/, Indústria/Principais dicas de intralogística para sua empresa

Principais dicas de intralogística para sua empresa

A logística é uma das partes cruciais de qualquer empresa que trabalha com a venda de produtos, estoque e entrega, como uma loja que vende sapato de segurança, por exemplo, é ela quem garante todo o processo desde a chegada do produto até a entrega dele à loja ou a casa de algum cliente. 

Porém, mesmo sendo tão crucial dentro das empresas, muitas vezes a logística é deixada de lado ou não é executada exatamente da maneira como deveria ser, o que causa algumas dificuldades e faz com que muitas empresas acabam se complicando e perdendo tempo e dinheiro com um processo mal planejado e executado. 

Por este motivo existe a intralogística, que tem como principal objetivo organizar os processos logísticos internos de uma empresa.  

Você já ouviu falar sobre ela? No conteúdo de hoje vamos falar tudo o que precisa saber sobre a intralogística. Confira abaixo! 

Neste conteúdo você irá encontrar: 

O que significa intralogística?

A intralogística diz respeito ao planejamento detalhado de atividades como o armazenamento e recebimento de materiais, por exemplo, ou seja, quando o fluxo de mercadorias dentro dos armazéns, centro de distribuições e em outros locais é feito de forma adequada.

Ela se baseia em todo um planejamento, acompanhamento e análise de todo o processo que ocorre, desde o recebimento de materiais, o abastecimento de toda linha de produção até a chegada do produto no seu destino final. 

Tudo isso é feito através de softwares de processamentos de informações que facilitam o controle do desempenho e eficiência dos processos logísticos internos, melhorando de forma geral e trazendo mais qualidade para a produção e entrega de compressor de ar odontológico, por exemplo. 

Qual a importância da intralogística?

Quem atua na logística sabe que qualquer pequeno erro pode custar caro e arruinar até mesmo uma operação inteira.

Por este motivo, a intralogística ajuda a identificar falhas, e alinhar os fluxos de materiais juntamente com as informações, fazendo com que ocorra uma enorme fluidez dentro dos processos e da linha de produção. 

Isso faz com que a estrutura física da empresa seja aproveitada de forma muito mais inteligente, maximizando os investimentos,e ganhando organização, rentabilidade e produtividade dentro de todo o seu trabalho. 

Como funciona?

Para que você tenha uma intralogística funcionando de maneira competente, é fundamental realizar o alinhamento de todos os setores logísticos de seu negócio,e seguir uma ordem e determinando padrões. 

A melhor forma de iniciar é pelos transportadores, transportes de transferência, transportes de distribuição, o operador logístico, o sistema de armazenagem e fechando com o sistema cross-docking. 

É preciso que toda a operação seja analisada e revisada, para que você consiga alcançar os melhores resultados possíveis dentro do seu negócio.

Toda essa análise e acompanhamento pode ser realizada através de softwares e outras tecnologias que auxiliam a identificar com clareza, como funciona cada processo dentro da sua empresa.

4 dicas essenciais para adotar

Para que a intralogística seja adotada com assertividade dentro do negócio, há fatores que devem ser levados em conta no momento de traçar os processos. Abaixo separamos os principais. Confira abaixo. 

Organização de processos

O fator determinante para que a intralogística de uma empresa seja eficiente, é quando os processos gerenciais e operacionais são organizados de maneira efetiva. 

A cadeia de suprimentos que envolve o setor de logística é composta por muitas etapas, que começam pela compra, passam pelo controle de estoque, pela venda, entrega ao cliente final, até chegar ao recebimento da venda. 

Todos esses fluxos precisam estar bem organizados e funcionar como uma engrenagem. Caso um desses processos não funcione corretamente, toda a engrenagem será comprometida. 

Não é possível vender ou entregar um produto que não esteja no estoque, por exemplo. Dessa forma, é necessário que o controle de estoque esteja alinhado com os prazos de entrega e também com quantidades que possam atender a altas demandas.

