Ao pensar em marketing para indústrias, a tendência é que pensemos em marketing B2B (business-to-business). Isto é, marketing de uma empresa para a outra. Dessa forma, as abordagens, estratégias e conteúdos devem ter propósitos específicos para agregar nas suas ações de marketing.
E para esse tipo de contexto empresarial, o email marketing é extremamente efetivo. É a forma que você tem de se comunicar diretamente com fornecedores, clientes e futuros clientes. Além de ser um canal super eficiente para reforçar seu posicionamento de mercado.
Garanta uma comunicação alinhada e produtiva da sua marca. Veja as 5 técnicas que separamos para te orientar na construção de campanhas de email marketing.
5 técnicas de email marketing para indústrias
A construção de email marketing em si, pode parecer simples. Sentar, selecionar temas e explorá-los ao longo do corpo de um e-mail, certo?
Errado! Apesar de a prática tornar o processo mais fácil, existe uma série de fatores e técnicas em pauta que garantem seu sucesso nessa empreitada. É disso que vamos falar abaixo:
#1 Crie uma estratégia e conheça sua persona
Em primeiro lugar, todas as suas ações de marketing, não apenas com email, devem ser fundamentadas em uma estratégia que traga um objetivo para o que está sendo feito.
Se uma campanha será enviada semanalmente, deve-se definir em estratégia por qual razão, qual o objetivo final, metas traçadas, qual abordagem de comunicação será usada, etc…
E para pensar em tudo isso, nossa dica é que você e sua empresa estudem sua persona. Entender com quem você está falando garante que sua estratégia faça sentido, e que com isso você cause o impacto que deseja neste público.
Resumindo, você precisará criar X documentos essenciais:
- Estratégia de marketing de conteúdo
- Ficha de persona
- Plano de email marketing
#2 Crie uma base e segmente ela
Se você ainda não tem uma base de contatos, seu foco deve ser em construir ela. Preocupe-se em contratar um CRM e construir iscas para conversão do público. Seja um botão para newsletter ou um catálogo especial, tudo isso pode ser traçado na sua estratégia.
Junto com a criação da base, deve-se pensar no cultivo dela de forma segmentada. Algumas pessoas estão em um processo de decisão de compra diferente de outras. Alguns contatos tem interesses diferentes de outros e você deve levar isso em conta para não lotar a caixa de entrada de todos de forma inconsistente.
Você pode optar por segmentar sua base por:
- Clientes
- Prospects
- Fornecedores
- Ex fornecedores
- Ex clientes
- Tipo de produto que compra
Essas são só ideias, porque na realidade a segmentação depende muito de cada negócio. Cabe a você entender de que forma seu público avança em diferentes etapas da jornada de compra.
#3 Tenha consistência e seja presente
É importante levar em conta no seu plano de marketing a consistência nos conteúdos. E isso vai desde a frequência de envios, até a linguagem usada para comunicar o que você deseja.
Concentre-se em distribuir as campanhas muito bem ao longo das datas, para não sobrecarregar a persona com seus conteúdos e saturar o seu nome/da sua marca.
Por outro lado, é preciso manter a frequência e a presença para não ser esquecido. Veja uma sugestão de tópicos para incluir no seu planejamento de email marketing para indústrias:
- Newsletter
- Promocionais
- Eventos
- Conteúdo útil e relevante
#4 Copywriting é o elemento chave para o sucesso com email marketing
Copywrite é uma técnica de escrita que consiste, basicamente, em “escrita persuasiva”. Isto é, é um tipo de discurso cujo estilo é publicitário e focado em articular elementos de marca. Seja para finalidades promocionais ou não.
Dentro do copywriting, existem inúmeras técnicas, modelos de construção de texto e direcionamentos específicos. Uma rápida pesquisa te permitirá encontrar listas e mais listas de dicas de técnicas.
Alguns exemplos:
- Storytelling
- Gatilhos (de urgência, escassez, apelo emocional, apelo ao medo etc.)
- Metáforas e exemplos
Concentre seus esforços em garantir que seus emails sejam feitos nesse estilo. Afinal, seu objetivo é persuadir o leitor a tomar uma ação, que geralmente é um clique.
#5 Ideias de conteúdo para marketing industrial
Para concluir, selecionamos algumas ideias de conteúdo para você explorar em seus emails. Anota aí no planejamento!
- Novidades do mercado
- Técnicas e dicas práticas
- Divulgue materiais de outros canais
- Eventos do mercado
- Novidades institucionais da sua empresa (que sejam inovadoras!)
Invista nessas dicas e veja com seus próprios olhos o crescimento que você cultivou!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de redação da Marfin Co., site de marketing digital repleto de conteúdos gratuitos para leitura.