Se você chegou até aqui, provavelmente já deve conhecer algumas vantagens de sistemas de CRM ou, pelo menos, os aspectos por trás desse conceito.
Caso sua intenção seja vender para outras empresas, este é o texto para você! Separamos abaixo 4 funções de CRM que vão te ajudar no mercado B2B.
Particularidades das Vendas B2B
Primeiramente, o mercado em geral é separado em dois modelos principais: B2B (Business to Business ou Empresa para Empresa) e B2C (Business to Customer ou Empresa para Cliente).
A venda para empresas contém algumas particularidades. Como corporações não podem pensar como indivíduos, elas dependem de:
- Mais pessoas para a tomada de decisões de compra;
- Maior tempo para a logística da avaliação de produtos;
- Redução máxima de riscos, ou seja, compras impulsivas não têm espaço (como é comum no modelo B2C).
Ou seja, o grau de complexidade em comércio B2B exige uma atenção especial durante todo o processo de compra.
Do lado de quem vende, também existe a demanda de um acompanhamento diferenciado. Não é aceitável que um cliente seja perdido pela falta de atenção e outros fatores humanos.
Então como um sistema de vendas e relacionamento, como o CRM, pode auxiliar nas minhas vendas B2B?
Funções de CRM voltadas para B2B
Se chegamos à conclusão anterior, então podemos concordar que uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente é de muita ajuda.
A elevada complexidade do mercado B2B exige um panorama amplo de todas as negociações em andamento. Não apenas isso, como as ferramentas para o follow-up precisam estar adequadas para os melhores resultados.
Veja abaixo quais são as funções do CRM que vão te dar suporte nessas tarefas:
Gestão em Funil de Vendas
Um dos melhores jeitos de fazer o bom acompanhamento de uma tarefa é dividi-la em partes. A função do funil de vendas (ou pipeline), portanto, é ilustrar como se dá cada ação realizada, desde a primeira abordagem até o fechamento da venda.
Todos os CRMs modernos têm alguma forma de estrutura visual de pipeline, que normalmente é disposto horizontalmente. Então cada lead (potencial cliente) vai ser movido dentro da cadeia de etapas de venda, sendo representados por algum elemento, como retângulos de diferentes cores.
Além disso, é possível também filtrar as negociações por segmento, tarefas marcadas ou data de criação. Assim, os vendedores conseguem filtrar suas negociações por prioridade, além de nunca se esquecerem de algum cliente e deixa-lo “frio”. Empresas exigem maior atenção por parte dos vendedores.
Automação de Propostas Comerciais
Elaborar orçamentos/propostas comerciais para fechamento de vendas exige alto gasto de tempo em tarefas manuais.
Para evitar isso, alguns CRMs para vendas B2B contam um sistema de automação de propostas. Assim basta apenas preencher um formulário padrão e, pronto, todos os campos necessários são preenchidos e você pode enviar propostas com qualidade, sem erros e em tempo recorde.
Geração de Contratos e Ordens de Serviço
A geração de outros documentos, como contratos e ordens de serviço, também é essencial para manter a segurança jurídica de suas operações comerciais.
Dessa forma, os CRMs disponibilizam automação para outros documentos, além das propostas. O processo é semelhante, sendo necessário apenas preencher um conjunto básico de informações para a elaboração de cada arquivo.
O CRM é a ferramenta ideal para vendas B2B
Com o uso de plataformas de CRM, é possível ter resultados melhores em vendas B2B. Ela será a ferramenta essencial para garantir o melhor acompanhamento junto ao cliente.
Esperamos que esse texto tenha fornecido uma base para a utilidade dessas funcionalidades ao seu negócio!