Integração de departamentos

Para que ocorra uma estruturação efetiva do estoque físico e a correta visualização dos produtos no ambiente virtual, sem que haja o risco de comercializar produtos que estão em falta, é necessário integrar os departamentos. 

Principalmente entre loja física e e-commerce, isso deve ser feito por meio de uma equipe de fornecimento e reposição que envia informações em tempo real sobre a entrada e saída dos produtos. 

Seguindo isso, a gestão fica facilitada e garante a rapidez e qualidade das soluções oferecidas. Uma outra dica é contar com sistemas de controle como WMS e de gestão integrada como  ERP ou planilhas de Excel que registram em números todo o ciclo de operação.

Equipe treinada

De nada adianta grandes centros de distribuição e estoques organizados, se as pessoas que trabalham nessas áreas não forem capacitadas para exercer suas funções. 

Por este motivo, é extremamente importante que haja treinamentos periódicos para as equipes que estão na linha de frente dos processos intralogisticos. Preparação de novos funcionários e atividades de reciclagem com os antigos estão entre os principais. 

Além disso, todos devem saber como funciona e qual a importância da intralogística para o desenvolvimento da empresa, isso é uma forma de manter toda a equipe empenhada para que não existam falhas que acarretem em prejuízos para toda a empresa. 


Veja também:


 

Automação 

Por fim, mas não menos importante é que para que os processos intralogisticos ocorram com mais rapidez e eficiência, é fundamental contar com sistemas de softwares de automação. 

Um bom plano de automatização é muito importante para os princípios de movimentação mínima e com a ergonomia dos colaboradores.

Contar com um sistema de automação de processos no armazém e com ferramentas que fazem o deslocamento das mercadorias no espaço, é um dos grandes diferenciais para qualquer empresa. 

Isso sem contar que um bom sistema de gestão empresarial consegue trazer um ganho muito grande para a operação do negócio. Principalmente, quando seus módulos contam com gestão de estoque, dashboard de vendas, WMS e endereçamento logístico.

Principais benefícios

Existem vários benefícios que a intralogística pode disponibilizar para o seu negócio, começando pela redução de custos e o ótimo custo-benefício.

Afinal, com a possibilidade de organização o risco do surgimento de falhas diminui, o que torna os processos intralogisticos muito mais eficientes, enquanto a velocidade de produção é maximizada.

Além disso, através dela é possível ganhar um maior controle sobre as operações de maneira geral, conseguindo otimizar todos os processos e melhorando o desempenho de maneira muito mais sucinta. 

Por fim, ela ainda pode auxiliar na a infraestrutura do seu negócio como um todo, já que todos os seus processos e sua linha de produção estão alinhados e sendo executados de maneira primorosa. 

Conclusão

Como vimos durante o conteúdo, gerenciar os diversos fatores que impactam a logística de uma empresa não é tarefa fácil e requer grandes cuidados para que os processos não desandem. 

Neste cenário, a intralogística surge como uma aliada capaz de auxiliar na melhoria, eficiência e na organização dos processos e controles operacionais e gerenciais. 

Por este motivo, para que a logística externa dê resultado, é necessário toda uma organização interna, focada na redução de custos, satisfação dos clientes, maior rentabilidade e melhorias na comunicação interna.

Quer entregar o produto certo, na hora certa, para o cliente certo? Então é preciso revisar o quanto antes como esses processos estão sendo executados atualmente e buscar otimizá-los na sua empresa.

Agora que você já sabe tudo sobre intralogística, não é hora de perder tempo. 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

By |2022-04-22T10:24:32-03:0022 de abril de 2022 |Gestão, Indústria|

Sobre o autor:

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Leave A Comment

Whatsapp Marketing para o Empreendedor Vendas no Instagram Vendas industriais e internet Vantagem Competitiva Tecnologia no Marketing