Uma das maiores ameaças para as organizações é ter um gerenciamento sem a gestão de riscos. Afinal de contas, os riscos são totalmente possíveis de ocorrer, tornando o seu negócio vulnerável.

O gerenciamento de riscos é uma parte essencial de todas as empresas, seja em comércios, indústrias de disco abrasivo, construtoras, entre outros, uma vez que ele está presente na tomada de decisão de vários setores e departamentos.

Para aplicar a gestão de riscos, é fundamental que os riscos existentes em seu negócio sejam quantificados e qualificados. 

Dessa maneira, é possível eliminar ou reduzir as possíveis perdas financeiras, bem como maximizar o aproveitamento das oportunidades positivas de ganhos e geração de valor para as pessoas e organizações.

E se você quer saber mais sobre o que é a gestão de riscos e como desenvolver essa estratégia, então chegou ao local certo, abaixo separamos tudo o que você precisa saber para começar a aplicar essas técnicas no seu negócio. 

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Neste conteúdo você vai encontrar os seguintes tópicos:

O que é a gestão de riscos?

De forma geral, a gestão de riscos se trata de um conjunto de atividades que têm o objetivo de controlar uma empresa em relação a possíveis riscos que possam impactar os objetivos da organização.

Apesar dos riscos existirem em qualquer empresa, não são todas que priorizam a mitigação das ameaças existentes.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa feita pelo PMI (Project Management Institute), mostrou que apenas 35% das organizações realizavam a gestão de riscos formalmente – com uma metodologia estruturada.

Além disso, a pesquisa também conclui que apenas 11% assumiram não tratar os riscos em sua empresa ou projetos.

Com uma gestão de riscos eficiente, uma indústria pode alavancar as suas chances de crescimento, prevenindo as ameaças e se antecipando antes que aconteçam situações desagradáveis.

Importância da gestão de riscos

A gestão de riscos, nada mais é do que uma forma de evitar e se antecipar a possíveis riscos que uma empresa está sujeita. Dessa forma, com um bom planejamento o gestor é capaz de tomar decisões que não impactem diretamente o negócio. 

Ela auxilia a empresa no desvio de opções do tipo “barato que sai caro”, uma vez que pode até elevar um pouco os custos operacionais, mas evitam que problemas de ordem comprometedora atinjam a organização.

Uma indústria que está preparada para riscos, certamente não sofrerá grandes impactos em momentos de crise. 

Como fazer uma gestão de riscos?

Agora que você já sabe sobre o que se trata de riscos, veja abaixo como é possível desenvolver essa metodologia em sua empresa de forma eficiente. Confira!

Planejamento

Primeiro de tudo, o planejamento é essencial para que sua gestão seja eficaz. Sendo assim, anote todos os eventos que aconteceram nos últimos anos que prejudicaram as atividades ou a reputação da empresa de alguma maneira.

Com um bom planejamento, é possível saber qual metodologia será utilizada, as ferramentas disponíveis e como esse gerenciamento de riscos será executado.

Identificação

Após isso, identificar quais são os riscos existentes em sua empresa e de qual forma eles podem impactar, avaliando todos os aspectos que envolvam incertezas.

Existem diversos tipos de riscos que podem impactar negativamente a reputação da sua indústria. Porém toda essa análise deve ser feita levando em consideração as particularidades do negócio. 

Para essa etapa do processo, o ideal é usar ferramentas e técnicas que auxiliem na identificação de possíveis riscos. Durante a identificação, você pode encontrar riscos que nem imaginava que existiam. 


Veja também:


 

Análise Qualitativa

É essencial analisar qual a importância e impacto dos riscos. Classifique quais são os riscos mais prioritários e merecem maior atenção.

Esta etapa serve para entender o cenário de forma geral, porém é preciso tomar muito cuidado durante esse processo. Por este motivo, faça a análise qualitativa de forma detalhada e sem pressa. 

Análise Quantitativa

Ao investigar o impacto de cada risco, trabalhe também com os dados e informações existentes em sua empresa para procurar as melhores resoluções.

Um gestor que deseja que seu empreendimento se destaque no mercado, deve estar preparado para aplicar diferentes estratégias de análise. Ainda mais em um mercado tão competitivo como o industrial. 

Execução e monitoramento

Agora é hora de elaborar e desenvolver as estratégias para que os riscos sejam amenizados ou solucionados. Um plano de ação é essencial e efetivo nesse momento.

Por fim, se sua empresa atua com locação de geradores, por exemplo, acompanhe também o comportamento dos riscos no tempo e a adequação do nível de exposição existente. Para isso, deve-se utilizar sistemas, relatórios e indicadores. 

Principais benefícios 

Com a realização, a elaboração de uma proposta de gestão de riscos e a antecipação a situações e crises inesperadas, uma empresa de etiqueta acrílica, por exemplo. Espera uma alta economia financeira e proteger seus ativos mais preciosos. 

Isso acontece, porque um plano bem desenhado auxiliará a companhia a definir procedimentos para escapar da falta de gerenciamento, lidar com os resultados e minimizar seu impacto caso ocorram.

Essa capacidade de controlar e entender os riscos possibilita que os empreendedores trabalhem com mais confiança nas tomadas de decisões, tornando-as mais assertivas.

Além disso, uma forte cultura de governança corporativa que se converge principalmente na gestão de riscos pode ajudar uma instituição a atingir suas metas e fornecer seus produtos e serviços com mais segurança e qualidade. 

Abaixo separamos outras vantagens que a gestão de riscos proporciona. Confira! 

  • Identificar e tratar os riscos através de toda a organização;
  • Estabelecer uma base confiável para a tomada de decisão;
  • Utilizar corretamente os recursos para o tratamento de riscos;
  • Melhorar a eficácia e a eficiência operacional;
  • Melhorar a prevenção de perdas e a gestão de incidentes;
  • Aumentar a resiliência da organização.

Toda empresa, independente do ramo de atividade ou tamanho, deve se preocupar com o gerenciamento de riscos. Eliminando ou reduzindo, efetivamente a maioria das ameaças. 

Conclusão

Como observamos durante o conteúdo, a gestão de riscos auxilia a garantir o futuro da organização. Com ela é possível prevenir falhas e problemas que poderiam comprometer o todo o desenvolvimento do negócio. 

Ainda que não seja possível eliminar totalmente os riscos que um empreendimento pode passar, estar preparado para todas as situações é fundamental para saber lidar com futuros problemas. 

Além disso, uma indústria que se mantém estável durante momentos de crise, faz com que a reputação do negócio cresça. Isso porque, uma vez que o gestor entenda e saiba falar sobre os riscos do seu empreendimento, seu diálogo com investidores e outros parceiros será muito mais sólido e convincente.

Dessa forma, podemos afirmar que uma boa gestão de risco para sua indústria faz com que a empresa esteja sempre um passo à frente da concorrência. 

Agora que você já sabe como funciona e toda a importância de uma boa gestão de riscos para a indústria, que tal começar a colocar nossas dicas em prática?  

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados