Você já ouviu falar que bife cru na luxação ajuda a diminuir o hematoma? E aquela de estourar bolhas de queimadura? 

Estes são apenas alguns mitos de primeiros socorros que muita gente espalha por aí e pensando em ajudar a esclarecer essas dúvidas, criamos este artigo para eliminar algumas crenças.

Acompanhe a leitura e entenda o que fazer se em sua empresa acontecer alguns dos casos relatados abaixo!

1. Colocar água oxigenada em feridas

Rapidamente: não adianta nada e dói bastante. Não faz absolutamente nenhuma diferença. Seu uso foi disseminado baseado no antigo ditado “o que arde, cura”. Arder, mas não cura. Limpe com água e sabão, dói menos e ajuda a limpar o ferimento.

2. Colocar um bife cru no olho roxo

Assim como o mito da bebida para dor de dente, é mais um mito que funciona pelo motivo errado. Aplicar algo gelado no lugar da luxação realmente traz um alívio momentâneo, mas não precisa ser um bife. Até porque, a gordura da carne pode inflamar o olho. Uma bolsa de gelo resolve o problema sem te deixar com cheiro de churrasco.

3. Tirar o ferrão da abelha do local da picada

Esqueça! Você corre o risco de fazer com o que o veneno da base do ferrão entre mais ainda no corpo da vítima. Uma dica um tanto inusitada, mas que funciona, é misturar bicarbonato com vinagre e passar no local, para neutralizar o ácido do veneno. 

Tome cuidado para não fazer o ferrão entrar ainda mais. Se não tiver nenhum dos dois por perto, esfregue uma aspirina sobre a picada. Ajuda na diminuir a dor e a inflamação.

4. Estourar as bolhas das queimaduras

Nunca, jamais, sob hipótese nenhuma faça isso. Por mais incômodo que seja, deixa as bolhas estourarem sozinhas. A função das bolhas é EXATAMENTE proteger o local contra infecções. Estorá-las só vai expor a vítima à bactérias e demais agentes infecciosos, além de doer bastante.

5. Tentar imobilizar alguém que está tendo uma convulsão

Não tente impedir os movimentos de alguém que está sofrendo uma convulsão. As contrações musculares, como já dissemos, são involuntárias e violentíssimas, então, ao tentar impedir seus movimentos, você pode tanto machucar a vítima quanto se machucar. 

Tente no máximo colocá-la deitada longe de objetos que possam feri-la, sem tentar conter seus movimentos ou seus membros. 

6. Deitar vítimas de ataques cardíacos

Pééén! Resposta errada. A melhor posição para alguém que acabou de sofrer um ataque cardíaco é sentada com os joelhos dobrados e os ombros apoiados. Assim fica mais fácil da pessoa respirar, pois a caixa torácica não fica comprimida. 

7. Quando alguém se sufoca com algum objeto, tentar tirar o objeto com os dedos

É muito arriscado. 

É provável que você empurre o objeto ainda mais para dentro da garganta da pessoa e dificulte ainda mais a sua retirada. Bata com firmeza no meio das costas da pessoa, com ela virada de rosto para o chão. Se o objeto não sair, corra para um hospital.

8. Fazer alguém que se engasgou olhar para cima

Qual o sentido disso? Se algo entrou na garganta e você quer que ele saia, a gravidade é a sua melhor amiga. Deite a pessoa de bruços e, como dissemos no item anterior, aplique tapas firmes nas costas da pessoa. Mas não tão firmes que troquem um engasgue por um roxo nas costas.

9. Jogar água no rosto de uma pessoa desmaiada

Não faz absolutamente nenhuma diferença, fora o susto. Espera a pessoa recobrar a consciência e procurar investigar a causa do desmaio. Se a pessoa não estiver respirando, corra para uma emergência. Se ela estiver respirando, espere alguns minutos. 

10. Se alguém for atingido por um raio, não encoste que você vai levar um choque

Um mito chocante. O corpo humano não armazena eletricidade. A pessoa pode estar quente, mas pode tocá-la com certeza que você não vai levar um choque. 

Nunca deixe de aplicar os primeiros socorros em vítimas de raios, geralmente as técnicas de ressuscitação são muito eficazes nestes casos e muita gente deixa de aplicá-las por causa deste mito. 

Se aproxime com cuidado pois a vítima pode estar quente, cuidado com a pele que pode estar queimada e, tomados os devidos cuidados, aplique as técnicas. 

Estas dicas vão te ajudar a não cometer erros comuns baseados em crendices populares relacionados aos primeiros socorros. O uso correto das técnicas pode ser a diferença entre a vida e a morte de uma vítima. 

Não se trata somente de técnicas que não funcionam, mas de técnicas que podem ser prejudiciais e até mesmo levar a vítima à morte, se executadas. 

As técnicas verdadeiras ensinadas na escola, faculdade ou em cursos online não são complicadas e são de fácil execução. É importantíssimo termos este conhecimento, nunca se sabe quando uma emergência vai acontecer. 

É comprovado que, quanto mais a população de uma localidade tem acesso às técnicas de primeiros socorros, maior a sobrevida de vítimas de acidentes e demais fatalidades. Uma boa ideia é começar os seus estudos na área com um bom curso online primeiros socorros. Seu currículo vai te agradecer e o mercado de trabalho vai te receber bem melhor.

Artigo escrito pela equipe do Educamundo.