Se você trabalha com marketing digital ou está aprendendo um pouco mais sobre o segmento, deve saber que o SEO é uma das principais estratégias para levar usuários para o seu site e ganhar maior autoridade e relevância nas ferramentas de busca. Para te ajudar, separamos 3 ferramentas para melhorar o SEO do site.
Quando o seu site alcança as primeiras posições dos resultados de busca, consequentemente a sua marca começa a se tornar mais conhecida. Afinal, quando seu site se encontra nos primeiros resultados, maiores as chances de as pessoas clicarem.
Para atingir todos esses benefícios, é importante contar com ferramentas de SEO para analisar se o que você está fazendo está de fato gerando resultados, conseguir trazer insights para suas próximas ações e até avaliar o que a concorrência está trabalhando. Confira as ferramentas para melhorar o SEO do seu site!
3 ferramentas para melhorar o SEO do site: quais as melhores?
Existem diversas ferramentas para análise e melhoria de SEO de sites, mas entre as mais completas e mais utilizadas do Inbound Marketing, nós listamos a seguir:
SEMrush
O SEMrush é uma das mais completas ferramentas de SEO do mercado. Ele possui uma área específica para pesquisa de palavras-chave, volume de pesquisa, posicionamento de palavras em comparação com a concorrência, além de auditoria de backlinks, conteúdo e muito mais!
Dentro da ferramenta é possível criar um “projeto” para sua marca e acompanhar a saúde do seu site ao longo do tempo. O SEMrush oferece insights que podem melhorar a performance do seu site. Além de fazer pesquisas mais aprofundadas sobre seus concorrentes, mostrando inclusive quais palavras-chave eles ranqueiam e o seu site não.
Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta simples e intuitiva para pesquisa de palavras-chave, gerando insights positivos para a produção de conteúdo. A ferramenta aponta o volume de buscas por mês, os interesses pela palavra-chave ao longo do ano e ainda dá uma estimativa de custo no uso de links patrocinados.
Ela também aponta palavras-chave relacionadas ao termo que você pesquisou para que você compare a melhor opção. O nível de dificuldade de ranqueamento também é apresentado, assim como o PPC (pay-per-click) daquele termo.
Por fim, o Ubersuggest detalha esforços e resultados dos concorrentes que atualmente aparecem em primeiro nos resultados das ferramentas de busca.
Google Analytics
O Google Analytics é, com certeza, a ferramenta de análise de SEO mais conhecida pelos profissionais da área. Se você possui um site, definitivamente precisa contar com o Google Analytics para analisar suas métricas.
Ele reúne uma série de dados de altíssima qualidade e com muito detalhamento como o tempo médio em cada página, o volume de saída, a origem do tráfego, dados sobre os visitantes e muito mais.
E o melhor: a ferramenta é 100% gratuita, basta você configurá-la muito bem para receber insights, inclusive o volume de visitantes em tempo real.
Dica extra para melhorar o SEO: Google Search Console
O Google Search Console é um complemento do Google Analytics. Seu principal objetivo é a pesquisa de palavras-chaves e otimização dos seus sites. Ele oferece inúmeras informações de qualidade em um painel altamente intuitivo e de fácil entendimento.
Entre as principais informações contidas neste painel estão:
- Impressões;
- Cliques;
- CTR;
- Média de posições;
- Dados sobre Google Discover;
- Dados sobre desempenho de vídeos;
- Saúde do site;
- Indexação das páginas;
- Linkagem interna.
Com base nessas informações, é possível prever riscos e realizar otimizações constantes para uma boa saúde dos seus sites e, claro, para atrair novos usuários. Entre as principais otimizações está o pagespeed, capaz de avaliar a velocidade do site no desktop e no mobile, assim como gerar insights para melhorias.
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