Se parar para pensar um pouco, é difícil encontrar uma pessoa que não gosta de renovar a decoração de casa com o passar do tempo, não é mesmo Deixar nossas residências mais aconchegantes é uma forma de preparar o local para o descanso de toda a rotina e estresse do dia a dia, tornando esse momento mais prazeroso.

Imaginar uma reforma todas as vezes que você quiser algo diferente é algo que, além de custar tempo e dinheiro, acaba sendo desnecessário caso os espaços da casa não estejam tão prejudicados.

Preparamos este conteúdo para ensinar você a tomar algumas atitudes que, ao serem devidamente combinadas, contribuirão para uma repaginada completa no ambiente, sem gastar muito e sem dar muito trabalho! Não perca! 

Utilize piso sobre piso

É fato que aqui estamos falando de uma grande mudança no visual! No entanto, ao considerar a responsabilidade de encontrar profissionais capacitados para quebrar todo o chão as pessoas costumam desistir da ideia e optam por deixar tudo como está.

Isso porque, devido às marcas de tempo comuns nos pisos de cerâmica, o primeiro pensamento das pessoas é “tirar tudo e substituir por pisos novos”. É fato que essa substituição deve existir, porém, a parte da remoção do antigo piso é a palavra-chave desse problema.

Sendo cada vez mais popular, a técnica de piso sobre piso vem se tornando cada vez mais procurada, pois além de reduzir o tempo, sujeira e gastos de uma nova construção do chão, o resultado final é incrível!

Pois existem algumas opções, como os pisos laminados e os pisos vinílicos, que podem ser facilmente instalados sobre o seu piso de cerâmica anterior e tornam desnecessário o planejamento de uma grande reforma.

Instale portas de correr

Uma outra forma de modificar o ambiente sem precisar realizar reforma alguma é por meio da instalação de uma porta de correr. Além de extremamente populares, esses modelos valorizam os ambientes e possuem um visual bastante moderno.

Por ser instaladas facilmente, essa é uma forma de economizar tempo e espaço, pois, em geral, o seu funcionamento não depende de uma grande movimentação, já que os trilhos costumam ficar próximos às paredes.

O modelo de porta de correr com trilho exterior não precisa de nenhuma reforma para ser instalado, sendo perfeito para trazer uma sensação de leveza e livre circulação aos ambientes da casa. 

Invista em uma iluminação nova

Um detalhe que muitas vezes é deixado de lado é a iluminação dos ambientes! Melhorar esse quesito é uma forma de aumentar a funcionalidade dos locais, além de, com certo cuidado, valorizar ainda mais a decoração da sua casa.

Existem diversas formas de otimizar a iluminação de um ambiente sem precisar realizar reforma ou alterar os fios que passam por todos os conduítes da casa.

Os trilhos de luzes, por exemplo, são um ótimo exemplo, pois podem ser instalados sobre pontos de luzes já existentes e se estender em um espaço maior no teto. 

Use o Drywall para modificar o ambiente

Você sabe o que é drywall? De modo geral, o drywall é um tipo de parede de fácil manuseio, feito com uma chapa dupla e que tem como maior vantagem o fato de ser extremamente leve. 

No espaço entre essas chapas são realizadas as instalações dos fios e cabos elétricos, além de outros componentes necessários para ligar aparelhos e outras partes da fiação. 

Além de ser um material versátil e fácil de se trabalhar, essa é uma forma de modificar completamente o ambiente, dando origem até mesmo à novos móveis, como uma estante, bancada ou suporte para a tv.

Mude o revestimento das suas paredes

Quando falamos sobre a decoração de paredes o que vêm à mente é a utilização de um papel de parede ou alguma nova pintura. Todavia, principalmente quando falamos em pinturas, esse procedimento se trata de uma pequena reforma, que leva tempo e exige alguns cuidados com orçamentos e buscas por profissionais bem capacitados. 

Nos dias de hoje é possível evitar esses materiais por meio de um revestimento facilmente aplicado sobre as paredes. O revestimentos 3D é um grande exemplo disso, trazendo um visual bastante moderno ao ambiente.

Além dele, podem ser usadas placas de tijolinhos, revestimentos em gesso e etc, sendo que com qualquer um destes recursos, você conseguirá diferentes resultados e visuais incríveis para a sua decoração.

Busque pequenos itens

Já vimos algumas coisas a serem feitas para modificar o ambiente da sua casa sem realizar uma obra, certo? Por existem ainda outros detalhes a serem devidamente aplicados para que você consiga trazer um novo visual para a sua casa. São eles:

  • Aplique alguns adesivos;
  • Espalhe plantas pelo ambiente;
  • Utilize pratos de parede.

Os adesivos são ótimas opções para transformar o ambiente, podendo ser usados em cima de revestimentos já existentes, ou mesmo aplicados diretamente na parede, como o washi tape. O mais legal é que eles permitem dar asas à imaginação e criar qualquer desenho, fazendo com que o ambiente transfira a personalidade do morador.

Já as plantas são ótimas para dentro de casa, todos nós já sabemos muito bem! Tendo isso em mente, já considerou usar vasos e plantas com o objetivo de dar uma repaginada no visual? Além de mais receptiva, sua casa irá ganhar um ar mais fresco e leve! 

Além disso, decorar as paredes de casa é uma ótima saída para quem quer gastar pouco e ainda assim conseguir um ótimo resultado. Fazer uma composição de pratos decorativos é uma das opções, e o efeito final fica muito elegante!

Viu como é simples? Mude sua residência sem nenhuma obra

Como vimos ao longo deste conteúdo, existem diversas alternativas para quem deseja dar uma repaginada em casa sem precisar gastar com obras. Essa medida, além de fazer bem para o bolso, poupa tempo e evita dores de cabeça com sujeiras, quebra-quebras e barulhos desnecessários.

De modo geral, o piso sobre piso é o mais próximo de uma reforma, pois depende da aplicação de um novo. ainda assim, pode ser feito em cima do anterior, algo que elimina a necessidade de uma grande movimentação.

Além dele, investir em iluminação, pequenos itens e até mesmo plantas, são formas de garantir um novo aspecto elegante e confortável para a sua casa.

Mas agora que chegamos aqui, o que achou das nossas dicas? Seguindo esses passos é possível modificar bastante seu imóvel, tudo isso sem precisar fazer nenhuma obra na sua residência!