Neste artigo vamos desmistificar uma série de práticas que não passam de crendices populares infundadas e que podem até ser perigosas, e indicar a maneira correta de o que fazer naquela situação. 

É difícil convencer alguém que está com boa vontade em ajudar de que aquele procedimento não deve ser realizado, mas esse exercício de desconstrução deve ser feito, pois evita mortes e mais danos às vítimas. 

Neste artigo, vamos desmistificar os seguintes itens:

  • Passar pasta de dente na queimadura?
  • Botar a cabeça para trás para estancar sangramentos nasais?
  • Bebida alcoólica para dor de dente?
  • Chupar o veneno da cobra?
  • Respirar num saco de papel para combater a hiperventilação?
  • E outros.

Vamos lá?

1. Passar pasta de dentes na queimadura

Se você não estiver preocupado em receber o médico com aquele bafo de cebola horroroso, esqueça a pasta de dentes. 

Além de não fazer efeito nenhum ainda pode causar uma séria infecção em queimaduras mais graves por causa dos corantes e demais agente químicos na pasta. 

Escove os dentes, guarde a pasta na gaveta, molhe o local com água gelada e procure um médico.

2. Botar a cabeça para trás para estancar sangramentos nasais

Nunca faça isso. O sangue vai parar de cair, mas, adivinha só, você corre o risco de aspirar todo esse sangue. 

E pode apostar que isso não vai ser nada bom. Quer estancar o sangramento? Pressione o nariz por alguns minutos e o fluxo de sangue vai reduzir. Mas sem botar a cabeça para trás.

3. Bebida alcoólica para dor de dente

Até pode funcionar, mas pelo motivo errado. O que funciona de verdade é o frio da bebida gelada, não a bebida em si. 

Água gelada tem o mesmo efeito analgésico momentâneo. Então, se você não quer outra dor de cabeça no dia seguinte, esqueça a bebida e faça bochechos com água gelada. Ah, e procure um dentista, claro.

4. Chupar o veneno da cobra

Essa não precisa ser nenhum gênio para saber que não funciona.

  • Primeiro: o veneno se espalha rapidamente pela corrente sanguínea, não fica ali ao redor da picada pronto para ser sugado por alguém que viu os filmes do Rambo. 
  • E segundo: se ter veneno no sangue não é nada bom, veneno na boca também não é uma boa ideia. Esqueça os filmes de selva que você via quando criança e corra até um posto médico.

5. Respirar num saco de papel para combater a hiperventilação

Essa é clássica dos filmes: alguém está respirando rápido demais, alguém já lhe estende um saco de papel, a pessoa respira dentro dele e se acalma. Mas fazer isso pode ser extremamente perigoso. 

Apesar de ser uma técnica recomenda por médicos até uns anos atrás, estudos atuais atentam para o perigo deste procedimento. 

O problema não é exatamente na hiperventilação, mas muitas condições médicas podem ser confundidas com a hiperventilação, como asma, ataques cardíacos, derrames etc. 

Em casos assim, esta técnica pode ser fatal, porque ela reduz os níveis de oxigênio e aumenta os níveis de gás carbônico, o que pode levar o paciente à morte. 

A melhor saída é se acalmar e respirar longa e pausadamente, se não houver um médico por perto que possa atestar que aquilo não passa de hiperventilação. Melhor não arriscar.

6. Botar algo na boca de alguém tendo uma convulsão

Nunca, jamais, em hipótese nenhuma tente algo assim. Durante uma crise convulsiva os músculos se contraem de uma maneira extrema, e uma mordida de alguém sob esta condição é capaz de arrancar facilmente um dedo. 

Enquanto aguarda um médico, deite a pessoa de maneira confortável, afrouxe suas roupas e o posicione de lado para que ele não se afogue com o excesso de vômito ou de saliva. 

Um curso de primeiros socorros pode abordar de forma detalhada o tema.

7. Fazer um torniquete

Durante anos esta foi uma prática bastante recomendada. Mas estudos recentes comprovaram que ela traz muito mais prejuízos do que benefícios. 

O torniquete pode comprometer a circulação no local e aumentar o risco de infecções e gangrenas. Utilize um pano limpo e simplesmente pressione a ferida, e eleve o membro ferido, se puder. E, claro, procure um médico.

8. Provocar vômito em caso de intoxicação ou envenenamento

Vá na sua despensa, pegue um produto de limpeza e leia as recomendações. Provavelmente está escrito na parte de trás: em caso de ingestão, não provoque vômito. Logo, não provoque mesmo. 

A maioria das substâncias que causam intoxicação ou envenenamento são cáusticas, e esta técnica causa dois problemas: primeiro, o vômito vai fazer seu estômago se livrar dos ácidos estomacais, que naturalmente combatem as substâncias tóxicas. 

Segundo, se o produto queimou a boca, garganta e vias aéreas, ele vai queimar da mesma maneira no caminho de volta. 

Sem falar da grande possibilidade de a substância sair pelas vias respiratórias, e ninguém vai querer veneno nos pulmões. 

Só induza o vômito sob supervisão de alguém com muita experiência em intoxicações e envenenamentos. O melhor a fazer é correr para um centro médico.

9. Mandar uma pessoa que se sente fraca colocar a cabeça entre as pernas

Essa não faz nenhum sentido. 

Como a pessoa está tonta, ela pode cair e se machucar. Em vez disso, faça o contrário: mande a pessoa sentar ou deixar e levantar as pernas. Isso vai aumentar o fluxo de sangue que vai para o cérebro.

10. Urinar sobre queimadura de água viva

Urinar sobre a queimadura além de anti-higiênico não faz nenhuma diferença, nenhuma mesmo, além de poder causar uma infecção. Tente aplicar vinagre sobre o ferimento e procure ajuda médica. E segure seus instintos de ajudar da maneira heroica que você vê na TV. Errada e nojenta.

O que achou das dicas? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar este artigo com amigos e familiares ok? Até a próxima!!

Este artigo foi escrito pela equipe do Educamundo, o seu site de cursos online.