//Como montar uma cozinha industrial funcional

Como montar uma cozinha industrial funcional

A cozinha industrial é um espaço onde são utilizados equipamentos específicos e profissionais para o preparo de uma grande quantidade de alimentos, como em restaurantes e escolas. Por isso, se você lida com produção e comercialização de refeições, é importante contar com um ambiente que facilite seu trabalho.

Desta forma, é fundamental investir em um local apropriado, que ofereça praticidade no preparo dos alimentos e garanta organização, funcionalidade e qualidade. Além disso, é preciso estar atento à higienização e à manutenção da cozinha.

Equipamentos para cozinha industrial

Para escolher equipamentos para cozinha industrial, é importante ficar atento, sobretudo, às legislações e aos regulamentos da Associação Brasileira de Normas Técnicas, do INMETRO e do CREA. Isso garantirá a eficiência do ambiente e a funcionalidade dos equipamentos.

Equipamentos de refrigeração

Equipamentos que compõem as cozinhas industriais costumam ser adquiridos de acordo com as especificidades de cada negócio. Mesmo assim, em geral, é indispensável contar com um sistema de refrigeração que mantenha os produtos frescos e com qualidade.

Um exemplo é o balcão refrigerado, que serve para conservar alimentos na temperatura adequada, por mais tempo. Além disso, a geladeira também é essencial para guardar e preservar alimentos que devem ser mantidos frios.

A câmara fria, por sua vez, é muito utilizada em frigoríficos e supermercados, para otimizar o armazenamento e o congelamento de mercadorias como carnes, que exigem uma conservação mais rigorosa. Apesar disso, também pode ser útil utilizar um freezer para armazenar os demais produtos.

Se você costuma oferecer bebidas, a máquina de gelo pode facilitar o dia a dia, produzindo cubos com mais rapidez e eficiência. Também pode ser interessante adquirir uma máquina de bebidas ou uma cervejeira, que mantém a bebida na temperatura ideal.

Equipamentos para cocção e preparo

O preparo de determinados pratos exige aparelhos como moedor de carne ou processadores de alimentos, que são práticos e ajudam a acelerar o processo de produção. É recomendado ainda adquirir fritadeiras e chapas para o preparo de carnes e outros alimentos.

Eletrodomésticos como forno e fogão também são importantes, porque auxiliam no preparo de alimentos desde as etapas básicas, como cozimento, até a finalização, como as etapas de dourar ou gratinar os pratos.

Batedeiras e liquidificadores, por sua vez, são produtos indispensáveis para a fabricação de bolos, tortas e cremes, já que facilitam o preparo de misturas. Outro equipamento que oferece praticidade é o extrator de suco industrial, que acelera a produção de bebidas, otimizando o tempo.

Eletrodomésticos básicos para cozinha industrial

Alguns eletrodomésticos são considerados fundamentais para a funcionalidade de uma cozinha industrial, como coifas, exaustores e depuradores, que ajudam a reduzir ou eliminar fumaça e odores, deixando o ar mais limpo e o ambiente mais agradável.

Vale contar também com uma lavadora de louças, que será essencial no processo de higienização dos utensílios necessários no dia a dia, garantindo praticidade, eficiência e rapidez na limpeza.

Disposição dos elementos em cozinhas industriais

A disposição dos elementos na cozinha industrial costuma ser influenciada por fatores, como número de pessoas trabalhando, quantidade, tipo e tamanho dos equipamentos, tipo e demanda de alimentos e espaço necessário para armazenamento dos produtos.

Em uma cozinha industrial, há três áreas principais: armazenamento, referente à estocagem de produtos, fogão, responsável pela cocção e preparação de alimentos, e cubas, específicas para limpeza de equipamentos e utensílios.

Para manter a qualidade e garantir a agilidade no trabalho, estas áreas devem formar um triângulo no ambiente. Dessa forma, a mercadoria pode ser armazenada em locais apropriados e preparada sem atrasos nem desperdícios, assim como o espaço pode ser mantido devidamente higienizado.

Cada área deve seguir os padrões adequados e acomodar os equipamentos necessários. Vale também reservar um espaço no armário de cozinha para armazenar materiais de limpeza, de forma que não fiquem em contato com os alimentos.

Gostou das dicas sobre como montar uma cozinha industrial? Deixe seu comentário abaixo!

Fonte: Leroy Merlin