O marketing de conteúdo é uma estratégia e tanto, essencial para qualquer empresa e empreendedor hoje.
Por meio dela, é possível tornar o que você faz conhecido. O que é fundamental para vender, concorda? Principalmente em um mundo virtual cada vez mais competitivo.
Uma saída interessante para tudo isso é produzir conteúdos para um blog. A seguir, contamos como isso pode ajudar, e como fazer.
Por que vale a pena escrever um blog?
Escrever um blog pessoal ou para sua empresa é uma oportunidade de aumentar a sua autoridade.
Quando você fala de um assunto sobre o qual conhece, mostra para as pessoas que elas podem confiar em você. Então, se elas precisarem de uma indicação de algo, ou mesmo de um produto ou serviço, vão considerar o que você diz para tomar uma decisão.
Claro que se tornar uma autoridade não é fácil. Inclusive, é um processo que requer dedicação, pois os resultados começam a aparecer apenas em médio e longo prazo.
Porém, uma vez estabelecida, sua autoridade pode ajudar você a ganhar dinheiro.
Outra coisa que o marketing de conteúdo em um blog faz é destacar o seu site nos motores de busca. Principalmente no Google, que é o mais usado pelos usuários.
Assim, imagine que você venda botas de cowboy. Se você escreve um bom blog sobre o assunto, o Google passa a entender que você é relevante para aquele tema.
Então, quando as pessoas pesquisarem por “botas de cowboy”, o seu site poderá aparecer em um dos primeiros resultados de busca. Acessando seu site, as pessoas vão saber mais sobre o assunto, e podem ficar por ali e comprar com você.
Ou seja, um blog bem construído atrai possíveis clientes e pode aumentar as suas vendas.
Como executar uma estratégia de marketing de conteúdo?
Não é fácil executar uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Pode parecer que sim, mas o trabalho deve ser feito com cuidado e de forma contínua.
Por exemplo: de pouco vai adiantar você escrever um texto por mês. Se seus concorrentes, sejam eles empresas ou outras pessoas, já adotaram essa estratégia, eles já estão colhendo frutos.
Isso significa que o Google já os considera relevantes. Principalmente porque eles já produziram diversos conteúdos. Se você também quer se mostrar como relevante, vai precisar produzir bastante conteúdo.
Para isso, será preciso também definir boas palavras-chave. Ou seja, entender quais são os termos de busca mais comuns relacionados ao que você faz.
Depois, você vai escrever blog posts sobre esses temas. Neste momento, será preciso adotar boas técnicas de SEO e trabalhar a legibilidade do conteúdo. Assim, quem acessar seu texto terá todas as informações que precisa, e conseguirá ler o material sem muito esforço.
Feito tudo isso, você também vai precisar investir nas redes sociais. É fundamental associar sua estratégia de conteúdo do blog com a divulgação online pelo Facebook, Instagram etc.
Essa é uma boa saída, por exemplo, para fazer mais pessoas verem seu material. Além disso, o compartilhamento dos seus posts vai chamar a atenção do Google. Logo, ele poderá dar ao seu site mais atenção, destacando ele nos resultados de busca.