pessoa pode fazer.

Mas instigar o interesse do lead é uma estratégia que precisa ser estudada e analisada. Portanto, desperte a curiosidade do potencial cliente no título a ponto da chamada gerar a abertura do e-mail.

Por meio do e-mail é possível engajar seu lead, por isso, estude o que ele deseja receber por e-mail.

5. Tenha uma ferramenta de automação

Para otimizar o envio dos e-mails marketing tenha uma ferramenta que automatize o disparo deles para você. O MailChimp pode ser uma opção de plataforma de automação para o marketing e e-mail marketing da sua empresa.

Caso ainda não tenha uma ferramenta de automatização, invista em uma!

Só desta forma você otimizará seu tempo e melhorará seus resultados e duplicará a produtividade da sua equipe.

6. Teste, teste, teste e teste

Ninguém simplesmente começa algo que dá certo do nada. É preciso ter paciência para os resultados chegarem.

Um dos testes mais conhecidos no marketing digital é o Teste A/B. Esse teste consiste no envio de dois e-mails similares, que possuem uma particularidade que os diferenciam na hora do envio.

Por exemplo, se você precisa saber em qual posição uma CTA converte mais, envie ambos com CTA em posições diferentes.

Ao analisar os resultados você verá qual converteu melhor seus leads e o que pode ou não ser modificado. Nesse caso, a posição do CTA.

Crie relacionamento e realize vendas com o e-mail marketing

Neste artigo você conferiu dicas para aumentar as vendas na indústria com e-mail marketing e pôde entender que se o seu intuito for se relacionar, engajar e fidelizar seus leads e clientes é preciso criatividade, paciência e pessoalidade.

Não lote a caixa de entrada de seus clientes.

Vender por e-mail não exige grandes investimentos, pois só é necessário uma ferramenta de otimização para enviar suas mensagens, uma lista de contatos qualificados e segmentados e um conteúdo bem estruturado.

Com o e-mail marketing sua empresa se comunicará com qualquer pessoa no mundo.

Se você seguir todo esse passo-a-passo logo estará apto para vender por e-mail e aproveitar os resultados que certamente virão com essa estratégia.

Vamos enviar um e-mail agora?

Escrito por: Gleice Prado, Jornalista e Redatora especialista em marketing digital na Ideal Marketing.