Você sabe o que é a gestão de leads? Podemos dizer que refere-se a todo o fluxo de controle, mapeamento, acompanhamento, atração e conversão de potenciais clientes para um determinado segmento.
Na maioria dos casos, a atração de leads é feita através de diversas estratégias, especialmente as que fazem parte do Marketing Digital, Desse modo, é possível atrair através de uma necessidade ou interesse de um determinado público.
Quando falamos em gestão de leads, não podemos esquecer de mencionar um forte aliado nesse processo: o funil de vendas. Como falamos no início, existe um fluxo com etapas que somatizam para o sucesso da gestão. Nesse caso, o funil serve como uma forma estratégica para garantir a evolução de leads levando em consideração a jornada de compra do cliente. Confira as 4 etapas de um funil de vendas:
- Atrair;
- Qualificar;
- Nutrir;
- Converter.
De modo geral, a ideia é transformar cada usuário em um potencial lead. Para isso, cada etapa contará com estratégias que serão mais coerentes e eficazes para serem aplicadas.
Nesse sentido, vale a pena que o gestor entenda sobre cada uma dessas vertentes a fim de garantir uma performance mais assertiva, além de facilitar na definição das ações. Todo esse conjunto é feito com base no perfil do seu público-alvo.
Confira as principais etapas para a gestão de leads
Agora que já entendemos o que é e quais os princípios básicos, vamos conferir as etapas para que uma empresa tenha mais chances de performar através do gerenciamento de leads. Confira!
1- Segmentação de leads e criação de fluxos de nutrição
Essa etapa é decisiva para o alcance de bons resultados. Isso porque, através dela é possível personalizar e criar grupos específicos de acordo com necessidades e interesses, além de considerar o estágio de evolução do lead.
Dessa forma, ao enviar uma mensagem automática ou um e-mail marketing, por exemplo, é possível ter mais engajamento, além de diminuir as taxas de cancelamento e rejeição, pois os conteúdos enviados serão destinados de forma segmentada.
Portanto, é importante que o plano estratégico seja composto por um fluxo frequente de assuntos e conteúdos relevantes considerando a percepção do público.
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2- Invista em conteúdos estratégicos e relevantes
Sem dúvidas essa etapa é uma das mais decisivas. Isso porque, através de um conteúdo relevante será possível nutrir um lead e torná-lo qualificado para uma possível venda. Portanto, uma das estratégias mais comuns é a exposição de um problema acompanhado de uma solução que a própria empresa é capaz de suprir.
Mas além disso, é necessário que os conteúdos tenham um teor interativo e que prendam a atenção do público. Outra estratégia é oferecer benefícios e vantagens como descontos exclusivos, por exemplo.
3- Invista com sistemas de automação
Quando falamos em gerenciamento de leads é fundamental que uma empresa considere uma ferramenta capaz de garantir um controle completo.
Dito isso, é possível investir em sistemas, como a Contact Center, que foi desenvolvida para oferecer um sistema de CRM personalizado de acordo com a metodologia de trabalho de casa segmento, além de outras funções com foco no atendimento.
Uma das principais funcionalidades da plataforma deve-se a sua capacidade de garantir uma gestão simplificada através do envio de mensagens automáticas, além do acompanhamento em tempo real das interações realizadas entre os atendentes e os clientes em apenas um único número de telefone.
Além de tudo, a ferramenta permite a unificação de canais de atendimento como o Messenger, WhatsApp, Chatbots, entre outros meios de comunicação. Desse modo, é possível a centralização de todo o controle de diferentes frentes fazendo com que o gestor tenha uma visão panorâmica.