O ano mudou e isso significa que você também deve mudar as estratégias de marketing que usa na sua empresa.

Isso implica estar por dentro de tudo que acontece no mercado e acompanhar as tendências das redes sociais

Live commerce

O uso de lives em redes sociais para divulgar um produto e ampliar as maneiras de comércio foi uma tendência na pandemia quando as pessoas não podiam sair com frequência de casa para ir até uma loja física.

As empresas optaram pelo uso dessas ferramentas para realizar vendas e atrair o público.

Acontece que isso passou a ser cada vez mais frequente e normalizado, principalmente com o crescimento do TikTok e Instagram. 

Hoje, é comum que as lojas façam um aviso prévio nos stories sobre qual o melhor horário para realizar as lives e isso acaba gerando engajamento com a participação dos seguidores para responder enquetes.

Uso de conteúdos criativos

O principal objetivo do marketing digital é a comunicação com o cliente e a expansão do negócio.

Acontece que, se a divulgação de um produto não é feita de maneira criativa e com qualidade, pode acabar passando despercebida pelo público, enfraquecendo o engajamento.

E é exatamente disso que o marketing se alimenta: de engajamento.

Uma estratégia de marketing inteligente para o ano de 2023 é a produção de conteúdos interativos.

Isso chama a atenção do público e pode ser uma alternativa para divulgar ainda mais o seu negócio.

Os Reels do Instagram e o TikTok são as melhores opções em alta para acompanhar tendências e esbanjar a criação de conteúdos criativos.

Marketing de influência

Outra tendência em alta para este ano é o marketing de influência. 

O investimento em parcerias nas redes sociais pode ser a chave para atrair o público-alvo do seu negócio e convencer os consumidores de que o seu produto tem qualidade.

Principalmente se você tiver uma empresa pequena e queira ganhar mais visibilidade. 

Metaverso

O metaverso é o assunto que está ganhando cada vez mais visibilidade e procura.

É a oportunidade de divulgação de negócio mais atual e inteligente dos dias atuais, considerando que é um universo completamente novo e que oferece inúmeros recursos.

Nele, é possível montar uma loja virtual do zero, escolher qual o melhor design, o letreiro mais atrativo, a modelo perfeita para divulgar o seu negócio (tal qual a Lu, do Magalu) e etc.

Ficar de fora de um universo desse é basicamente aceitar que seu produto não vai estar 100% por dentro das maiores tendências do mercado, e sabemos o quanto isso é primordial para expandir uma empresa e receber reconhecimento. 

Algumas empresas já estão investindo nesse segmento, como:

  • Nike;
  • Balenciaga;
  • Lojas Renner;
  • Banco do Brasil.

E a próxima pode ser a sua.


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Eventos híbridos

A pandemia foi marcada pela saudade de encontros presenciais, apertos de mãos, abraços, contato físico em geral.

Isso engloba a falta que um evento presencial fez, gerando muita dificuldade para o público absorver o que foi dito, movidos pela exaustão daquela rotina que foram obrigados a implantar no dia a dia. 

Mas, por outro lado, também ficou confortável tanto para as empresas quanto para o público adotar as possibilidades que o remoto proporciona, vez ou outra.

Isso proporcionou que empresas façam ainda mais networking e levem o conteúdo para ainda mais lugares e pessoas.

E de quebra ainda facilitou a participação de palestras sem sair de casa.

Quando não se torna uma obrigação, é possível tirar bons proveitos disso.

Comunicação mais simplificada

É uma estratégia que requer muito cuidado, principalmente tratando-se de técnicas de SEO.

Dizer o que quer ser dito de maneira objetiva e rápida, pode atrair o público, considerando que vivemos em uma época em que tudo precisa ser acelerado.

Um exemplo disso é a diminuição de tempo que as ferramentas de vídeos estão usando, pensando na criação de conteúdos mais breves e sem enrolação.

Uso de TikTok

O TikTok se tornou a plataforma responsável pelo sucesso de músicas e divulgação de marcas e conteúdos.

É a estratégia de marketing ideal para gerar mais reconhecimento e engajamento.

Em vídeos de até 1 minuto é possível explorar a criatividade e passar uma informação importante e curiosa ao mesmo tempo.

É a oportunidade de levar sua marca para a plataforma de um jeito leve, que prenda a atenção do usuário.

Essa rede social apresenta o uso de hashtags para atrair o público-alvo do seu produto, evitando que ele chegue sempre às pessoas que não se interessam pelo seu conteúdo.

TikTok não é só uma dancinha! #marketing #estratégias 

Seguir as tendências e estar por dentro do que move o mercado é essencial para divulgar seu produto ou serviço de maneira certeira, que chame a atenção do público destinado.

Use e abuse das estratégias de marketing para 2023 e alavanque o seu negócio.

Este artigo foi produzido pela 80 20 Marketing