Meta: Leia nosso post e saiba por quais motivos a estratégia do omnichannel na indústria é necessária e como aplicá-la para otimizar seus processos de vendas. 

A estratégia do omnichannel na indústria é essencial para que os diversos canais de vendas e atendimento melhorem sua integração e comunicação com o consumidor 4.0.

Há muito tempo, a internet e a tecnologia permitem que as vendas, e todos os outros contatos, sejam realizadas pelos mais variados canais, podendo começar no ambiente online e terminar no físico e vice-versa, ou ainda ficar em apenas em um deles. 

Para uma estratégia assertiva, todos esses canais precisam estar integrados e a indústria precisa trabalhar de tal forma que não existam lacunas, tanto para o cliente, como para os colaboradores dos setores envolvidos, como: vendas, marketing, suporte, logística, etc.

Esse é o objetivo da estratégia do omnichannel na indústria.

Ficou interessado? Continue lendo nosso post e saiba como otimizar suas vendas usando esse conceito.

Sobre o omnichannel na indústria

O omnichannel na indústria já não é mais uma tendência e, sim, uma ferramenta essencial.

Ela se baseia na integração dos diversos tipos de canais utilizados para atender o cliente.

Essa ferramenta possibilita que o cliente seja atendido pelos variados canais online disponibilizados e também pelo offline, em ambos o consumidor é atendido com eficiência, já que há uma integração entre eles.

O omnichannel permite, portanto, que não seja necessária aquela experiência terrível do cliente ter que repetir inúmeras vezes o mesmo diálogo para chegar à solução do seu problema. 

Ou ainda entrar em contato por algum canal e ser direcionado para outro.

A integração entre os diversos meios de contato permite que ele use o canal mais apropriado para o momento e, mesmo assim, tenha o problema resolvido de forma eficiente e satisfatória.

Por que o omnichannel é necessário na indústria?

Há muito tempo se fala que a internet mudou o perfil do consumidor, tanto B2B, como B2C.

Sem dúvida, a presença online é indispensável para que o comprador chegue até a sua marca, afinal, todos nós vivemos conectados e utilizamos os mais diferentes canais para nos comunicarmos e buscarmos o produto desejado, seja por interesse próprio ou para benefício da empresa. 

O comprador pode, por exemplo, conhecer o seu produto através da busca orgânica (quando procura algo no Google, mas optar por uma conversa nas redes sociais para iniciar o contato de compra.

Ou ainda ter comprado algo localmente e querer resolver algum problema ou sanar alguma dúvida online.

Por isso, é fundamental desenvolver uma estratégia de comunicação omnichannel na indústria, ou seja, uma sincronia perfeita entre todos os canais e setores que poderão vir atender o seu cliente. 

Fique atento! Para garantir um bom atendimento ao cliente, todos os canais devem falar a mesma língua e oferecer a mesma eficiência e qualidade, e isso envolve desde uma resposta a um email, uma visita presencial, até o contato por telefone ou via chatbot. 

Como aplicar o omnichannel na indústria?

Dois pontos precisam ser destacados para aplicar o omnichannel na indústria: as ferramentas e os colaboradores. 

Primeiro é preciso mapear todos os processos para uma melhor compreensão de tudo o que precisa estar integrado na indústria.

Depois é preciso contar com ferramentas de automação que promovam a integração entre os setores, em especial para o atendimento e registro de tarefas de cliente. 

Ferramentas de abertura e acompanhamento de ticket de atendimento podem ser uma boa opção.

Também é preciso treinar toda a equipe, tanto para saber lidar com as ferramentas e demandas, bem como para realizar o melhor atendimento possível em todos os canais disponibilizados para o relacionamento com os clientes. 

Gostou do nosso artigo? Que tal seguir o blog de marketing digital da W7 para ter mais insights sobre atendimento, vendas e marketing?

Esse post foi escrito pela W7, uma agência especializada em marketing digital e apaixonada por resultados.