Chegou o momento de você pôr em prática aquele planejamento de melhorar seu negócio próprio através de um empréstimo para indústria. Existem várias Instituições financeiras que oferecem essa oportunidade para você, como a Caixa Econômica Federal (CEF), o Banco Industrial do Brasil (BIB) e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ainda instituições privadas.

Os serviços oferecidos apoiam desde a modernização até a expansão da indústria, por isso escolha com calma aonde você solicitará o empréstimo, não faltam boas opções. Faça um planejamento com o valor do que você realmente precisa e solicite o necessário para cobrir suas necessidades, por exemplo, do serviço que você prestará como a reforma ou compra do imóvel, adquirir novos equipamentos, melhorar seus estoques, entre outros. 

Ao escolher a quem fará o financiamento você deverá apresentar a documentação solicitada de praxe na maioria das instituições financeiras. Lembre-se de que se você estiver com o seu nome na lista de relação de restrições e pendências de órgãos de proteção ao crédito como Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC), SERASA, entre outros, não conseguirá o empréstimo, seu pedido será rejeitado na hora. Veja sua situação e procure regularizá-la o quanto antes.

 

Quais são as exigências da instituição para liberar meu empréstimo?

O empréstimo para indústria é uma ótima oportunidade para geração de novos empregos e crescimento da economia, mas para conseguir ter a aprovação, há algumas exigências, como por exemplo, a comprovação de seus rendimentos, afinal eles precisam saber se você tem condições de pagar as parcelas do seu empréstimo.  Os principais documentos exigidos são: 

  • Comprovante de rendimentos
  • Documentos pessoais: RG e CPF
  • Folha de pagamentos, holerites e Declaração do Imposto de Renda
  • DECORE – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos
  • CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
  • Contrato social da empresa
  • Comprovantes de fluxo de caixa
  • Plano de negócios

Além disso é muito importante apresentar um bom plano de negócios, aqui você deverá detalhar qual é o propósito e as reais necessidades do empréstimo, seja claro e objetivo, esse item tem bastante importância para a concessão do dinheiro. 

Lembre-se que é diferente o empréstimo para uso pessoal, com ele, você pode comprar algo apenas para seu benefício. Já o empréstimo industrial, você precisará para melhorar o seu negócio em busca de crescimento.

 

Qual o valor que será liberado para meu empréstimo?

O banco ou instituição que você escolher determinará o total de crédito a ser liberado de acordo com seus rendimentos fornecidos, e isso pode variar de instituição ou mesmo em seu plano de trabalho, pois é exatamente ali que eles vão ver suas necessidades, mas o empréstimo pode variar a partir de 10 mil reais.

Uma dica é pensar em uma proposta de empresa diferenciada do que existe no mercado, um protótipo do produto acompanhado de um estudo detalhado daquilo que deseja para realizar seu investimento, algo realmente relevante para o crescimento de sua indústria, inclusive com a previsão de lucros, assim conseguirá seu empréstimo para realizar as melhorias em sua indústria.