Era pandêmica e a inserção virtual das empresas

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Durante a pandemia, inúmeras empresas e trabalhadores tiveram que se adaptar às recomendações de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS) para auxiliar na diminuição do número de pessoas contaminadas pelo coronavírus.

Isso levou os comerciantes e empresas a aderirem a novos métodos para fazer negócio e, por isso, vários deles recorreram aos meios virtuais – com destaque para o home office.

Porém, mais do que transpor as atividades presenciais para ações virtuais, foi necessário observar de perto as particularidades dos funcionários e dos métodos de trabalho com o intuito de realizar adaptações necessárias para manter a qualidade do trabalho que já existia na pré-pandemia.

Confira a seguir os caminhos adotados pelas empresas para se inserirem no ambiente virtual e continuar prosperando em meio à Covid-19.

Desenvolvimento de loja virtual

Sem poder abrir o próprio comércio para receber clientes, as empresas tiveram que pensar em novas maneiras de expor seus produtos e serviços, e facilitar o processo de compra. Foi nesse momento que optaram pela criação de lojas on-line.

Os e-commerces, como também são chamados, são sites onde todo o mix de produtos da empresa pode ser encontrado junto de outras informações, como preço, ficha-técnica, métodos de pagamento, página de contato e outras funções para facilitar a realização de uma compra.

Esses espaços na internet funcionam como uma loja convencional, porém, aberta 24h por dia, permitindo que a compra seja realizada a qualquer momento e por qualquer pessoa.

Capacitação dos funcionários

Trabalhar de casa exigiu uma nova postura dos colaboradores, uma vez que novos recursos e dinâmicas surgiram para eles realizarem suas tarefas.

O que era feito cara a cara, passou a ser feito por telefone, e-mail, chamadas de vídeo ou troca de mensagens. Assim, o linguajar, a postura e a formalidade com os clientes precisaram ser realinhados com todo o time.

Buscar preparação contínua se tornou uma necessidade para aperfeiçoar o jeito novo de fazer negócio. Analisar o público-alvo novamente, ofertar cursos de on-line e ministrar webinars foi fundamental para formação das equipes, pois todas essas informações afetaram a conduta para com os clientes. 


Veja também:


Modificação nos processos operacionais

Apenas migrar para o virtual durante a pandemia não foi o suficiente. Surgiu também a necessidade da gestão interna de amarrar pontas soltas. Com isso, os responsáveis pelas equipes tiveram que rever e adaptar:

  • Métodos de acompanhamento de desempenho;
  • Canais de comunicação entre funcionários;
  • Ambientes virtuais seguros para a troca e armazenamento de dados;
  • Projetos de economia de recursos;
  • Táticas de redução de erros e conservação da produtividade;

Inserção virtual das empresas em dados

Uma pesquisa realizada pela plataforma de hospedagem de sites HostGator, com mais de 5 mil empresas, mostrou que mais de 50% delas passaram a investir no meio digital dessa mesma forma durante a pandemia.  E desses, mais de 60% perceberam aumento nas vendas.

Também foi mostrado que 28% dos negócios migraram para o ambiente digital durante o período da Covid-19 e mais de 40% tiveram aumento nos acessos de seus sites e meios digitais de venda.

Conclusão

O investimento em soluções digitais inovadores e eficientes garantiram melhores recursos para otimizar o processo de gestão, trabalho e consumo dos clientes durante um período caótico de quase dois anos.

A inserção digital que antes era opcional se tornou praticamente obrigatória, e agora, como a retomada do cotidiano “normal”, foi deixado um legado que pode ser aproveitado para crescimento e prosperidade de instituições de diversos portes e segmentos.

A tendência é que as empresas continuem se digitalizando e novas ferramentas tecnológicas para esse procedimento continuem surgindo, independente de estarmos em uma pandemia ou não.

Este artigo foi produzido pela equipe da Retina Web – Soluções Digitais.

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