Quer fazer a sua empresa crescer, mas não sabe por onde começar? Então, você chegou ao local certo!

Afinal, sabemos que na atualidade há maior competitividade no mercado, isso porque muitas marcas estão apostando em presença digital, um dos passos fundamentais para aumentar as vendas e outros resultados para o seu negócio. 

No entanto, construir autoridade e ter uma marca reconhecida não é uma tarefa tão simples quanto parece. Para não ficar para trás da concorrência é necessário aderir a alguns processos.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira os seguintes tópicos:

Por que investir na presença digital?

Ter presença digital é crucial para aumentar a autoridade da marca, visto que isso significa ter um diferencial, o que se torna vantagem para o negócio crescer e se destacar.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), “97% dos entrevistados afirmaram buscar informações na internet antes de comprar em uma loja física”.

Em outras palavras, podemos considerar que, na internet, qualquer negócio pode atrair mais visitantes e converter os leads em clientes. De maneira geral, ao investir em presença digital é possível garantir as seguintes vantagens: 

  • Aumentar a autoridade e se diferenciar;
  • Ser facilmente encontrado nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo;
  • Atrair mais clientes;
  • Aumentar o faturamento e lucratividade;
  • Melhorar os resultados.

Portanto, se você não aposta na presença on-line, dificilmente terá uma autoridade e, consequentemente, não será vista pelo público-alvo. 

Mas, afinal, o que é autoridade digital?

Autoridade digital, ou autoridade on-line, como também é conhecido, está relacionado a presença que uma empresa possui na internet. O que isso significa?

Em suma, trata-se de uma marca reconhecida, na qual é referência no segmento de atuação. 

Por exemplo, se uma empresa de máquina de solda elétrica oferece seus produtos on-line, é imprescindível que seja vista como referência no seu mercado de atuação, ou seja, deverá ser reconhecida como uma companhia que possui credibilidade, bem como especialidade no segmento.

Com a presença digital, é possível considerar que se torna uma vantagem para um negócio crescer, não é mesmo? Se restam dúvidas sobre isso, leia o próximo tópico.

Como a presença na internet influencia na autoridade da marca?

Quando falamos em presença digital, relacionamos ao aumento de visibilidade do público, bem como reconhecimento no mercado. Afinal, uma vez que a empresa está na internet, tende a ter mais pessoas que conhecem a sua marca e se identificam com ela.

Ou seja, com sua presença on-line, maior será a chance de ter autoridade. Vale lembrar que isso será possível com bons investimentos em estratégias digitais para crescer a sua marca e fortalecer o seu negócio. 

Sem a presença on-line a companhia perde muitas oportunidades de negócio. Aliás, já parou para pensar em oferecer produtos como, por exemplo, transformador de solda e ser lembrado pelo público-alvo como referência no segmento? Ser visto e lembrado antes da sua concorrência é excelente.

Portanto, uma forte presença digital proporciona muitos benefícios, inclusive, influencia na autoridade da marca, gerando mais credibilidade para atrair mais clientes. De modo geral, é a imagem que a sua organização irá transmitir às pessoas nos meios digitais, assim, se comunica e se relaciona com os diversos públicos.

Vantagens da presença digital

Uma das vantagens é a influência na autoridade da marca. Não só isso, como também promove o aumento da visibilidade de sua empresa, bem como maior credibilidade. Com isso, o gestor pode atrair mais clientes para o seu negócio ao obter um diferencial.  

Para tanto, é necessário implementar algumas táticas para ter uma forte presença na internet e, consequentemente, gerar autoridade e conquistar bons resultados, levando a sua empresa para outro patamar. Quer saber como fazer a sua marca crescer? Continue a leitura!

Presença digital: 5 passos para aumentar a autoridade da marca

Se engana quem pensa que para ter forte presença na internet é preciso criar apenas um site, uma conta nas redes sociais ou um e-commerce de sucesso. 

Para ser visto nos meios digitais com autoridade no segmento, é imprescindível pensar em estratégias assertivas e eficazes, com o objetivo de gerar visibilidade e aumento das vendas. Abaixo, separamos alguns passos para te ajudar a criar a autoridade da sua marca.

1. Planejar suas estratégias 

Sabemos que planejar ações nas empresas contribuem significativamente para o sucesso do negócio. E quando envolve a presença digital, planejar suas estratégias são imprescindíveis, afinal, você vai aderir às táticas do marketing digital para gerar visibilidade, reconhecimento da marca e atrair novos consumidores.

Para isso, é ideal conhecer bem o seu público, a fim de oferecer as melhores soluções para os potenciais clientes. Assim, poderá ser facilmente encontrado no Google por meio de uma pesquisa orgânica. 

Uma dica importante é focar sempre na persona do seu empreendimento, pois, dessa maneira, será mais fácil atrair os leads, o que dispensa as estratégias de mídias pagas, gerando menos custos para sua companhia.

2. Aprimorar o seu site 

Como dito anteriormente neste post, ter um site não é garantia de que sua empresa terá forte presença na internet. A verdade é que não basta estar inserido nos meios digitais para ter sucesso.

A empresa deve investir em melhorias constantes, isso inclui ter um site com informações relevantes e um bom design, por exemplo. Vale lembrar da fácil navegação que oferece aos visitantes, tendo em vista que em casos de experiências negativas, geram aumento da taxa de rejeição, um fator que influencia na perda de competitividade.

Um design profissional, portanto, é a chave para a sua empresa crescer na internet. Sabe por quê?

Um dos motivos é a confiança que o design irá transmitir aos visitantes, além de chamar atenção e construir uma relação com seus clientes.


