Quando um site é criado, ele não é automaticamente colocado entre as primeiras páginas dos buscadores, normalmente ele fica posicionado nas últimas páginas.
Isso porque as páginas de pesquisa como o Google, querem passar relevância para o usuário, e uma página que acabou de ser criada não é conhecida nem avaliada ainda para ser ranqueada. E sabemos que um grande parcela de usuários não passa da primeira página do Google até escolher um site para acessar, certo?
Você deve estar se perguntando agora como ser relevante em meio a tantos concorrentes que chegaram antes e aparecer para os visitantes, afinal sem isso não é possível vender.
Como ser notado pelo Google?
A maior parte das estratégias conhecidas giram em torno de dois pontos comuns: divulgação e otimização.
SEO
O termo Search Engine Optimization (SEO), já é bem conhecido no mundo online, ele é responsável pelo posicionamento orgânico do site, ou seja, o ranqueamento gratuito. Realizar o trabalho de otimização do site é uma tarefa complicada que exige muito esforço e paciência dos gestores do site.
É preciso oferecer conteúdo relevante para a persona da empresa, manter uma frequência de posts durante o mês e ter muita calma, os resultados não vão aparecer em curto prazo.
Para rankear bem no Google é necessário compreender os critérios principais que ele analisa, afinal conhecer todos é praticamente impossível. Por isso foco nos 3 principais:
- Confiança: sites que entregam o que prometem para o usuário;
- Autoridade: quando outros sites apontam o seu como referência;
- Relevância: quanto mais conteúdos sobre um tema específico o seu site tiver, mais relevante ele será perante o Google.
Tempo de criação do site
O tempo de criação do site interfere no posicionamento do mesmo nos primeiros meses, por isso não abra mão das otimizações e busque as palavras-chave corretas. Quanto mais coerentes as palavras-chave escolhidas forem, mais rápido o Google irá compreender a relevância do site e posicioná-lo melhor.
Existem algumas ferramentas que auxiliam a escolha das keywords, são elas:
- Google Trends;
- Ubersuggest.
Com essas ferramentas é possível saber a relevância da palavra escolhida, quantidade de buscas mensais, quanto custa pagar anúncios por ela, entre outras informações.
Quero vender, e agora?
Caso o problema com o seu site seja falta de conversões, ou seja, o visitante chega na sua página mas nunca fecha negócio é preciso estudar o motivo da desistência e corrigir.
Alguns dos problemas mais comuns são:
- A experiência que o usuário tem ao acessar o site não é agradável;
- O visitante não consegue entender o que é o produto;
- Os preços estão muito altos;
- As páginas do site demoram muito para carregar.
Por isso preste bem atenção nas próximas dicas:
1. Experiência do usuário é tudo (ou quase tudo)
A primeira impressão é a que conta, por isso ter uma página que transparece o que é a empresa é importantíssimo para manter a atenção do usuário. Ter uma página muito carregada de textos, anúncios, gifs, banners, entre outros, acaba tirando a atenção do usuário para o que a empresa deseja que ele faça, interferindo na conversão. Por isso seja direto, tenha bons CTA’s, formulários rápidos e que exigem poucas informações e converta mais com menos.
2. Explique o que você vende
Um dos grandes motivos que levam um usuário a buscar outro site na hora de finalizar a compra é não encontrar informações suficientes sobre o produto ou serviço oferecido.
O visitante espera encontrar tudo que é útil para tomar um decisão de compra. Dimensões, fotos, aplicações, materiais usados e preço são algumas características importantes que devem ser entregues ao consumidor.
3. Tenha preços competitivos
Não se esqueça que o usuário está realizando várias pesquisas em diversas empresas, ele vai notar caso o preço não esteja coerente com o produto. Mantenha os preços com uma margem de lucro boa para a empresa, mas não esqueça que eles devem ser competitivos. Caso contrário o site será só mais um a ser fechado pelo usuário, ao invés de conquistar a venda.
4. Observe o tempo de carregamento das páginas
Uma página que demora muito para carregar acaba levando os visitantes a desistirem de continuar navegando. Não deixe o conteúdo de seu site, como imagens e vídeos, muito pesados. Eles acabam tornando lento o carregamento da página.
Conclusão
Essas são as principais razões pelas quais, ou seu site não é visitado ou não converte bem. Guarde bem essas dicas e engaje os visitantes do seu site, vendendo muito! Após identificar os motivos que levam o seu site a não vender, ficará muito mais simples solucionar os problemas e escolher os caminhos a seguir.