Abrir um e-commerce é fácil para um lojista, o que complica e o que acaba fazendo com que muitas lojas fechem suas portas com menos de 2 anos de existência,  é o crescimento e as vendas.

Mesmo para e-commerces que passam desta marca de 2 anos, o crescimento online vai se tornando um desafio crescente para seus gestores. Por isso, neste artigo vamos dar 3 dicas para fazer seu negócio escalar.

1.  Estabeleça metas

Para expandir  seu negócio online é necessário estabelecer metas concretas.

Metas como:  “aumentar faturamento” ou “crescer no meio” são muito abrangentes e tornam difícil metrificar a evolução. 

Então, afunilar as metas para “aumentar o faturamento em quantos %?” e principalmente estipular um tempo ajuda a trabalhar em direção ao objetivo estabelecido.

Ressaltamos a importância de ter metas de curto, médio e longo prazo. Isso para que seja estabelecido um tipo de linha de crescimento, tanto para o negócio, quanto para quem os administra. Estabelecer apenas a meta de longo prazo pode desestimular o progresso, pois parece um caminho muito longo sem noções de melhorias.

Já estabelecidas, as metas de curto e médio prazo oferecem sensação de conquista e crescimento para o negócio, estimulando a buscar uma meta maior.

2. Utilize as ferramentas do Google

As ferramentas do famoso buscador são indispensáveis para qualquer negócio. Afinal, oferecem não apenas divulgação, mas também relatórios detalhados sobre as buscas, números e desempenho do seu negócio online.

Durante o período de pandemia, o Google liberou a ferramenta Shopping, antes somente paga, para ser utilizada de forma gratuita, a fim de ajudar na promoção dos produtos, especialmente de lojas menores.

Isso não significa que os que pagaram foram prejudicados, mas sim que aumentaram os meios de divulgação dos produtos.

O Google Analytics fornece informações importantíssimas de navegação que outras ferramentas não fazem. Através deste recurso é possível entender o desempenho da sua loja e ter dados como visitação, navegação e páginas com melhores desempenhos.


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3. Cobertura de estoque

O estoque é essencial para o desempenho e crescimento de uma loja virtual. Essa dica vale tanto para lojas novas quanto para lojas com crescimento estagnado.

De acordo com a quantidade de produtos dispostos, é fato que sua loja vai atingir o teto de faturamento, mais cedo ou mais tarde. Ter um estoque bem planejado e contabilizado pode maximizar as vendas, e evitar produtos parados.

Vender todos os produtos não significa que foi atingido o máximo de vendas que poderiam ter sido feitas. Afinal, será que as vendas não continuariam se houvesse mais produtos? A mesma lógica pode ser aplicada quando falamos sobre estagnação de faturamento de loja. Experimente dispor mais produtos e observar a adesão dos consumidores, um estoque bem planejado é essencial para o bom desempenho das vendas.

Isso não significa que não é possível trabalhar com um e-commerce de poucos produtos. Essa estratégia é válida para trabalhar um plano de vendas e quando aprovado, ir expandindo o negócio para uma cobertura maior.

Aplicando essas dicas para crescer online

Parecem simples, mas estas dicas podem ajudar a crescer seu negócio. Pois não adianta investir  em marketing se não há produtos no estoque ou se o cliente apenas entra no seu site e não fecha a compra.

O número de visitas é irrelevante se compras não estão sendo realizadas. Aliás, é importante entender que algo está errado, e por isso o faturamento não cresce. Aplique estas dicas em sua loja virtual para ter uma melhora em seus resultados.

 Artigo escrito por Carolina Kiuchi da Doutor E-commerce, empresa especializada em consultoria em e-commerce.