Veja também:


3. Acreditar no SEO

Certamente você já conhece o termo SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que otimização dos mecanismos de busca. Há quem tenha dúvidas sobre usar essa estratégia orgânica, mas é possível garantir muitas vantagens para sua marca, inclusive mais autoridade.

Com as técnicas de SEO bem elaboradoras, o seu site, blog, loja virtual, marketplace entre outros, serão facilmente encontrados por meio de pesquisas orgânicas no Google, por exemplo. 

Dito isso, essa otimização gera mais tráfego orgânico no site, eliminando a necessidade de altos investimentos em mídias pagas, pois resulta em uma melhor experiência do usuário e faz você se destacar dos concorrentes. 

4. Criar um blog e investir em conteúdos relevantes

Além de criar um site do seu negócio, ter um blog é fundamental para aplicar o marketing de conteúdo

Isso significa criar conteúdos relevantes de acordo com o seu tipo de negócio, ou seja, se você atua com indústria, é ideal apostar em assuntos que, de alguma forma, atrai a atenção do público e, consequentemente, sanar dúvidas e gerar conversões.

Pode não parecer, mas com a criação de conteúdos, é o consumidor quem vai até você, e não a sua marca que vai até o cliente oferecendo soluções para ele, um exemplo disso é a estratégia de Inbound Marketing.

5. Utilizar as redes sociais

Estar presente nas redes sociais é indispensável! Apesar de o segmento B2B ter um público mais nichado, é provável que um potencial cliente busque por serviços de empresas que prestam serviços de demolição de concreto, por exemplo, em pesquisas em plataformas como Instagram, Facebook, e até mesmo LinkedIn.

Interagir com respostas em comentários, por exemplo, é uma excelente maneira de gerar relacionamento com o seu público, bem como gerar credibilidade e maior audiência para o negócio.

Até porque, dificilmente você, como consumidor, irá adquirir serviços de uma empresa que não está ativa nas redes sociais, não é mesmo? Em meio a tantos golpes virtuais e falsas contas comerciais, faz com que os consumidores se tornem mais exigentes.  

Portanto, tenha um perfil profissional com foco em sanar dúvidas dos clientes, além de considerar os feedbacks negativos como algo positivo para o seu negócio crescer mais.

Isso mostra que a sua empresa se preocupa, acima de tudo, com a satisfação de seus clientes, como resultados, aumentam seus seguidores, curtidas e engajamento constante. Aumente sua visibilidade apostando em diferentes plataformas digitais!

Dica extra! Faça estratégias de Guest Post

Você já ouviu falar em guest post? Se a resposta for não e ainda não aposta nessa estratégia, acredite: a sua marca está perdendo a oportunidade de ser encontrada e de ter melhor posicionamento no Google.

Afinal, os guests posts são os artigos de convidados, no qual o objetivo é publicar um conteúdo relevante sobre determinado nicho e referenciando -com backlinks- para o site de sua empresa, como, por exemplo, um conteúdo do blog. Em outras palavras, é a maneira de criar e publicar conteúdos em outros sites que não sejam o da sua empresa. 

Resumidamente, é uma tática de sucesso para gerar mais relevância para site ou blog – independente do segmento – a fim fazer todas as estratégias digitais funcionarem.

A verdade é que muitos gestores deixam, muitas vezes, de aderir à troca de conteúdos ao pensar que está favorecendo apenas o site do convidado. Muito pelo contrário, pois o guest post é benéfico para ambos, ou seja, não faltam motivos para fazer essa estratégia e obter todas as vantagens, como: 

  • Gerar tráfego orgânico: com a publicação de posts em outros blogs é o que atrai tráfego qualificado para o seu site ou blog;
  • Atrair clientes: no conteúdo pode ser creditado o nome do autor e da empresa, mas alguns citam apenas o nome do negócio, porém tudo isso influencia na autoridade e, consequentemente, atrai mais clientes interessados em conhecer sua empresa;
  • Aumentar a audiência: outro fator importante, pois ao escrever para um blog diferente do seu, promove uma audiência maior, visto que muitas pessoas conhecem a sua marca por meio de referências de outros sites;
  • Oportunidades de negócios: guests posts impactam maior visibilidade, reconhecimento e, dessa maneira, em oportunidades para fazer a marca crescer; 
  • Melhora o posicionamento nos mecanismos de busca: a sua empresa pode ser encontrada no Google de modo mais rápido e orgânico devido aos guests posts. Afinal,os algoritmos dos motores de busca entregam os sites mais relevantes e confiança, logo, o guest post influencia na autoridade da marca. 

Sendo assim, com os backlinks inseridos os conteúdos para outro blog, ou seja, links nos quais outro site aponta para alguma página sua, é possível criar uma audiência, que possa engajar e converter o maior número possível de leitores em clientes.

Conclusão

Construir uma presença digital, ou melhor, uma forte presença na internet, é uma forma de gerar novas oportunidades para fazer a sua marca crescer, visto que, na atualidade, é possível encontrar muitas empresas que investem nos meios digitais.

Por isso, a presença on-line é um dos fatores que contribuem significativamente para gerar autoridade da marca, a fim de destacar os negócios dos concorrentes e, consequentemente, ser visto no seu mercado.

Com maior audiência e credibilidade, aumentam as chances de converter leads em clientes, um dos principais objetivos dos gestores. O guest post, por exemplo, é uma ótima tática para gerar presença digital, autoridade, melhorar o posicionamento nos motores de buscas (Google), e muitas outras vantagens.

Portanto, ao fazer esses passos você pode levar a sua empresa para outro patamar, fazendo com que todas suas estratégias digitais funcionem. Então, o que está esperando para começar a criar sua presença digital?

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

About the Author: Thais Teixeira

Avatar
Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

Posts Relacionados