Com certeza você se lembra daquele seu colega de turma da escola ou da faculdade que sempre era escolhida para apresentar os trabalhos. Quero que você pensa nela e responda: essa pessoa sabe se comunicar bem e expressar suas ideias com assertividade? 

Pode ser que sim, mas também pode ser que não. Não devemos confundir um bom comunicador com uma pessoa desinibida, pois até os mais extrovertidos podem fracassar em sua comunicação se não aperfeiçoarem suas técnicas e aprender como se comunicar.

Mas a boa notícia, é que você não precisa ser uma pessoa desinibida para ser um bom comunicador

Falar publicamente é como dançar. Você precisa conhecer os passos e o ritmo da música para se sair bem. Em cada situação a qual precisamos falar em público também são exigidos passos e ritmos diferentes.

É o que acontece em palestras motivacionais de coaching, em cultos religiosos ou em aulas ministradas por um professor na faculdade. Cada situação requer ritmos diferentes, plateias com expectativas diferentes, técnicas diferentes. 

Dessa forma, uma pessoa pode ser um ótimo palestrante motivacional e um péssimo professor. Mas isso não deve servir como uma crença limitante. O fato de ter mais facilidade para uma coisa não deve impedi-lo de obter sucesso em outras áreas. 

É preciso ter consciência de que, assim como um dançarino, você deve conhecer o ritmo, estudar e treinar. A excelência é alcançada pela repetição. 

Aprenda a melhorar a sua comunicação.

Interagir com outras pessoas é inevitável. A comunicação interpessoal — seja ela verbal ou não — é algo que existe desde os primórdios da humanidade.  Mas de que maneira você faz isso? 

Neste artigo do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND), trouxemos algumas dicas poderosas usadas na PNL para você que deseja aprimorar a sua comunicação. Confira!

  • Propósito:

Nossa comunicação tem sempre um propósito: firmar relações, aprender, brincar, ajudar, influenciar e por aí vai. 

Conhecendo o propósito do que queremos comunicar, é mais fácil direcionar tanto nossa linguagem verbal quanto nossa linguagem corporal. Sendo assim, que tal analisar um pouco melhor a maneira como você tem se comunicado? Perceba sua voz, sua postura, ouça suas palavras.

  • Tomada de decisão:

A cada momento em que você abre a boca para falar, você está prestes a tomar uma decisão. Ser um bom comunicador envolve ampliar suas opções e saber escolher mais sabiamente — não falar a primeira coisa que vem a sua cabeça, mas sim saber controlar e escolher suas palavras.

  • Ambiguidade:

Uma coisa ambígua é algo que pode ser interpretado em mais de uma maneira. Quantas vezes você disse algo e a pessoa entendeu outra coisa? Isso também está relacionado a forma como você se comunica. Por isso, procure utilizar termos claros e específicos, ou seja, mantenha sua comunicação transparente. 

Comunicação é poder! 

A sua habilidade em influenciar outras pessoas é o seu poder. Esse pode vir devido sua posição profissional, por exemplo, mas também pela maneira como você se comunica. 

Que tal aperfeiçoar a sua comunicação e torná-la mais clara e assertiva? No curso de pnl do IBND é isso que ensinamos aos alunos.