O desenvolvimento de negócios deve ser uma prioridade máxima para qualquer empresa que deseja crescer.
As estratégias para o desenvolvimento de negócios bem-sucedidos são infinitas e algumas podem funcionar melhor do que outras, dependendo do seu negócio e de seus objetivos.
Abaixo, você irá encontrar algumas táticas de desenvolvimento de negócios frequentemente negligenciadas que mais empresas deveriam aproveitar – incluindo a sua.
Apoiando causas fora do seu setor
Descubra pelo que seus funcionários são apaixonados e procure grupos sem fins lucrativos e/ou de caridade que apoiem essas iniciativas.
Invista sem medo, tempo, recursos e orçamento nessas organizações. Você encontrará outras empresas com valores semelhantes e aumentará o engajamento com os funcionários.
Rede local e divulgação
Algo que muitas empresas não conseguem aproveitar totalmente são os recursos e as oportunidades de networking em sua área imediata.
Existem inúmeras oportunidades para novos mercados e clientes em nível local, que podem ser facilmente aproveitados com um pouco de criatividade.
Construir relacionamentos profundos com os clientes
Um tema recorrente em qualquer empresa no momento é o ataque repentino da tecnologia, mas é isso que o cliente realmente deseja?
A tecnologia pode ser ótima para medir o ROI, mas a maioria das organizações de vendas precisa voltar a promover relacionamentos pessoais.
As horas de construção de confiança ou de aprendizado mais aprofundado sobre um cliente, embora longas e tediosas, revelarão um maior potencial de receita.
Retribuindo à comunidade
Um dos métodos mais negligenciados, porém mais satisfatórios, de atrair novos negócios é o envolvimento em causas beneficentes.
As pessoas gostam de fazer negócios com empresas que retribuem a sua comunidade.
Encontrar uma organização filantrópica significativa que se alinhe com a missão e os objetivos da organização é algo que vale a pena considerar.
É um ganha-ganha, beneficiando todos os envolvidos.
Um foco micro-vertical
Não basta escolher uma indústria popular e dizer que é um mercado-alvo. Mergulhe profundamente nas micro verticais de um setor para identificar suas necessidades.
Quanto mais você atender às suas necessidades específicas, mais eficiente você será, o que se refletirá em suas métricas.
As taxas de conversão e as taxas de fechamento aumentarão porque você não está tentando ser tudo para todos.
Redes de mídia social
Uma estratégia extremamente negligenciada para o desenvolvimento de negócios é o uso da mídia social.
É possível fazer muitas conexões, amizades e relacionamentos de negócios por meio da mídia social.
Os mais utilizados são LinkedIn e Instagram. Dependendo do seu modelo de negócios e necessidades, geralmente você pode entrar em contato diretamente e imediatamente com o contato apropriado.
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Habilitação de receita
A ativação de receita alinha todas as equipes voltadas para o cliente ao longo da jornada do comprador e garante que cada ponto de contato, virtual ou humano, ofereça a mesma experiência de alta qualidade ao cliente.
Pesquisas mostram que as organizações que mantêm o foco no alinhamento atingem um crescimento de receita até 19% mais rápido.
O alinhamento por meio da ativação de receita é uma abordagem que você precisa implementar.
Incentivar referências
Peça aos clientes existentes referências a outros clientes em potencial. Por mais óbvio que seja, isso não ocorre com frequência suficiente.
Muito foco é colocado em aterrissar e expandir em uma conta existente. Clientes bem-sucedidos conhecem sua empresa e estabelecem confiança.
Pedir-lhes que expandam o círculo de confiança com pessoas de fora da organização produzirá resultados rápidos por razões óbvias.
Contratação baseada em talentos
Contratar as pessoas certas costuma ser mais importante do que táticas, pois o talento natural provou ser um forte indicador de desempenho em uma função.
Métodos baseados em dados devem ser usados para selecionar os membros da equipe que possuem o talento para serem bem-sucedidos e os indivíduos devem ser posicionados para alavancar seus pontos fortes.
Pedindo depoimentos
Os representantes de desenvolvimento de negócios devem solicitar depoimentos em cada ponto do processo, mesmo que não fechem uma venda, porque a experiência do cliente é tudo.
Tratar bem as pessoas é tudo. Os depoimentos orientam os comportamentos futuros e seus vendedores da linha de frente devem orientar essas avaliações on-line tanto quanto as equipes de pessoais. Isso cria responsabilidade em toda a cadeia de valor.
Pesquisa cuidadosa e escuta
Se o cliente valoriza você e sua solução, você está desenvolvendo negócios.
O cliente só valoriza você e sua solução se você entender o negócio dele e posicionar sua solução no contexto do negócio dele.
Para fazer isso, você deve reservar um tempo para pesquisar seus negócios, fazer perguntas e ouvir suas respostas. Não há atalhos!
Envolva a equipe
A paixão impulsiona a produtividade. Portanto, se sua equipe se preocupa com o trabalho que faz, entregará em um nível superior.
Para nutrir o engajamento, a gerência precisa garantir que eles criem confiança entre eles e suas atividades.
Os gerentes devem mostrar que valorizam o sucesso de um indivíduo tanto quanto os resultados positivos da organização.
Essa prática deve ocorrer desde o processo de recrutamento e seleção, até o dia a dia do funcionário depois de contratado.
A comunicação é fundamental
A comunicação é crucial para a melhoria do desempenho do negócio.
A falta de uma comunicação clara e bem estruturada é um grande obstáculo para as grandes organizações, principalmente quando se trata de índices de produtividade.
Portanto, a liderança precisa garantir que os objetivos sejam delineados em uma linguagem clara e fácil de entender.
Alinhar política e estrutura
As empresas são mais eficientes quando política, estrutura e processo estão claramente alinhados.
Ao lidar com as barreiras à produtividade, as empresas podem garantir que estão permitindo que a equipe seja bem-sucedida.
Por exemplo, uma maneira útil de identificar o desalinhamento de processos e políticas é esclarecer se a equipe precisa contornar as regras para atingir as metas.
Explique suas métricas
Métricas são valiosas apenas quando são inteligíveis.
Portanto, você deve explicar cuidadosamente como as métricas são definidas e medidas. Além disso, metas e processos de medição devem ser adaptados para cada departamento.
Isso permitirá que a equipe obtenha uma compreensão mais tangível de sua contribuição.
Treine de forma inteligente
As empresas precisam garantir que suas forças de trabalho sejam preparadas para o futuro. Portanto, a gestão precisa distribuir o treinamento estrategicamente.
Por exemplo, em um mercado de trabalho onde a rotatividade é cada vez maior, as empresas precisam garantir que os funcionários juniores recebam treinamento relevante e focado no desenvolvimento.
Ao conhecer as metas e os objetivos de carreira das pessoas, a empresa pode reter os talentos mais promissores.
Excelência em mercados definidos
Especialistas em melhoria de desempenho empresarial definem três estratégias de diferenciação competitiva nos negócios: intimidade com o cliente, eficiência operacional e ponta de lança.
Embora as empresas possam trabalhar para se destacar em todos os três, elas devem se concentrar em um segmento específico.
Assim, por exemplo, se uma empresa optar por se concentrar na intimidade com o cliente, ela deve procurar aprimorar seus recursos de personalização.
Da mesma forma, se optarem pela abordagem de ponta, o investimento deve ser canalizado para a inovação de produtos.